HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

Notícias
CCZ de Gurupi distribuirá coleiras contra a leishmaniose 29/04/2014 às 08:34:34

A partir do dia 20 de maio vai começa em Gurupi a distribuição das coleiras que combate ao mosquito palha, transmissor da leishmaniose.  

Na cidade são 15 mil cães, e por causa disso a preocupação com relação à doença é ainda maior. Para evitar a proliferação da leishmaniose, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai distribuir as coleiras nos bairros Alto da Boa Vista, Sol Nascente e o Parque das Acácias, bairros que apresentaram o maior índice da doença.

No bairro Alto da Boa Vista  são 599 cães que vão receber a coleira, no  Parque das Acácias 247 e  Sol Nascente 766. “Até o fim do ano que vem pelo menos 80% dos cães vão receber o acessório”. Afirmou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, Henrique Alencar.

Sobre a Coleira:

A coleira colocada no cão repele o mosquito, mas não causa alergia. Deve ser trocada de seis em seis meses.

Sobre a doença:

A leishmaniose é transmitida pelo mosquito palha, que pica o cachorro doente e leva a doença para o homem também pela picada. Para evitar a proliferação, os moradores devem manter o quintal limpo. O mosquito se reproduz em locais úmidos e em material em decomposição.

O teste para saber se o animal tem a doença é feito de graça no CCZ, o resultado  fica pronto em 15 minutos.  No ano passado cinco mil cães foram submetidos a testes de calazar  em Gurupi.

 

Fonte: (Conexão Tocantins)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nutricao personalizada para pets cresce 20% no Brasil
25/09/2025 às 20:49:22

Trinca-ferros, canario-da-terra e coleiros: homem e preso suspeito de trafico de aves em Minas
25/09/2025 às 20:39:23

14a edicao do Encontro de Caes e Criadores acontece em Itabira, MG
15/09/2025 às 20:49:46

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41


© Canil Garra 2025. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco