HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

CURIOSIDADES
TOP 5: CUIDADOS COM O PET NO VERÃO 19/11/2014 às 13:05:12
TOP 5: CUIDADOS COM O PET NO VERÃO
 
Assim como os humanos, o sol a as altas temperaturas também podem afetar os animais e desencadear alguns problemas típicos dessa época do ano. Por isso, é necessário certos cuidados, separamos algumas dicas para ajudar a proteger a saúde do pet. Confira:
 
Pulgas e carrapatos
Com o calor e a umidade, é comum a proliferação e o aumento de pulgas e carrapatos. Esses parasitas podem ocasionar alergias, descamações e irritações na pele, existindo ainda a possibilidade de atacar os humanos. Também é importante ficar atento (a) as verminoses que causam perda de peso e são muito comuns nesse período do ano.
 
Doenças
- Dirofilariose: popularmente conhecida como “doença do verme do coração”, é provacada pela larva do parasita Dirofilaria immitis, mosquito que vive em áreas úmidas, próximo a rios e litorais. A larva se instala no coração do cão e termina de se desenvolver, seus principais sintomas são: tosse crônica, cansaço, dificuldade de respiração e a perda do apetite.
- Erliquiose ou “doença do carrapato”: é uma infecção transmitida por carrapatos que são contaminados por bactérias do gênero Ehrlichia – infectando e matando as células brancas do sangue. Também designa outros problemas, como: anemia, hemorragias, aumento do volume do baço, perda de peso, inflamações oculares, insuficiência renal e alterações de comportamento.  Como a  imunidade fica baixa, expõe o animal a outras doença, além de tudo,  essa infecção pode  levar o cão a óbito.
 
Passeios
É necessário muita atenção quando for levá-lo para passear. Prefira horários em que o sol esteja mais suave e a temperatura amena, antes das 10h ou depois das 17h, para evitar queimaduras  nas patinhas do pet. Não esqueça que assim como você, o bichinho também cansa, por isso, leve sempre uma recipiente que o permita beber água e se refrescar.
 
Exposição ao sol
Os animais também são vítimas de queimaduras solares, o que inclusive pode se tornar uma insolação. O ideal é deixá-lo em local arejado, confortável e com sombras, procure sempre trocar o pote de água, para que ela fique constantemente fresca e o pet refrescado.
 
Banho e tosa
No verão, devido ao calor, a tendência é dar banho pelo menos duas vezes ao mês para refrescar o animal. Porém a tosa, diferente do que muitos pensam, pode deixar seu bichinho com mais calor, pois se o pelo ficar muito curto, os raios solares o afetarão mais diretamente, por isso, o ideal é retirar apenas o excesso.
Além desses cuidados acima, vermifugue seu cão regularmente, seguindo sempre a orientação dos veterinários, assim é possível uma prevenção para aproveitar o verão ao máximo sem doenças ou problemas.
 
 
 
Foto: Angry Boar
Fonte: Oficial Brand
 
 
 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco