HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Os animais de estimação precisam tomar banho com mais frequência durante a quarentena? 10/04/2020 às 20:06:45

Atualmente, é essencial cuidar ainda mais da higiene pessoal e seguir as recomendações dos especialistas. Por esse motivo, há donos que se perguntam – e com razão – se é necessário dar banho dos animais de estimação com mais frequência durante a quarentena, para que todos na casa fiquem, de alguma forma, mais protegidos.

Na televisão, rádio, jornais, revistas… Em todos os meios de comunicação possíveis, os profissionais de saúde e as autoridades competentes dão uma ênfase especial à importância da lavagem adequada das mãos. 

Essa insistência não é uma coincidência, pois é de fato um dos métodos mais simples e eficazes para impedir a propagação de qualquer doença, não apenas do coronavírus.

Com o simples gesto de lavar as mãos com água e sabão, eliminamos as partículas patogênicas e evitamos transportá-las para a cavidade oral, onde elas causariam a infecção correspondente.

No momento, muitos donos extrapolam essas recomendações e, portanto, se perguntam se seria aconselhável dar banho nos animais com mais frequência durante a quarentena.

O banho nos animais de estimação durante a quarentena

O banho é um ritual que traz inúmeros benefícios para os animais de estimação. Principalmente para os cães devido ao seu modo de vida parcial ou totalmente do lado de fora da casa. Gatos e coelhos, devido aos seus hábitos de higiene e comportamento, geralmente não exigem tantos banhos.

Os banhos mantêm a pelagem livre de agentes externos, ajudam a eliminar impurezas, restos de pele, pelos e células mortas em geral. Obviamente, o banho também ajuda a eliminar odores desagradáveis (para nós).

Com que frequência os animais devem tomar banho durante a quarentena?

Voltaremos à importância da lavagem das mãos em relação ao COVID-19. E os animais de estimação? Para responder a essa pergunta, devemos levar em consideração dois cenários possíveis: donos com resultados negativos e positivos para o COVID-19. Mas, primeiro, precisamos esclarecer um ponto-chave.

Vários artigos foram publicados em relação ao tempo de permanência do SARS-CoV-2 no ar, fixando-se em cerca de 3 horas. Isso significa que este é um vírus particularmente pesado e passa pouco tempo “flutuando” no ambiente.

Após essas 3 horas, as partículas virais se depositam no chão ou nas superfícies. É aqui que, dependendo do material, o vírus pode permanecer infeccioso por mais tempo. 

Donos sem o COVID-19

Andrea mora em uma casa com seu parceiro e o seu cachorro, Lucas. Nenhum deles apresenta sintomas da doença por coronavírus. No entanto, aplicam as recomendações dos especialistas e, ao mesmo tempo, se perguntam sobre as medidas a serem tomadas em relação ao banho de Lucas.

Como explicamos anteriormente, o vírus permanece no ar por um período muito curto. Isso significa que é improvável que Lucas, em sua caminhada, contraia partículas virais nos seus pelos que possam estar flutuando no ambiente.

Outro cenário ocorre no chão. Lá, as possíveis partículas virais podem permanecer por mais tempo e ser coletadas com as patas de Lucas ao caminhar ou com o nariz ao cheirar.

Nesse sentido, é importante limpar as patas, focinho e rabo após todos os passeios e antes de entrar na casa.

Cachorro tomando banho

Com relação à frequência dos banhos, devido às evidências científicas de que o contágio por aerossóis é um fator de pouca importância, não parece necessário aumentar a frequência.

No entanto, devido às muitas perguntas existentes sobre o novo vírus, seria aconselhável aumentar a frequência do banho se o cão passear por áreas muito movimentadas ou se houver uma população de risco em casa.

Donos com o COVID-19

Daniel mora com sua parceira e com sua cadela, Luna. A parceira de Daniel testou positivo para o COVID-19, mas ele não. Neste exemplo, além das medidas preventivas de isolamento que Daniel e sua parceira precisariam considerar, os cuidados de Luna também entram em cena.

Nesse caso, mesmo que não haja evidências de que os cães possam sofrer ou transmitir o coronavírusLuna poderia atuar como uma “superfície”. Portanto, se a parceira de Daniel tossir na presença de Luna, partículas do vírus podem cair em seus pelos e permanecer ali com capacidade infecciosa.

Portanto, para reduzir o risco de contágio, Daniel deve dar banho no animal com mais frequência para eliminar as possíveis partículas virais e evitar tocar sua boca após acariciar Luna (ou qualquer outra superfície que possa estar contaminada).

Como dar banho no animal de estimação?

Ao dar banho no animal, basta usar o xampu ou o sabonete e deixá-lo agir por alguns minutos, enquanto esfrega bem todo o corpo do animal, principalmente as patas. Cuidado: você nunca deve esfregar com muita força para evitar maltratar o animal, apenas o suficiente para fazer espuma e para que a área possa ser limpa.

  • Você nunca deve usar alvejante, amônia ou vinagre para dar banho nos animais de estimação. Se o fizer, pode queimar a pele e causar ferimentos graves.
  • Descarte produtos de limpeza para essas tarefas.
  • Além disso, não use álcool para banhar ou limpar as patas dos seus animais de estimação, pois isso também pode causar irritação.

Obviamente, após passar o sabão, é essencial enxaguar bem, eliminar possíveis partículas virais e depois proceder à secagem.

A frequência do banho dependerá das medidas de isolamento tomadas e do grau de exposição do animal à pessoa infectada, e o banho pode ser frequente, até mesmo diariamente durante esse período.

Para reduzir a frequência do banho em animais difíceis de dar banho, como coelhos, pode-se considerar o uso de toalhas higiênicas (para animais). Uma coisa que ajudaria seria que o dono com COVID-19 pedisse que outra pessoa cuidasse do seu animal durante a quarentena.

Nessa situação, o responsável temporário deve, além de desinfetar os pertences do animal de estimação, dar-lhe um banho assim que chegar na sua casa, tomando precauções extremas para evitar um possível contágio. Após este primeiro banho, é possível manter uma convivência normal.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco