HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

CURIOSIDADES
Manchas de lacrimação marrons: como limpar 02/10/2018 às 22:35:08

Estes resíduos se devem ao lacrimejamento excessivo e à oxidação dos minerais contidos nessas secreções. Entretanto, podem ser removidas com remédios caseiros sem grandes problemas.

Se você tem ou teve um animal de estimação, pode ter reparado em manchas de lacrimação marrons ao redor dos olhos dele. Então, provavelmente, você se perguntou: por que isso está acontecendo? Pois bem, há várias razões para o surgimento das manchas de lacrimação.

 

A explicação óbvia é que as lágrimas de seu cão se acumulam nessa área. Entretanto, essas lágrimas são produzidas por diferentes razões. Hoje, vamos aprender um pouco sobre o que significam para a saúde do seu cão.

As manchas de lacrimação marrons do seu cão

A epífora, como este fenômeno é conhecido, é produzida pelo lacrimejamento excessivo dos olhos. Assim, um resíduo de cor marrom ou vinho é formado sobre a pelagem. Esse problema estético ocorre em quase todas as raças. Entretanto, é mais comum observar seus efeitos em raças de pelo branco ou claro.

A causa principal é a oxidação de minerais secretados pelas lágrimas sobre o pelo do animal. Além da oxidação, certas bactérias e fungos se alojam na área afetada e ajudam a escurecê-la. Somado a isso, a raça, a idade e a dieta têm um papel fundamental na tendência de surgimento dessas manchas.

 

O lado positivo é que as manchas de lacrimação marrons o representam um risco para a saúde. Entretanto, a causa do fenômeno pode se tornar um problema.

Close-up do olho de um cachorro
 A epífora é um sintoma da obstrução do canal lacrimal do animal de estimação. Ela é muito comum em raças pequenas com focinho curto ou achatado. Em alguns casos, o lacrimejamento excessivo ocorre devido a uma partícula ou substância que está irritando o olho. Alguns dos mais comuns são os resíduos ou alguma alergia.

De qualquer forma, a remoção dessas manchas marrons é muito simples, na maioria dos casos. Apenas em ocasiões muito específicas é difícil tratá-las. Além disso, também pode ser relativamente fácil disfarçá-las.

Tratamento para manchas de lacrimação marrons

Antes de aplicar qualquer tratamento, a primeira coisa a fazer é um avaliação com o veterinário. Dessa forma, é possível eliminar suspeitas de possíveis doenças. No caso de uma obstrução, o veterinário deve realizar um procedimento chamado flushing para desobstruir o canal.

 

Seja ou não uma infecção, o veterinário recomendará um antibiótico apropriado para tratar a área, dependendo do caso. Uma vez verificado que não se trata de algo complicado, não há mais nada a fazer. O importante é realizar a limpeza dessas manchas em casa.

Certamente, há produtos em lojas de animais que ajudam a limpar as manchas de lacrimação marrons dos olhos do cão. Entretanto, para economizar dinheiro, nós lhe daremos algumas recomendações caseiras para o tratamento delas.

 
Dona higienizando olhos do seu cachorro

 

Uma das recomendações mais imediatas é remover o que está obstruindo ou impedindo a visão do animal. O pelo longo e as remelas fazem-no lacrimejar em excesso. Isso leva à criação dessas manchas marrons sob os olhos.

Usando uma toalha ou um algodão e um pouco de água morna, comece a limpeza da área afetada. Tenha cuidado para não assustar ou incomodar o animal. O processo dura cerca de 10 minutos. No final, aplique um pouco de colírio nos olhos do cão.

Vale lembrar que os cães tendem a arranhar muito as partes úmidas para tentarem eliminar o excesso de água. Portanto, um colar elisabetano pode ser necessário. Nunca aplique produtos químicos, como água oxigenada, pois podem ter sérias consequências para a saúde do seu pet.

Outras soluções para o problema

Em nossas casas, temos diversos produtos que ajudam a eliminar as manchas de lacrimação marrons no pelo do animal. Além disso, usando certos elementos, podemos evitar seu surgimento.

  • Água filtrada: não contém nenhum agente ou mineral que possa causar o aparecimento dessas manchas. Além disso, é mais saudável para o animal de estimação.
  • Vinagre de maçã: dê a ele um pouco durante as refeições. Inicialmente, em doses pequenas, para que ele se acostume com o sabor. O vinagre irá alterar o pH do corpo. Isso evitará o aparecimento de bactérias.
  • Altere a dieta: algumas marcas de alimentos misturam proteína vegetal com animal. Isso pode gerar uma reação alérgica em animais carnívoros, como os cães. Se necessário, mude a dieta do seu animal de estimação para algo mais equilibrado.

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco