HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

RAÇAS
Perfil da Raça do Cão Saluki: A Raça Mais Antiga do Mundo 27/05/2019 às 20:52:14

Saluki é uma das raças de cães mais antigas do mundo. Por milhares de anos, essa raça esguia e robusta serviu como cão de caça para os reis. Hoje eles continuam sendo velocistas ágeis e rápidos que adoram uma boa caçada e se divertem ao ar livre, enquanto ao mesmo tempo são animais de estimação gentis e leais com olhos calorosos e fiéis e uma devoção imortal a suas famílias.

Visão geral da raça

GRUPO: cães

PESO: 18 a 27 Kilos

ALTURA: 51 a 78 centímetros

CORES: Branco ou creme, castanho amarelado, preto e castanho ou grisalho e castanho, dourado

EXPECTATIVA DE VIDA: 10 a 17 anos

Características do Saluki

saluki

História do Saluki

sses cães esguios e musculosos foram criados por sua força, velocidade e resistência. Construídos como atletas fortes e equilibrados, os Salukis são reverenciados ao longo da história por sua graça e beleza.

Historicamente referido como o Galgo Persa ou a gazela, sua história antiga pode ser difícil de rastrear. No entanto, os especialistas acreditam que as raízes da raça Saluki podem se estender até 7000 a.C.

Uma vez considerado o cão real do Egito, alguns historiadores sugeriram que o Saluki é, a raça mais antiga. Suas origens podem remontar a 329 a.C, quando Alexandre, o Grande, invadiu a China.

Há representações de cães parecidos com Salukis que aparecem em túmulos egípcios datados de 4.000 anos atrás. Há também esculturas do império sumério que apresentam cães com uma forte semelhança com o Saluki.

O Saluki eram os animais de estimação favoritos entre os reis como faraós egípcios, bem como outras figuras históricas notáveis ​​como Alexandre o Grande.

Origem da raça

Acredita-se que a raça tenham se originado no Oriente Médio, Egito e Ásia desde muito antes de as pirâmides serem construídas. Particularmente difundida por todo o Egito, essa raça era reverenciada e apreciada.  Outro fato interessante é que seus corpos eram frequentemente mumificados como os antigos faraós.

Os muçulmanos nômades, que geralmente consideravam os cães como animais impuros, consideravam Salukis um presente de Allah. Alguns historiadores acreditam que a raça pode ter seu nome da antiga cidade de Saluk, no Iêmen.

Graças à sua incrível velocidade e agilidade, os árabes dependiam dos saluki para caçar gazelas. Uma raça que caça pela visão, em vez de cheiro, o Saluki também é conhecido por ter uma visão extraordinariamente nítida. Além disso, o cachorro possui a capacidade de executar sua presa para baixo para matá-la ou recuperá-la.

Em contraste com a sua aparência elegante e graciosa, o Saluki é conhecido por ser capaz de caçar gazelas e outros animais. Além do mais, o animal possui uma força bruta e robusta que é capaz de resistir até mesmo às mais severas condições, como areia profunda ou terreno montanhoso.

A primeira presença reconhecida de um Saluki na Inglaterra remonta a 1840. A raça só foi estabelecida após a Primeira Guerra Mundial, quando muitos oficiais britânicos retornaram do Oriente Médio com estes cães.

O Saluki de hoje permanece fiel aos seus antigos ancestrais, desde o seu corpo elegante e olhos quentes até a sua personalidade sofisticada e digna.

Cuidados com a raça Saluki

saluki

Com uma longa história de corrida e rastreamento de animais, o Saluki exigirá exercícios diários para o bem estar físico e mental.

Um animal de estimação ideal para corredores ou famílias ativas, Salukis devem idealmente viver em uma casa com um grande quintal cercado para a sua segurança.

Sem o exercício e estímulo adequados (muita brincadeira e muitos brinquedos e ossos seguros para mastigar), os Salukis são conhecidos por serem adeptos de escapar ou se tornarem destrutivos.

Considerada uma raça independente, muitos se mostrarão difíceis de treinar. Pois eles gostam de pensar por si mesmos e podem precisar de mais persuasão do que outras raças. No entanto, como a maioria dos cães, a maioria dos Salukis deve responder bem aos reforços positivos, como guloseimas e elogios.

Banho

dog

Salukis pode ter uma pelagem emplumada ou lisa, o cachorro necessitará de uma escova semanal.

A raça é conhecida por ser um cão limpo que é livre de odores caninos mais típicos. Sendo assim, requerem banhos pouco frequentes.

Amizade

Estes belos cães são conhecidos por serem reservados e afetuosos, e oferecem um companheirismo dedicado às suas famílias.

Embora o Saluki como uma raça não seja excessivamente demonstrativa, eles formarão laços profundos com seus humanos. Desse modo, são suscetíveis à ansiedade de separação quando deixados por longos períodos de tempo.

Seu alto nível de atividade significa que eles não se sairão bem em um apartamento e sem passeios ao ar livre. Graças à sua velocidade e inclinação natural para perseguir e caçar veados, esquilos ou qualquer outra vida selvagem, uma coleira forte, um proprietário atencioso e lugares seguros e fechados para passear ao ar livre são itens indispensáveis ​​para esta raça.

Socialização

Egyptian-dog-saluki

Esses cães quietos e sensíveis podem se tornar tímidos sem a socialização. Eles são excelentes animais de estimação, pois podem ser destemidos enquanto caçam, mas são gentis e pouco agressivos… Assim, ficam perfeitamente felizes em se aconchegar a seus humanos em um sofá ou cama.

No entanto, o Saluki pode não ser necessariamente a escolha ideal para lares com crianças pequenas. Pois mesmo tolerantes, às vezes podem ser muito ativos para crianças. Eles também preferem a companhia de outros Salukis. Mas podem se dar bem com a maioria das outras raças, desde que não tenham personalidades particularmente dominantes.

Problemas comuns de saúde

raça de cães

Sabe-se que os Salukis estão livres de muitas doenças genéticas comuns. Em geral, pode-se esperar que desfrutem de uma vida saudável e ativa ao longo de sua velhice. No entanto, doenças cardíacas, como arritmia ou corações aumentados ou outros defeitos, bem como algumas condições auto-imunes e sanguíneas, têm sido associadas à raça.

Por causa de seus altos níveis de atividade e tendência a correr vigorosamente, os donos de Saluki devem sempre tomar precauções para prevenir a torção gástrica. Causada por correr e brincar muito cedo depois de comer. Essa condição é uma emergência com risco de vida que requer intervenção veterinária imediata.

Dieta e Nutrição

O Saluki vive bem em qualquer dieta comercial ou preparada em casa de alta qualidade (com supervisão veterinária).

Sabe-se que o apetite desta raça varia muito de cão para cão. Por isso os donos de Salukis com maior apetite devem estar atentos à superalimentação para evitar o ganho de peso exagerado  e problemas relacionados. A água fresca deve estar sempre disponível para esta raça grande e ativa.

Ao determinar se o Saluki é o cão certo para você, pesquise todos os aspectos da raça e consulte outros donos para saber mais.

 

 

Fonte: (Portal do Dog)

 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco