HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
Com que frequência é bom dar banhos em cachorros? 23/01/2020 às 22:51:44

Você sabe com que frequência é bom dar banhos em cachorros? Você segue algum cronograma com o seu pet? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje!

Pois sabemos o quanto a higiene é um dos pontos mais importantes quando o assunto é manter a saúde do animal em dia. Visto que assim você pode evitar problemas como pulgas, alergias, entre outros desconfortos.

Mas, para que isso aconteça e você realmente proteja o seu pet contra qualquer uma dessas complicações, é preciso que você se atente para algumas considerações. Assim você criará uma rotina muito mais coerente com o bem estar do mesmo. Acompanhe a seguir para saber mais.

Com que frequência é bom dar banhos em cachorros? O que considerar?

Com que frequência é bom dar banhos em cachorro? Bem, esta pergunta pode ser muito subjetiva e não requer apenas uma resposta. É claro que existem alguns caminhos a serem seguidos, mas, de antemão, podemos lhe dizer que não existe uma frequência fixa para todos os cachorros. Isto é, tudo dependerá de N fatores que podem estar envolvidos com o seu pet.

Abaixo, listamos todas as considerações que você precisa ter em mente. A partir disso, será muito mais fácil estipular uma rotina saudável para o seu cachorro. Acompanhe:

1- Observe a rotina do seu cachorro

O primeiro passo para saber com que frequência é bom dar banho em cachorros, é pensar na rotina que o seu cão tem. Mas, o que deve ser considerado nesta rotina? Bom, você deve pensar nos tipos de ambientes que ele costuma caminhar e estar ao longo do dia a dia.

Ele é do tipo de cachorro que adora “rolar” na areia? Ou ele é daqueles que prefere ficar mais quietinho, em ambientes mais limpos e organizados? Lembre-se de considerar o comportamento dele por, pelo menos, três dias. Pois é claro que ele pode variar as atitudes com relação à rotina. Por isso, não se baseie apenas em uma tarde.

Mas sim, monte uma média para o comportamento dele diante das mais diversas situações. Assim, você já saberá se ele costuma ou não “se sujar” demais, e com que frequência isso acontece.

2- Fique atento ao tipo de pelagem

O segundo ponto que deve ser observado é com relação ao tipo de pelagem que o bichinho possui. Pois a gente sabe que quanto mais peludinho, mais cuidados devemos ter. Mas, isso não quer dizer que os cães peludos precisam de banhos diários, ok? Estamos apenas apontando a importância de considerar isso como um fator determinante na hora de montar a rotina.

Portanto, classifique a pelagem do seu animal e observe com que frequência ela tende a parecer “sujinha”. O mesmo vale para o aparecimento de nós, por exemplo. Pois assim você terá uma base para decidir com que frequência banhar o seu pet.

3- O excesso é prejudicial

Um fator importante que devemos ressaltar é que o excesso também pode ser prejudicial para o cachorro. Isto é, muita gente confunde os banhos frequentes como uma medida de “proteger” o cão contra problemas externos e de falta de higiene. O que não é verdade. Afinal, não podemos esquecer que todo excesso pode causar um efeito rebote, e isso vale para qualquer situação.

Pois temos que considerar que a pele do animal possui uma oleosidade ideal para mantê-la sempre saudável. Caso você lave-a demasiadamente, a pele poderá começar a ter dificuldades de manter este equilíbrio de sebo. E, a partir disso, dois caminhos podem se desenvolver: ou haverá uma produção excessiva de oleosidade, ou a pele ressecará.

E, em ambos os casos o cachorro poderá sentir desconfortos. Por isso, quando montar o seu cronograma de banhos, já pare para observar os efeitos que a quantidade de banho tem causado na pele do pet.

4- Lembre-se da escovação

Nunca se esqueça que a higiene do cão vai muito além do que um simples banho, é claro. Enquanto você pensa com que frequência é bom dar banhos em cachorros, já lhe trazemos uma informação igualmente importante: a escovação dos pelos precisa ser diária.

Sim! Pois apesar de você dar, por exemplo, dois banhos na semana, você deverá manter sempre os pelos escovados. Assim você removerá os que estiverem mortos e caindo. E, consequentemente, evitará aquela queda de pelo pela casa. Além de eliminar a possibilidade do cachorro se incomodar com aquele excesso no corpo.

Portanto, esta rotina tem que ser diária. Tire uns minutinhos para brincar, acariciar e escovar o seu pet. Certamente ele irá adorar este carinho e este cuidado. E vocês terão um momento de proximidade ainda mais incrível.

5- Cuidado com os produtos

Pensar na frequência de banhos é igualmente importante a escolha dos produtos que você usará. Pois, apesar de parecer um tanto óbvio, nos dias atuais ainda existem pessoas que, muitas vezes, por falta de informações, acabam utilizando produtos que não são para cachorros. E assim, podem desencadear diversas alergias e até doenças de pele.

Por conta disso, você deve ter muito cuidado com o tipo de produto que escolherá. Vale ainda ler a embalagem, para garantir que as recomendações sejam seguidas da melhor forma. Visto que determinado produto pode, em excesso, ser prejudicial para a pele e os pêlos. E isto pode estar especificado na embalagem.

Fique atento para a frequência que o fabricante indica. Assim você também terá mais uma base para montar a sua rotina de cuidados.

6- Observe se há problemas na pele

Os problemas de pele podem ser um verdadeiro sinal de alerta para a frequência de banho. Eles podem indicar duas coisas:

  • Um excesso: Se você criou uma rotina mais frequente de banhos e se deparou com qualquer tipo de desequilíbrio na pele, então talvez seja o momento de rever a quantidade. Diminua pela metade, pelo menos, para ver se o problema diminui. Se persistir, não hesite em procurar o veterinário do seu melhor amigo.
  • Uma falta: A frequência de banhos está muito baixa? Então você pode aumentar um pouquinho mais para ver qual será o efeito. Claro que, não exageradamente. E, do mesmo modo, se o problema persistir, não automedique o cachorro, mas sim, procure um especialista.

Basicamente, o segredo para saber com que frequência é bom dar banho em cachorros é, justamente, os efeitos que você nota no dia a dia.

7- Mau odor? Verifique

É claro que se você se deparar com o mau cheiro no cachorro, você não irá simplesmente ignorar porque não é o dia de dar banho, correto? Mas sim, você sempre deverá estar atento a qualquer sinal que o animal possa emitir.

O mau odor pode significar muitas coisas. Pode ser que o cão precise de mais banhos por semana. Pode ser que os produtos que você está utilizando não estão sendo os adequados para ele. Pode ser que você está dando liberdade demais para ele brincar onde “não deve”, como também, pode ser um sinal de problema de saúde.

Portanto, ao perceber este tipo de situação, dê um banho no seu cachorro. Depois, comece a observar os efeitos disso. Tanto dos produtos, quanto dos locais que ele costuma circular. Assim você saberá a causa e, se for a frequência de banhos, poderá adequar para a realidade do mesmo.

8- Qual a idade do cão?

Este é um dos fatores que mais passam despercebidos quando pensamos com que frequência é bom dar banhos em cachorros. Acontece que as pessoas acreditam que todas as idades merecem os mesmos critérios, o que não é verdade. Mas sim, você precisa ter em mente que um cachorro adulto apresenta uma necessidade, enquanto os filhotes precisam de outros cuidados.

Desse modo, se você tem um cachorro filhote, o recomendado é que você o higienize apenas com uma toalha úmida, assim que notar a necessidade. Visto que a pele e a pelagem dos mesmos ainda é muito sensível, e o banho (somado aos produtos de higiene) podem ser muito “pesados” para agora. Lembre-se que, qualquer dúvida, é melhor conversar com o veterinário, ok?

9- Observe a proliferação de pulgas

A proliferação de pulgas também é um sinal de alerta muito importante. Pois ela diz respeito aos cuidados que você pode estar tendo com a pelagem do animal.

Isto não quer dizer que se o seu cachorro tem pulga, é porque você não cuida bem dele. Não é isso que estamos destacando! Mas sim, queremos lhe alertar que os cuidados com banho e shampoo adequado podem fazer com que as pulgas sejam eliminadas com mais facilidade, promovendo assim mais conforto e bem estar para o pet.

10- O equilíbrio é o segredo

Por fim, o que podemos lhe dizer acerca de tudo isso é: não existe um segredo e, tampouco, uma frequência perfeita para ser seguida. Cada animal requer cuidados específicos e que estejam baseados em um equilíbrio.

Entretanto, podemos lhe apontar que, de maneira geral, um banho por semana pode ser uma boa pedida para começar uma rotina mais interessante. Aos poucos você poderá adequar esta realidade para as necessidades do seu pequeno pet, para que assim tudo flua de um modo melhor.

cão se lavando

Foto: Freepik

Com que frequência é bom dar banhos em cachorros? Agora você já sabe!

Agora é com você! Monte uma rotina que se baseie na realidade do seu melhor amigo para que ele tenha uma vida super confortável e feliz ao seu lado. No começo, pode ser um tanto confuso decidir qual a melhor opção, mas, aos poucos você encontrará o equilíbrio que precisa e certamente o seu pet será muito beneficiado por isso.

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco