HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
Por que o descanso e dormir bem são importantes para os animais de estimação? 15/04/2017 às 13:30:27

Estamos acostumamos a ver nosso animal de estimação dormir bem e acordar. O acordamos para que brinque com a gente, para acariciá-lo, etc. Contudo, devemos ser um pouco cuidadosos com o descanso de nosso amigo.

Da mesma maneira que, nós, pessoas, precisamos dormir determinadas horas por dia, nossos animais de estimação também precisam ter o tempo de descanso dele.

O fato de dormirem de dia não significa que são preguiçosos, porque já dormiram de noite. Possivelmente, precisam de descanso.

Um ciclo diferente para dormir

 

Começaremos a entender a importância do descanso para nossos amigos, considerando que têm ciclos de sono diferentes dos nossos. Conforme a idade que tenham, dormem mais ou menos.

O descanso nos cachorros lhes proporciona benefícios, como:

 
  • Bom humor. Embora às vezes não acreditemos nisso, os cães têm um caráter e uma personalidade própria. A falta de descanso vai alterar as emoções deles e fazer com que o cão apresente um comportamento antipático ou até agressivo.
  • Energia. O pouco descanso drena a energia de cachorros e das pessoas. Se o nosso amigo não descansa como deve, ele não terá energia para fazer seu exercício físico diário e isso poderia lhe causar taquicardia ou mesmo ficar com sobrepeso, se o animal se negar a se exercitar.
  • Paz interior. O descanso necessário conseguirá fazer com que o animal fique calmo e não sinta ansiedade ou nervosismo, passando o dia inteiro inquieto.
  • O funcionamento adequado do seu organismo. Da mesma forma que acontece com as pessoas, os cães precisam que, durante as horas de sono, diferentes funções de seu organismo trabalhem. O descanso adequado permitirá que isso aconteça também no caso do seu animal de estimação.

Um espaço ideal para que o cão possa dormir bem

  • O lugar onde se localiza a cama dele é muito importante. Se sua cama se localiza muito longe da nossa, com certeza, passará a noite tentando ir em nossa direção. Isso vai gerar nele estresse e ansiedade, e não poderá descansar bem.
  • A cama tem que ter o tamanho adequado, para que o cão possa girar, deitar-se por inteiro e, ao se enroscar, sentir-se protegido. Podemos experimentar diferentes texturas, mais duras ou macias, e que seja o próprio animal quem decida qual a que ele gosta mais.
  • Iluminação para dormir. Pode nos dar a impressão de que a luz não afeta o nosso animal de estimação. Mas isso não é verdade. Eles têm os gostos e preferências deles em relação à luz. Para saber qual luz ele prefere, observaremos onde ele se joga normalmente na hora de dormir, se em um lugar iluminado ou, ao contrário, prefere ficar em locais mais escuros, como entre sofás ou debaixo da cama. Dessa forma, saberemos a luminosidade adequada.
  • Os ciclos do sono. Quando observarmos que nosso cão está dormindo, deixaremos que durma. Embora possamos achar esquisito vê-lo dormir várias horas de noite e várias horas de dia, é isso que o corpo dele pede.
  • Não devemos acordar nosso amigo sem motivo.
  • Quanto ao tempo, o descanso dele varia, em média, entre 12-16 horas de sono. No caso dos gatos, a média é de 16-20 horas. Da mesma forma que acontece com os seres humanos, no descanso, tão importante quanto as horas descansadas são a qualidade delas.
  • Se forem cachorros de trabalho ou aqueles que realizam esportes ou excursões, mais razão ainda para regular e controlar o tempo e o espaço dele de dormir bem, já que, assim, estaremos cuidando da saúde física e também mental dele.

Dormir bem afeta o corpo

O descanso adequado faz com que o organismo do animal funcione corretamente. Se o cachorro dormiu mal e não descansou o suficiente, estará sem energia e não terá força para sair para caminhar e fazer o exercício físico necessário para se manter em forma e saudável.

Outra consequência de não dormir bem podem ser problemas de sobrepeso se o animal de estimação adquirir como hábito não se exercitar como seu corpo precisa.

A jornada diária de um cão pode ser a seguinte: por volta de 42% de tempo dedicado a atividades como comer, passear e, inclusive, descansar sem dormir bem, e uns 58% para o sono.

O sono dele dura em média 14 horas, ainda que seja de forma distinta dos humanos, quer dizer, não é um sono ininterrupto, mas também dormem em períodos de duas ou três horas várias vezes durante o dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco