HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

RAÇAS
O temperamento do Basenji – Como este cão se comporta? 22/04/2020 às 19:28:07

O temperamento do Basenji pode ser considerado algo extremamente singular e individual. Como você sabe, por mais que cães da mesma raça apresentem similaridades, eles sempre serão diferentes. E no caso do Basenji, isso é ainda mais perceptível. Afinal, ele é um cão independente, de aspecto musculoso, com um andar nobre e que atrai muita atenção de quem busca por cães de personalidade forte.

E isto faz com que muitas pessoas acabem considerando o temperamento do Basenji um tanto quanto agressivo. O que não necessariamente é uma verdade. Porém, é preciso ser dito: este cão não medirá esforços para correr atrás de animais menores ou qualquer coisa que lhe apresentar perigo.

Um cão estudioso e muito cauteloso, mas forte, imponente e extremamente carinhoso. Vamos entender mais sobre o Basenji a partir de agora.

o temperamento do basenji

Basenji parado – Foto: Freepik

 

O temperamento do Basenji – Como este cão se comporta?

De forma resumida, podemos dizer que o temperamento do Basenji é exemplar no quesito atenção e determinação. Mas, é um cachorro muito difícil de lidar para quem não está preparado. Por isso, nossa recomendação é que você só adote um Basenji, caso já tenha tido algum tipo de experiência com cães teimosos, desobedientes e fortes. Caso contrário, o choque de realidade pode ser forte no seu dia a dia.

Pois bem, o Basenji é uma raça introduzida em diversos países do mundo. Como já mencionamos anteriormente, este cão praticamente não late! O que é fantástico se você precisa de silêncio no seu espaço de trabalho ou dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, estes latidos contidos podem esconder um “plano” extremamente calculado de destruição, bagunça e até caça!

Estes são alguns dos pontos mais importantes sobre as características deste animal:

  • O Basenji quase não late;
  • É um cão que pode ser extremamente destruidor;
  • Ele ama a presença do tutor;
  • Um cão atento – Ele sempre desconfiará de movimentos;
  • Adestrar o Basenji deve ser seu objetivo número um quando adotá-lo;

Falaremos sobre cada um dos pontos individualmente a partir de agora. Acompanhe!

o temperamento do basenji

Basenji parado – Foto: Freepik

O Basenji quase não late

Ter um cachorro que não late pode ser o sonho de muitos tutores. Seja por necessidade de silêncio ou seja para simplesmente não se incomodar. O que muitas vezes é um equívoco, pois um cão latindo pode significar uma série de avisos, sobre uma série de situações. Mas é claro que muitas vezes a falta de educação e a desobediência falam mais alto e o cachorro late por “birra”.

Bom, não é o caso do Basenji. Este cão é calmo, quieto e muito cuidadoso. Se ele latir, algo está completamente fora da normalidade dele. Muitas pessoas até o comparam com gatos, pois o temperamento do Basenji faz com que ele tome muitos banhos por dia (se lambendo), fique deitado por muito tempo e passe boa parte do dia deitado ou sentado. É a síndrome de gato, como alguns tutores já o apelidaram.

cão atento

Basenji atento – Foto: Freepik

É um cão que pode ser extremamente destruidor

O Basenji pode ser muito destruidor. Não, você não leu errado… este é um cachorro que, se não adestrado, poderá devorar seus móveis, objetos e roupas em questão de semanas! Até há rumores de que existam clubes com tutores de Basenji que “competem” entre qual cão destrói mais a casa.

Então, se você não pretende investir tempo e dinheiro em um treinamento que faça o Basenji respeitar a sua autoridade, talvez ele não seja o cão ideal para você. E aqui, podemos mencionar inclusive a necessidade de criar o animal em ambientes externos. Quanto mais você conseguir fazê-lo gastar energia e demandar a necessidade de destruição para brincadeiras, jogos para cães e exercícios, melhor!

Ele ama a presença do tutor

O temperamento do Basenji faz com que ele simplesmente ame seu tutor. Como você já sabe, os cães amam seus tutores de forma geral. Mas no caso do Basenji, este comportamento é ainda mais visível e presente. Ele vai perseguir você pela casa. Ele vai querer estar por perto a todo momento e vai querer demonstrar para você que ele é fiel, protetor e companheiro. Embora ele tenha problemas sérios de comportamento caso não seja adestrado, o Basenji é um dos melhores amigos do tutor.

Então, se você busca por uma companhia fiel e muito próxima, pode contar com o Basenji, que ele estará sempre presente no seu dia a dia. Inclusive, sua necessidade de bagunça muitas vezes está atrelada inclusive a querer chamar atenção do tutor. Consegue perceber como todos os itens do comportamento estão interligados?

o temperamento do basenji

Basenji dando a patinha – Foto: Freepik

Um cão atento – Ele sempre desconfiará de movimentos

Como já mencionamos durante o texto, o Basenji não late, mas ele é muito cauteloso e calculista. Quando ele perceber que algo está estranho ao seu redor, pode apostar que ele irá partir para cima. Se ele perceber um galho se mexendo no quintal ou algumas folhas em movimento estranho, ele vai achar que é algum esquilo, gato ou animal que ele possa caçar. E ele, claro, vai lá verificar.

Por isso, recomendamos que se você notar o cão atento, com o olhar fixo e muito antenado em alguma situação, não dê total confiança a ele. Principalmente se ele estiver observando uma criança ou alguma pessoa estranha. Ele não é um cão agressivo, mas ele pode assustar e causar  acidentes em pessoas que não estão esperando.

Adestrar o Basenji deve ser seu objetivo número um quando adotá-lo

E por último, a atividade que mais recomendamos para quem deseja ter um Basenji, é o adestramento. Com um bom adestramento de cachorro e com os petiscos de adestramento corretos, você garante que o seu cão entenda que você é a autoridade. E, no caso dessa raça, quanto antes isto acontecer, melhor. A teimosia e desrespeito do Basenji em alguns casos poderão irritar e desanimar o tutor.

Por isso, é importante que você entenda tudo sobre a raça que está adotando para que não tenha surpresas no dia a dia. Se preparar e preparar a sua casa para receber um cão Basenji, é o melhor que você pode fazer. Ele é um cão amoroso, calmo, brincalhão, mas que existe muito do tutor.

 

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco