HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

RAÇAS
A diferença evolutiva entre cães e lobos 27/09/2018 às 22:34:03

 

A diferença evolutiva entre cães e lobos 

A evolução do lobo

Sabe-se que os primeiros exemplares de lobos, muito parecidos com os cães que conhecemos hoje em dia, existem desde há cerca de 800.000 anos. No entanto, o habitat, os fatores ecológicos, os predadores e outros motivos influenciaram na estrutura genética dos lobos.

lobo cinza mexicano
 

No Pleistoceno, conheceu-se uma espécie de lobo gigante também chamada de lobo terrível, por sua aparência e comportamento. Viveu na América do Norte e como muitos outros canídeos, viviam e caçavam em grupos. canis dirus foi outra espécie conhecida, de tamanho menor e patas curtas, algo que não lhe tornava um bom corredor. Mas ele tinha outra virtude: uma mandíbula muito desenvolvida que tinha a capacidade de trituras ossos. Ambas espécies foram extintas há muitos anos.

A evolução do cão

Como falamos anteriormente, acredita-se com certeza que os cães vêm do lobo. Mas, como isso aconteceu? Vamos ver. Acredita-se que há cerca de 12.000 ou 15.000 anos, domesticou-se um lobo na China, ainda que outras pessoas afirmem que isso aconteceu antes. O certo é que os primeiros humanos que habitaram a China estavam estreitamente relacionados com os lobos pequenos, que ao que se sabe não estavam domesticados. Essa seria a primeira prova de convivência entre lobos e humanos.

A diferença evolutiva entre cães e lobos não é algo que se possa datar ou localizar com certeza, mas podemos sim saber como o ser humano e o lobo conseguiram coabitar. Ao que parece, tanto humanos quanto lobos tinham atividades sociais muito parecidas, como por exemplo a vida familiar, que caracterizava os lobos e os humanos daquela época. Isso uniu as duas espécies que se ajudaram nos trabalhos de caça e sobrevivência.

Similaridades entre lobos e cães

Apesar da diferença evolutiva entre cães e lobos, há várias similaridades a se levar em conta. Por exemplo:

cão lobo
Fonte: La Manada
  • Ambos uivam. As duas espécies uivam e latem, ainda que os lobos latam menos que os cães.
  • Sentidos desenvolvidos. O olfato e o ouvido são muito desenvolvidos, tanto em lobos quanto em cães.
  • Comunicação. Ambos se comunicam através de sinais visuais, olfativos e corporais.
  • Esconder comida. Os dois cavam para esconder comida. Mesmo quando um cão é de estimação e tem seu prato de comida assegurado todo dia, não perde esse costume, pois leva-o em seu gene.

Como dissemos anteriormente, não é possível saber com exatidão o tempo e a forma na diferença evolutiva entre cães e lobos. Há muitos indícios que nos ajudam a determinar detalhes, que nos trazem mais informações a respeito disso.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco