HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

NUTRIÇÃO
Posso dar ossos ao meu cão? Veja os tipos recomendados e quais cuidados deve ter. 03/04/2014 às 14:22:07

Muitas pessoas se perguntam se é saudável ou não dar ossos aos seus cães. Os nossos amigos caninos adoram roer ossos e, além de ser bom para a saúde, é um delicioso passatempo. Entretanto, não é qualquer osso que o animal poderá comer. Então, a pergunta certa é: qual tipo de osso posso dar ao meu animal?

 

O osso na dieta dos cães

Os ossos podem ser auxiliares na higiene bucal.

(Imagem: Shutterstock)

Muitas pessoas acreditam que dar um osso ao animal é apenas um passatempo, mas a importância desse alimento vai mais longe: os ossos são ótimos para a higiene bucal, já que auxiliam na remoção do tártaro. 

Além disso, possuem proteínas e sais minerais que são ótimos para a dieta do animal. Assim, roer um osso, além de proporcionar uma ótima distração ao cachorro, também é uma forma de suprir a carência de minerais.

 

Jamais dê ossos de aves para seu cachorro

Os ossos de aves são perigosos para os cães e podem perfurar órgãos internos.

(Imagem: Shutterstock)

É muito comum que os donos comam um delicioso frango assado e, ao final da refeição, deem os ossos aos seus cães. Será que isso é saudável? As galinhas e os frangos são animais menores e, obviamente, seus ossos são pequenos e fáceis de engolir, o que pode causar engasgos e, quando o cão morde o osso de frango, formam-se pontas agudas que, ao serem engolidas, podem perfurar os órgãos e causar sérios danos.

Ao perfurar o trato digestivo, as pontas afiadas podem causar hemorragias e, se isso não for notado pelo tutor, pode gerar graves infecções, levando à morte do animal. Além disso, por serem menores, os ossos de aves podem ficar presos na garganta.

Em contrapartida, você deve estar questionando "Mas como os predadores selvagens comem a carne e roem os ossos dos mais diferentes animais e nada acontece?". É o que vamos ver a seguir!
 

Vantagens dos ossos crus

Quando cozidos, assados ou fritos, os ossos ficam mais duros e apresentam mais riscos

(Imagem: Shutterstock)

O que realmente faz mal aos cães e às outras espécies são os ossos fritos, cozidos ou assados. A explicação é que, ao serem submetidos ao calor, esses ossos tornam-se muito mais rígidos e, por consequência, perigosos.

É ideal que, ao dar um osso para seu cachorro, observe-o comendo. Caso ele se engasgue, você estará próximo para controlar a situação. A prática de oferecer ossos aos cães é comum e eles adoram porque é natural, mas existem diferentes ossinhos com diferentes indicações. O osso do pé de galinha, por exemplo, são compridos e duros, por isso, não são indicados nunca, mesmo crus.

 

Ossos de couro: dar ou não?

Esses ossos podem apresentar perigos e muitos veterinários não recomendam.

(Imagem: Shutterstock)

Não há consenso quanto aos ossos de couro: alguns profissionais defendem que eles não representam nenhum risco à saúde do cão, enquanto outros garantem que não são boas opções, visto que, conforme ficam moles (conforme o cão vai roendo), podem ser engolidos com maior facilidade, podendo inclusive bloquear a garganta ou até mesmo o intestino dos cães. A regra a respeito também é ficar atento!

 

Dicas para dar ossos para seu amigo

Confira algumas sugestões de como dar osso ao seu cão.

(Imagem: Shutterstock)

Uma dica importantíssima para quem não quer deixar de dar ossos ao seu cão é sempre fornecer ossos que tenham, pelo menos, o dobro do tamanho da boca do animal, quando aberta. Dessa forma, ele jamais conseguirá engolir tudo de uma vez, diminuindo os possíveis riscos. Lembre-se também: 

  • quando o animal roer bastante e o osso diminuir muito de tamanho, jogue-o fora e dê outro;

  • outra ideia interessante é comprar ossos no açougue. Entretanto, consulte sempre um médico veterinário;

  • existe a opção dos chamados "ossos recreativos". São peças fresquinhas e cruas que contêm carne e outros tecidos, como tendões. São facilmente encontradas em feiras e açougues.


Consulte um veterinário e veja qual é a melhor opção para seu cão. O AgendaPet possui uma seleção de veterinários avaliados por outros usuários e com perfis detalhados. Agende sua consulta pela própria internet agora, assim, de forma fácil e segura!

 

 

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

 

Fonte: (http://www.agendapet.com.br/)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco