HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia cachorro_mexendo_rabo_1

RAÇAS
Você sabe quais são os tipos de Shih-tzu? 29/08/2020 às 13:06:43

Embora o nome chinês “Shihtzu” se traduza em “pequeno leão”, não há nada feroz nessa adorável raça de cães. Conheça agora quais os tipos de Shitzu existentes!

Esses cães são amantes e não caçadores. Os Shihtzus são afetuosos e extrovertidos, além disso adoram seguir as pessoas pela casa. Nos últimos anos, eles se tornaram menos cães de colo e cães mais ativos à medida que os pais começam a treiná-los em competições de esportes caninos, obediência e agilidade.

Eles não apenas são ótimos animais de estimação da família, e também se dão bem com crianças, desde que as crianças saibam lidar e brincar com pequenos filhotes.

Esta deliciosa raça está disponível em algumas variedades e, no artigo a seguir, veremos os tipos de Shihtzu que você deve conhecer!

 

Tipos de Shitzu

shihtzu

Shihtzu – Foto: Freepik

O Shihtzus existe há mais tempo do que muitas outras raças. Com uma ascendência que remonta à China antiga, eles têm uma história de serem os cachorros preferidos dos monges e imperadores.

Disponível em diferentes formas e tamanhos, o Shih Tzus também possui variedades únicas. Cada variedade é tão fofa e afetuosa quanto a próxima. Então, vamos dar uma olhada nos tipos de Shih Tzus e no que cada uma deles oferece.

American Shitzu

Reconhecido pelo American Kennel Club em 1969, o americano Shih Tzu é um puro-sangue. De acordo com o Guia Oficial Shih Tzu, os Americans Shihtzus são mais altos, mais leves e têm cabeças menores. Seus pescoços são mais longos e a silhueta mais elegante. Os Shihtzus do tipo americano são mais propensos a ter focinhos retos e levemente mais longos.

Shihtzu Europeu

Shihtzu

Shihtzu – Foto: Freepik

 

Como o americano Shihtzu, o europeu Shihtzu também é de raça pura e foi reconhecido pelo United Kingdom Kennel Club em 1946.

Os shihtzus do tipo europeu, às vezes chamados de inglês ou nórdico, são mais curtos, têm peitos mais largos, pescoços mais curtos e cabeças maiores. Eles se parecem mais com os espécimes originais de sua raça, importados para a Grã-Bretanha e a Noruega por volta de 1930.

Os Shihtzus do tipo europeu geralmente têm focinhos virados para cima e, às vezes, seus dentes são quase sempre visíveis.

Shihtzu Imperial

Embora o Shihtzu Imperial seja frequentemente considerado um puro-sangue, ele não é reconhecido. A descrição “Imperial” surgiu como um termo complementar para uma versão menor e impura de um Shih Tzu. Ao medir a altura e o peso desses cães, você poderá diferenciá-los do Shih Tzus de raça pura.

De acordo com os clubes da raça, entre 25 a 27 centímetros de altura e 3 kilos é a altura e o peso aceitáveis ​​do puro-sangue Shih Tzus.

Shihtzu de olhos azuis

Embora seja bastante raro, Shih Tzus podem ocasionalmente ter olhos azuis. No entanto, isso geralmente acontece quando há falta do gene da cor para o preto.

Consequentemente, resulta em uma pigmentação diluída que dará aos olhos do cão uma cor azul. Mas, a cor clara dos olhos não tem nada a ver com o pelo. Para que esses cães tenham olhos azuis, você precisa observar o pigmento do nariz e do focinho, e não o pelo.

A cor padrão do Shih Tzus é de olhos e nariz de um preto sólido. Portanto, o pigmento mais leve é ​​realmente um gene fraco e considerado uma falha genética. Os Shih Tzus de olhos azuis costumam ter marrom escuro ou cinza nos narizes.

Quando em certas condições de iluminação, a cor cinza dá a aparência de uma tonalidade azul que, provavelmente, é como eles obtiveram sua descrição “azul”.

Os pelos do Shihtzu de olhos azuis podem ser de qualquer cor; no entanto, o cinza é a cor da pelagem mais comum dessa variedade específica. Mas um pelo cinza não significa necessariamente que um Shihtzu terá olhos azuis, então você precisa verificar o nariz para ter certeza.

Se o nariz é preto sólido, este não é um cão de olhos”azuis”. Os filhotes de Shih Tzu, por outro lado, têm uma história diferente quando se trata de olhos azuis. Um fato interessante é que todos os filhotes de Shihtzu nascem com olhos azuis. É também um dos fatos menos conhecidos.

Os olhos dos filhotes geralmente ficam fechados nas primeiras duas semanas de vida. Por volta da terceira semana, quando eles começam a abri-los, ele revela os olhos azuis do cãozinho. No entanto, depois de mais algumas semanas, a cor dos olhos começa a mudar lentamente para uma cor mais sólida.

Entre 10 e 12 semanas, a cor dos olhos muda para a cor permanente dos olhos, que geralmente é preta ou marrom escura. Em alguns filhotes, o processo pode levar até 16 semanas. No entanto, em casos raros, os filhotes mantêm seus olhos azuis permanentemente.

Shihtzu marrom

Tipos de Shih Tzu

Tipos de Shihtzu (marrom) – Foto: Freepik

Shihtzus marrons são frequentemente referidos como cor de chocolate. Na maioria dos casos tem cor de fígado. No entanto, o fígado é a pigmentação da pele e não a cor da pelagem.

No Shistzu marrom, as bordas dos olhos, os lábios, o nariz e as patas são da cor do fígado, que se estende de um marrom claro, com um tom às vezes rosa a um marrom escuro.

Mesmo que um filhote nasça com uma pelagem marrom sólida, ele mudará à medida que amadurece e, na maioria dos casos, clareia. Independentemente de o Shih Tzu ter uma pelagem marrom clara ou preto sólido, muitas vezes, à medida que amadurecem, ele muda para uma cor marrom escura mais distinta.

Shihtzu preto

shih tzu

Shihtzu preto – Foto: Pixabay

O Shihtzu preto é um dos tipos de Shitzu que são extremamente raros. Especialmente aqueles que são um preto sólido completo. Em muitos casos, sua pelagem é deslocada por uma cor secundária, como o branco, que geralmente lhes confere a incrível cor preto e branco.

Os Shihtzus pretos sempre têm nariz preto, bordas nos olhos, lábios e patas pretos. À medida que amadurecem, esses pelos podem desaparecer, e não é incomum que filhotes pretos passem para um pelo mais prateado.

Além disso, a exposição ao sol pode alterar a coloração preta, principalmente no verão, quando o sol está mais forte.

Shistzu tigrado

Shih Tzu

Foto: Pixabay

O Shihtzu com revestimento tigrado é um dos tipos de Shitzu mais bonitos. A pelagem tem uma cor de base, com faixas de outra cor percorrendo toda a pelagem, o que cria belos tons multicoloridos.

Curiosamente, o tigrado não é uma cor, pois lembra várias cores e se refere mais ao padrão do pelo.

No entanto, o Shih Tzu tigrado foi oficialmente reconhecido pelo American Kennel Club. Então, quando você ouve o termo Shihtzu, tigrado está fazendo referência à cor da pelagem.

Pelos com tons preto, cinza, marrom e outros podem ser classificados como tigrados. Isso geralmente dificulta para os proprietários de Shihtzu determinar se seu cão é um Shihtzu tigrado ou não.

O efeito tigrado pode variar, assim como o efeito de padronização. Em alguns cães, será pesado e em outros, mais leve. Isso determina quanto da cor da base é exibida.

Qual é a cor mais rara dos tipos de Shihtzu?

tipos de Shihtzu

Shihtzu – Foto: Freepik

Embora os tipos de Shitzu sejam de cor branco, vermelho, prata, ouro, fígado e tigrado, o Shihtzu preto parece estar entre os mais raros.

Um Shihtzu preto sólido é extremamente raro, e geralmente há uma marcação branca em algum lugar, como no topo da cabeça ou no peito. Essa cor preta ainda é bastante incomum, mas existe.

Conclusão

A raça Shihtzu remonta há pelo menos 1.000 anos e agora é uma das raças mais populares devido à sua natureza afetuosa e atitude positiva.

Se você está procurando um cão de colo encantador ou um animal de estimação ativo e confiante, o Shihtzu é altamente adaptável e pode ser facilmente treinado. Seu tamanho pequeno o torna ideal para apartamentos, desde que ele obtenham a dose diária de exercício.

 

 

 

Texto: Handreza Hayran

 

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)

 

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco