HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

PALAVRA DE DEUS
Por que o cristão não deve orar pelos mortos 02/11/2017 às 20:39:36

Todo dia 2 de novembro, muitas pessoas se dirigem aos cemitérios a fim de interceder pelos mortos. São familiares e amigos de pessoas queridas que já partiram que, influenciados pela data, separam algumas horas do dia para se dedicar a quem já morreu.

Porém, a pergunta que fica é: o cristão deve ir ao cemitério lamentar pelos seus mortos?

Na Bíblia não existe nenhuma passagem que condene quem zela pelo túmulo do ente querido ou conhecido. Porém, tal prática, normalmente é acompanhada de lamentos e questionamentos infindáveis sobre o porquê da morte. E a dor e tristeza vividos no dia da morte da pessoa amada retorna, abrindo brechas para pensamentos e sentimentos que não fazem bem.

Além disso, preces são feitas em favor das almas que partiram, para que a luz da vela ou as orações iluminem o caminho de quem já morreu e as levem a um lugar de paz. Isso porque muitos acreditam que os mortos, na sua maioria, estão no purgatório e, para sair mais depressa desse lugar, precisam de rezas e velas acesas.

Porém, a Bíblia deixa claro que não é possível interferir na vida após a morte:

 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo. Hebreus 9. 27

Se logo após a morte vem o juízo, como haveria possibilidade de orar para que alguém já morto fosse perdoado pelas suas faltas?

 ...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12. 7

Não existem caminhos intermediários entre esta terra e Deus. Existem, sim, apenas dois lugares para onde a alma pode ir: céu ou inferno. O próprio Senhor Jesus esclarece isso, ilustrando com a história do rico e de Lázaro:

 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.Lucas 16.22-25

bispo Edir Macedo esclarece que quando uma pessoa escolhe viver na justiça, em obediência à Palavra de Deus, quando morre é levada para um lugar especial, como aconteceu com Lázaro. “De nada servem as nossas orações para aqueles que já morreram, porque cada um decide para onde irá ainda durante esta vida”, explica o bispo.

Por isso, é importante que a esperança do ser humano não se limite apenas a esta vida, mas ao porvir. Pois, uma vez a pessoa decidindo seguir Jesus com todas as suas forças, a promessa dEle vai se cumprir na vida dela:

 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente. João 11:25-26
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: (Universal)





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco