HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notícias
Volta Redonda realiza dia de vacinação antirrábica animal 16/10/2014 às 12:43:01
 Donos devem levar cães presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais
 
Cuidados: Donos devem levar cães presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais

 

 

Volta Redonda

O próximo sábado será dia de vacinação antirrábica para cães e gatos em Volta Redonda. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, disponibilizará vacinas em 36 postos de saúde, que estarão abertos das 8h às 17h, em diversos bairros. A meta é vacinar mais de 20 mil animais, o que corresponde a 75% da população estimada de cães e gatos no município.

- A vacinação animal ainda é a melhor forma de se prevenir a raiva no meio urbano, uma doença letal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus - informou a Coordenadora da Vigilância Ambiental, a veterinária Janaina Soledad, ressaltando que é de fundamental importância, em função da gravidade da raiva, manter os animais domésticos regularmente vacinados.

- Assim como nós, eles também precisam ser protegidos contra a doença - completou.

Ao conduzir os animais aos postos de vacinação, os proprietários devem levar os cães presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados, preferencialmente, em gaiolas ou caixas especiais. O objetivo é garantir a segurança e evitar acidentes.  Mais informações sobre a vacinação com o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone 08000-251-666.

 

A doença

 

A raiva é uma doença viral de altíssima letalidade, transmitida pela saliva de animais infectados, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura.  Os cães e gatos são os principais transmissores da raiva urbana, enquanto que os animais de produção (bovinos e equinos), além de morcegos, são os principais transmissores da raiva rural.

- Entretanto, qualquer mamífero pode ser potencial transmissor quando acometido pela doença - esclareceu Janaina.

Entre os principais sintomas da raiva no animal estão os transtornos comportamentais, paralisia e fobia à luz, que levam consequentemente, a morte. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão e procurar imediatamente atendimento médico. O animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado, e qualquer mudança no seu comportamento necessita ser informado às autoridades de saúde.



 

 

 

Fonte: (http://www.diariodovale.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nutricao personalizada para pets cresce 20% no Brasil
25/09/2025 às 20:49:22

Trinca-ferros, canario-da-terra e coleiros: homem e preso suspeito de trafico de aves em Minas
25/09/2025 às 20:39:23

14a edicao do Encontro de Caes e Criadores acontece em Itabira, MG
15/09/2025 às 20:49:46

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41


© Canil Garra 2025. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco