HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

RAÇAS
Cuidados e manutenção de um cão de raça grande 21/12/2019 às 20:10:01

Um cão de raça grande exige uma série de cuidados específicos, entre os quais encontramos a alimentação, a higiene, o exercício e a disciplina.

Os cães são tão variados quanto as raças, tamanhos e formas que os descrevem. No entanto, os cuidados e manutenção exigidos por um cão de raça grande não são os mesmos que um cão de raça pequena pode exigir.

Cuidados necessários para um cão de raça grande

Dependendo da etapa em que o seu cão estiver, ele precisará de uma série de cuidados ou outros. Um filhote de cachorro não precisa do mesmo cuidado que um cão adulto ou um cão idoso.

A época de filhote é essencial para o subsequente crescimento, saúde e desenvolvimento do animal. Portanto, você deve garantir que o cachorro siga uma dieta e exercícios adequados às suas características.

Alimentação

A alimentação costuma ser bastante semelhante em raças de cães grandes, com base em ração seca ou patês. No entanto, devemos levar em consideração as necessidades específicas de cada caso e lembrar que a alimentação sofre alterações de acordo com a idade.

No mercado, também existem diferentes tipos de alimentos e dietas de acordo com as necessidades do animal. Se você tiver alguma dúvida sobre este tópico, um veterinário poderá aconselhá-lo adequadamente.

Exercício e higiene

A higiene adequada do cachorro é um fator-chave que às vezes não recebe a importância que merece. A higiene abrange desde banhos até a limpeza adequada dos olhos e ouvidos, passando pelas unhas e dentes. 

Cuidados necessários para um cão de raça grande

 

O exercício não é apenas necessário, mas é essencial. Isso ajuda o animal a gastar energia, mas também a socializar com outros cães.

Além disso, é preciso ter em mente que cada cão de raça grande tem suas próprias peculiaridades. Um cão nórdico como o malamute-do-alasca não requer o mesmo cuidado que um cão típico de um clima ameno, como um galgo espanhol.

Levando em consideração esses dois exemplos, o malamute-do-alasca é um cão que faz parte da categoria de cães de trenó nórdico. Resistente e calmo, é um cão muito sociável. Essa última característica o impede que ele seja um bom cão de guarda, pois não costuma latir nem rosnar.

Por outro lado, o galgo espanhol é um companheiro indispensável para os caçadores. Ágil e rápido, esse cão é bastante resistente, embora seu olfato não seja o mais eficaz. A sua presença na Península Ibérica remonta ao século IX, quando foi introduzido pelos árabes na região.

Cuidados necessários para um cão de raça grande

Cuidados com os pelos

Entre as diferentes raças de cães grandes, uma característica que influencia o seu cuidado é o pelo. Os cães nórdicos têm um pelo forte e denso que precisa ser cuidado.

Cuidados necessários para um cão de raça grande

 

Para que o pelo do cão seja saudável e brilhante, três cuidados básicos devem ser realizados. Esses cuidados são: alimentação adequada, escovação frequentemente com pente adequado – que varia de acordo com a raça do cachorro – e banhos periódicos para mantê-lo limpo e macio.

Brincadeiras diferentes para se exercitar

Além disso, todo cão de raça grande precisa fazer muito exercício para queimar a grande quantidade de energia que possui.

Normalmente, são cães que eram usados ​​antigamente para realizar diferentes tarefas. Entre essas tarefas, podemos encontrar: cão de guarda, cão pastor, cão para puxar trenó – como o husky siberiano – ou cão de caça.

Entre os diferentes exercícios que podem ser realizados, há a possibilidade de fazer longas caminhadas diárias, bem como levá-los a espaços onde eles possam correr livremente. Atualmente, brincadeiras clássicas são combinadas com brincadeiras que incentivam os cães.

Existem diferentes jogos criados para motivar os cães. Os mais conhecidos são a bola ou frisbee, mas atualmente existe uma ampla gama de possibilidades que pode ser limitada apenas pela sua imaginação.

Brincadeiras diferentes para exercitar

 

Entre as brincadeiras favoritas dos cães estão brincar com um pedaço de pau ou com outros cães. Existem também jogos para estimular os sentidos, como o jogo de esconde-esconde, que funciona com o olfato.

Há também jogos de agilidade, como uma pista de obstáculos. Este último é bom para o cão e seu dono se exercitarem enquanto se divertem brincando juntos.

Disciplina em relação a um cão de raça grande

Tudo o que foi discutido acima, seja referente à alimentação, higiene ou exercício, deve ser combinado com a disciplina.

Os cães, independentemente da raça, exigem disciplina desde a mais tenra idade para serem obedientes e educados quando adultos. Portanto, a disciplina faz parte dos cuidados básicos dos cães.

No entanto, não se esqueça de dar a eles o amor de que precisam. Eles são animais muito leais que adoram ser mimados por seus donos. Isso não significa que a disciplina deva ser deixada de lado. O amor e a disciplina não estão em desacordo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco