HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
Remédio de verme para cachorro – Quando e como dar? 16/07/2019 às 20:20:08

Remédio de verme para cachorro é algo que deve ser administrado com uma certa frequência. No entanto, não existe uma única forma de medicar os cães, tendo em vista que cada raça reagirá de uma fora. Além de que cada tipo de verme requer um tratamento específico, fazendo com que o processo precise de atenção. Desta forma, acompanhe o nosso texto para entender tudo sobre o assunto.

Remédio de verme para cachorro

O remédio de verme para cachorro é imprescindível. Ele é responsável por controlar uma série de bactérias, infecções e doenças causadas pela má gestão da saúde do animal. É claro que muitas vezes nem percebemos o que está acontecendo com nosso animal de estimação por inúmeros motivos. Entretanto, prevenir é algo que precisa ser feito e é a forma mais efetiva de controlar uma infestação no organismo do cão.

Desta forma, é de suma importância que você atente-se para alguns critérios importantes na hora de remediar o seu animal. E para isso, entender a real função do remédio de verme para cachorro é extremamente importante, uma vez que somente desta forma você poderá fazer da forma certa. Continue lendo para entender.

remedio de verme para cachorro

Qual a função do remédio de vermes?

Basicamente, a função do remédio de verme para cachorro é uma só: conter uma infestação bacteriana interna. Ou seja, proteger o seu animal de doenças causadas por invasores que buscam por abrigo e comida. Desta forma, medicar o cachorro de forma regular e consciente faz parte do processo. E para isso, você precisará saber exatamente o que está tratando ou buscando tratar.

Vermífugos básicos podem ser administrados em algumas raças, desde que faça-se um acompanhamento veterinário. Nunca aplique qualquer tipo de remédio no seu cachorro sem alguma constatação especializada. Diversas raças podem ter reações colaterais advindas de uma medicação equivocada. É claro que precisa ser feito, mas também precisa-se de muita atenção e cuidados.

Como falamos, o remédio de vermes irá contê-los. No entanto, há situações em que a contaminação já está grande demais para uma simples intervenção com vermífugo. Neste caso, outras manobras precisam ser exercidas para remover as pragas do organismo do seu cachorro. Entretanto, somente um veterinário poderá indicar uma forma mais eficaz de conter os vermes em cães, caso o estado esteja avançado.

Estes remédios geralmente costumam ser muito úteis e acabam com o problema em pouco tempo. No entanto, é preciso fazer a aplicação de forma regular. Ou seja, de tempos em tempos você precisará fornecer o vermífugo ao cão. Seja de forma líquida ou comprimido. O importante é sempre prevenir.

Por mais que você tenha feito todas as medicações no cachorro enquanto filhote, este caso em específico precisa ser administrado de perto. Ou seja, sempre há necessidade de evitar um problema maior. Veja abaixo alguns dos vermes que os cães contraem.

remedio de verme para cachorro

Alguns tipos de vermes

  • Lombrigas: este é o tipo de verme mais comum encontrado em cães. Ela parece-se com um espaguete que pode medir diversos tamanhos. Pode ser encontrado nas fezes do animal.
  • Tênias: este é um tipo de verme de cachorro que é transmitido pelas pulgas. O organismo é o habitat natural para as tênias, podendo comprometer uma série de órgãos vitais.
  • Vermes do coração: talvez um dos mais agressivos, visto que instala-se no coração do cachorro, provocando má formação do músculo cardíaco, podendo provocar a morte em pouco tempo.
  • Vermes do chicote: este é um verme que possui o corpo extremamente pequeno. Dificilmente a percepção pode ser feita de forma natural. Inclusive os sintomas são muito superficiais, podendo demorar algum tempo até o diagnóstico de vermes de chicote.

Sintomas de vermes em cachorros

Agora que você já entendeu um pouco da importância de manter o vermífugo em dia no organismo do seu cachorro, é hora de descobrir alguns dos principais sintomas. Como mencionado anteriormente, cada verme possui uma “função” no organismo do cão, podendo dilacerar uma série de órgãos. Alguns dos mais comuns (citados anteriormente), têm o reconhecimento muito dificultado somente por sintomas.

Você precisará fazer muitas observações no cachorro e nas fezes dele para descobrir se há algo de errado. Entretanto, prevenir é sempre o melhor remédio. Desta forma, vermifugar o animal de forma certa e no tempo hábil que o veterinário recomendar, pode ser a melhor escolha. Entretanto, alguns sintomas muito visíveis em cães com vermes são estes:

remedio de verme para cachorro

  • Tosse em excesso: ela é encontrada em cachorros que possuem o verme ancilostomídeos. Repare se o seu animal está apresentando este sintoma e desconfie de uma possível infestação.
  • A diarréia pode aparecer: caso note as fezes do cão em estado líquido, saiba que uma contaminação pode ser a responsável. Outro fator comum é encontrar sangue nas fezes, o que indica ainda mais cuidados.
  • Vômito: talvez o sintoma mais básico de qualquer tipo de verme.
  • Muito cansaço: caso você note uma defasagem na energia do seu cachorro, desconfie que pode ser provocado por vermes.
  • Pêlos em estado fosco: mais um motivo para acreditar que seu cachorro está com vermes. Procure sempre um veterinário para auxiliar no processo de identificação.
  • Vermes visíveis: além de todas estas situações, a presença visível de vermes nas fezes é a forma mais efetiva de concluir a presença dos parasitas. Neste caso, a vermifugação é urgente.

Como dar o remédio de verme para cachorro?

Depois de concluir que sim, seu cachorro está com verme, ou então buscar a prevenção, há um fator difícil de lidar: como remediar o cachorro? Esta pode ser uma das fases mais difíceis do processo, visto que cada cão irá reagir de uma forma diferente. Alguns demonstrarão excesso de confiança, outros demonstrarão excesso de desconfiança. E tudo que você precisa fazer é encontrar a forma menos invasiva de proceder com o remédio.

Existe remédio de verme para cachorro em diversos formatos, sendo líquidos ou comprimidos. Há quem ache a forma líquida mais fácil, há quem prefira o comprimido. Fato é que você precisa manter o animal calmo, fazer muito carinho e não fazê-lo ficar com medo.

Caso ele resista, não force. Vá aos poucos até conseguir. Se o cão aparentar agressividade é importante se afastar, pois há risco de uma mordida. Em todos os casos, o auxílio de um profissional veterinário pode ser a melhor solução. 

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco