HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Você sabe o que é o Centro de Zoonoses? Entenda a importância dele 18/10/2016 às 11:56:30

Um dos grandes problemas enfrentados pelo Brasil é a grande quantidade de animais vivendo na rua. De acordo com dados recentes, divulgados pela Organização Mundial de Saúde, o país possui cerca de 30 milhões de cães e gatos que sofreram com o abandono ou já nasceram sem um lar. Todos eles estão desprotegidos de doenças bastantes graves e de fácil proliferação como a leptospirose e a raiva. O Centro de Zoonoses (CCZ) surgiu para tentar amenizar essa situação. 

Resultado de imagem para cães

Desde a criação, em 1973, o objetivo principal sempre foi o controle de zoonoses, doenças transmitidas dos animais para os humanos e capazes de colocar a vida em risco. O primeiro CCZ tinha objetivo de combater um surto de raiva. Hoje em dia existem unidades pelo Brasil inteiro. A maior parte das pessoas sabe da existência do Centro de Zoonoses, mas não fazem ideia dos serviços que ele oferece e da importância que possui para a saúde pública. Além das famosas carrocinhas dos filmes que passam recolhendo os bichinhos da rua, esses locais também oferecem vacinação, castração, saneamento ambiental, adoção, entre outros. 

Como funciona

A base de ação do CCZ está no controle da população de animais domésticos (gato e cachorro, principalmente) e de animais sinantrópicos (gambá, ratos, morcegos...). Todos os serviços prestados tem isso como objetivo. A partir desse controle se torna muito mais fácil prevenir e lutar contra as doenças. 

Serviços

- Recolhimento de animais: ocorre o resgate de qualquer animal que esteja em situação de rua e possua risco iminente de causar acidentes (como atropelamento) ou transmitir doenças.  Isso inclui todos os animais, desde vacas e cavalos até um gato. 

Vacinação antirrábica: são disponibilizadas de forma gratuita doses da vacina que previne a raiva. O ato é importante para manter a erradicação da doença no país. 

- Controle de animais sinantrópicos: esses são todos os animais conhecidos como "invasores" de residências, que se aproveitam, de alguma forma, da vida urbana para sobreviver. Ratos (capazes de transmitir leptospirose) e mosquitos da dengue são os principais entre os combatidos. 

- Reclamações: todo tipo de reclamação relacionada a vida animal é feita pelo CCZ. É ele que recebe e verifica informações como o mau trato de animais de estimação. 

- Monitoramento: além do controle da população de animais e a possível interferência que ela tenha na vida das pessoas (doença ou perigo), é feita a verificação do surgimento de possíveis epidemias. 

- Estágios e projetos: são oferecidos cursos profissionalizantes e vivências para profissionais da área com a intenção da melhora da qualidade no mercado de trabalho.

- Educação: o Centro de Zoonoses também tem o dever de informar e ensinar a população sobre doenças graves e como elas devem ser tratadas e evitadas. 

 

 

 

 

Fonte: (Canal do Pet)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco