HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

CURIOSIDADES
Cachorro fugiu: O que fazer? 14/11/2019 às 22:42:29

eu cachorro fugiu? Esta é uma situação de muito estresse e angústia, não é mesmo? Pois bem, é preciso entender o que fazer quando esta “fatalidade” acontece. É claro que nós, como tutores, não queremos que nosso cachorro fuja. Mas as vezes não temos muito controle sobre isso. Principalmente quando não estamos por perto.

Um cachorro perdido muitas vezes pode ser problema para todos que estão envolvidos na situação. Desde o próprio cachorro, que não sabe o que está acontecendo, até o tutor, que está angustiado pelo paradeiro do animal. E isto precisa ser de alguma forma controlado para que você saiba o que fazer quando o pior acontecer. Por isso, acompanhe o texto e saiba mais.

Cachorro fugiu: O que fazer?

Se o seu cachorro fugiu, significa que ele pode estar em apuros. E também significa que você deva estar com os nervos a flor da pele. É praticamente “incontrolável” esta situação, pois quando não estamos no controle de nosso animal de estimação, uma sensação de frustração e incapacidade corre pelo nosso corpo. Pois nós queremos sempre fazer o bem para eles.

Mas a primeira dica que podemos dar é, fique tranquilo. Se o seu cachorro fugiu, você precisa respirar fundo para conseguir executar algumas ações pontuais e cruciais para que alguém possa encontrá-lo. Vamos a elas?

Procure as motivações da fuga para mapear o paradeiro

O primeiro passo para buscar o seu cão, é tentar entender o que levou ele a fugir. Muitas vezes ele pode fugir por curiosidade, afinal, cães curiosos existem em todos os lugares. Ou então, ele pode fugir para correr atrás de outros animais, o que também é muito comum. Além de ele poder escapar para encontrar aquela fêmea ou macho que estavam passando pela rua.

Todas estas situações são plausíveis e muito óbvias. Por isso, busque entender o que levou o cão a isso. Faça um “mapeamento” mental das ações passadas do seu animal e tente imaginar com o que ele se incomodou que teve que fugir. É claro que esta não é uma regra nem uma receita mágica. Pois o seu cão pode simplesmente ter escapado na hora que você abriu o portão, sem muitas motivações.

Mas o ponto aqui é tentar cercar todas as possibilidades para que a busca ocorra de uma forma ainda mais coordenada.

cachorro fugiu

Foto: Freepik

Saia caminhando pelo seu bairro para ver se encontra o cão

Depois que você entender o que pode ter acontecido com o seu cachorro, saia pelo bairro caminhando para procurar por ele. Dependendo da raça do animal e da curiosidade inserida no comportamento dele, é muito comum que ele não tenha ido longe. Cães são territoriais e eles vão sempre querer ficar no território deles.

 

No entanto, é claro que pode ter ressalvas. Como por exemplo, começar a seguir um bando de cachorros de rua. Quando isto acontece, a chance de ele se perder de fato aumenta muito. Mas, com a calma mantida, comece as buscas por becos, vielas e quadras do seu bairro. Ele pode simplesmente estar te esperando em algum lugar, com medo e assustado.

Anuncie nas redes sociais que seu cachorro fugiu

Hoje em dia, temos recursos incríveis disponíveis para nos ajudar com tarefas do dia a dia. E uma dessas alternativas, é anunciar nas redes sociais que seu cachorro fugiu. Com a iniciativa de seus amigos com compartilhamentos e simplesmente pela informação passada, as chances de alguém encontrar seu animal se multiplica.

E há algo muito positivo nisso que, além de ajudar a procurar o cão, as pessoas ficam alertas. Por mais que não seja do interesse dela ajudar a encontrar o animal, esta informação ficará gravada no inconsciente. E, se por acaso esta pessoa ver um cão parecido ou mesmo o seu em algum lugar, ela informará.

Ou seja, mesmo que a sua publicação não tenha um engajamento satisfatório, saiba que muitas pessoas viram ela. E por este motivo, você pode se tranquilizar, pois certamente alguém prestará atenção e tentará ajudar de alguma forma. Afinal, ainda existem mais pessoas boas do que ruins no mundo, não é mesmo?

Pergunte se os vizinhos não o viram

É claro que não podemos evitar que o cão fuja de casa em determinadas situações. Muitas vezes, conforme mencionamos, isto pode acontecer mesmo com todas as precauções tomadas. E uma das formas de tentar encontrar o cachorro, é questionando seus vizinhos. É muito comum que alguém tenha visto o fato acontecer e a direção que o animal seguiu. E com esta informação, você pode buscar com mais foco.

Se o cachorro fugiu, acredite, ele está tão apavorado quanto você. Afinal, ele ama a casa dele e ama o tutor. E tudo que ele menos quer é ficar na rua sem carinho ou comida de qualidade. Por isso, pergunte para as pessoas. Se possível, imprima cartazes e cole nas ruas com fotos do cão e seu telefone. Tudo isso ajudará no processo.

Se o cachorro fugiu, mantenha a calma

Se o cachorro fugiu, você precisa manter a calma. Afinal, alguém precisa de calma nesta história! Por mais que possa ser difícil, pois o animal envolve sentimentos e apegos, é importante você tentar usar a parte racional neste momento para conseguir executar todas as medidas cabíveis e possíveis.

síndrome da ansiedade da separação, em algum momento, irá chegar para o cão. E isto muitas vezes faz com que ele consiga achar o caminho de casa sozinho. Não é uma regra, pois dependerá de onde ele está e do quanto ele conhece o bairro. Mas, pode acontecer, pois ele sente falta do lar dele.

Previna-se com a plaquinha de identificação

E por último, talvez a dica mais importante: tenha uma plaquinha de identificação na coleira do seu cachorro. Se o cachorro fugiu, ele poderá ser identificado pelas pessoas que passarem por ele. Na plaquinha, coloque o nome do animal, o seu nome e o seu telefone. Isto fará bem não só para você de fato reencontrar seu melhor amigo, mas também fará bem para a sua saúde mental e lado emocional. Pois, de forma inconsciente, é uma forma de acreditar que alguém irá identificá-lo.

 

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco