Ex-militar chega em voo no Reino Unido com cães e gatos retirados do Afeganistão 30/08/2021 às 18:59:48
No último dia 29, Pen Farthing, um ex-militar naval e fundador de uma ONG registrada no Reino Unido e situada no Afeganistão, relatou no seu perfil do Twitter, a mistura de 'emoções confusas' que sentiu em evacuar seu abrigo do país conturbado.
Como se não bastasse sua incansável luta pelo direito dos animais em um país assolado por crises, sua equipe ainda foi impedida de embarcar.
O homem, junto com outros voluntários, criaram a Operação Arca, em que fretaram um voo para transportar cães e gatos, bem como funcionários e suas famílias levando-os para se refugiarem em Londres.
Pen Farthing, um ex-fuzileiro naval e fundador de uma ONG registrada no Reino Unido e situada no Afeganistão. (Foto: Twitter/@NOWZAD)
Segundo o The Guardian, a atitude do ex-fuzileiro desencadeou uma reação mista de opiniões no Reino Unido, onde uma parte da população o apoiou, enquanto Peter Quentin, conselheiro especial do secretário de defesa, tentou impedir o voo.
E depois de muita luta, na sexta-feira, o Ministério da Defesa (MoD) anunciou que o ex-fuzileiro naval e seus animais estavam no aeroporto de Cabul e a liberação para o voo fretado havia sido patrocinada pelo governo do Reino Unido.
Um dos apoiadores da Operação Arca. (Facebook/Wales Ape and Monkey Sanctuary)
Por algum motivo desconhecido, os funcionários foram impedidos de embarcarem.