HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notícias
Artrose canina – Seu cachorro pode estar mancando por isso 01/02/2021 às 20:48:58

A artrose canina pode ser identificada pelo tutor através de observações no comportamento do animal. A forma de ajudar é buscar um tratamento para melhorar a qualidade de vida do seu amigo. Conhecida pelos nomes de artrite, osteoartrose e osteoartrite, essa é uma doença considerada degenerativa, atingindo as articulações e dificultando a mobilidade do pet.

Ela é mais comum para grupos de cães com algumas particularidades, sendo sua principal causa o desgaste da cartilagem que envolve o interior dos ossos e das articulações. Quer saber mais sobre a causa, efeitos e os tratamentos indicados para a artrose canina? Então, continue a leitura desse artigo.

Artrose canina – Pode ser o motivo de o seu cachorro estar mancando

Se o seu cachorro está mancando, saiba que este pode ser um indício da artrite ou artrose canina que afeta as articulações e os ossos. Uma das principais causas que propõem o diagnóstico da doença nos cães, é o desgaste da cartilagem, pois ela também é a responsável pela mobilidade do animal.

 

Entre as causas que acometem ao diagnóstico da artrose, estão o sobrepeso do cachorro, comorbidades com doenças hereditárias e efeitos do envelhecimento. Portanto, conheça abaixo quais são os principais sintomas da doença que dificulta a mobilidade canina e como identificar esse problema com antecedência.

Principais sintomas da artrose canina

Os principais sintomas da artrite ou artrose em cães são as dificuldades de locomoção, dores durante os movimentos, perda da elasticidade e sensibilidade na região. Além disso, essa doença degenerativa pode comprometer as articulações de tal forma, que faz o cachorro mancar, ficar agressivo ao ser tocado e prejudica os movimentos na hora de urinar e defecar.

Para identificar e fazer o diagnóstico da doença, o tutor deve observar os comportamentos do cãozinho, inclusive durante as brincadeiras e quando vai passear. Contudo, sinais de mudança de comportamento como cão mancando, dificuldades para levantar e inchaço nas articulações podem ser os sinais da doença.

Quais são os tratamentos disponíveis para a artrose canina

Essa doença é considerada crônica e não possui uma cura. Porém, existem tratamentos disponíveis que podem melhorar a condição de saúde do pet. A eletroterapia em cães atua diretamente na dor, possibilitando que o doguinho faça movimentos que contribuam com a melhora das articulações.

Para o controle da dor, prevenção e a evolução da doença, outros tratamentos usados na fisioterapia canina podem ajudar. Alguns exemplos, são: Laserterapia em cães, Acupuntura, Hidroterapia, Quiropraxia, Massoterapia e Magnetoterapia com ação analgésica e anti-inflamatória.

artrose em cachorro

Cãozinho deitado – Foto: Freepik

Como prevenir a doença de artrite nos cães

Algumas atitudes do dia a dia do cão e seu tutor podem ajudar a prevenir a osteoartrose nos cães. Por isso, vale a pena conferir os cuidados abaixo.

Invista na boa alimentação

Os alimentos mais saudáveis como ração sem corante e sem transgênicos, uso de vitaminas para cães idosos e cuidados com comidas calóricas podem ajuda na prevenção. O ideal é alimentar seu amiguinho de quatro patas de acordo com suas caraterísticas, idade, tamanho e sua raça, pois alguns cães precisam de alimentação especial.

Exercícios físicos são essenciais

Assim como a alimentação, os exercícios físicos são essenciais, além de prevenir doenças e fortalecer a musculatura canina. No caso da artrose, é recomendável que o cão e seu tutor adotem uma rotina de exercícios de acordo com suas necessidades. Sendo assim, investir em caminhadas, corridas e brincadeiras ao ar livre, não só ajuda na condição física, como também na qualidade mental do animal.

Consultas ao veterinário

As consultas ao veterinário são indispensáveis, tanto para prevenir doenças nas articulações, quanto para fazer um check-up geral na saúde do cão. Nessas consultas, o tutor poderá informar os sintomas como “meu cão está mancando“, e pedir que o veterinário avalie o local da dor.

Depois do diagnóstico, o profissional deverá passar um plano de tratamento, podendo incluir ou não terapias alternativas e até fisioterapia canina. Portanto, por mais que a artrose canina não tenha uma cura, existem tratamentos que podem melhorar a condição de vida do seu pet.

Cuide bem do seu dog e ofereça a ele todas as condições necessárias para que tenha uma ótima qualidade de vida. Isto inclui prevenções e tratamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Animais de estimação transmitem Covid-19 para humanos? Veja tira-dúvidas sobre a doença nos pets
24/02/2021 às 12:51:21

O que fazer no caso de uma intoxicação
09/02/2021 às 14:07:58

Acromegalia em gatos: sintomas e tratamentos
09/02/2021 às 13:55:47

Cachorro para pessoas idosas – Por que um idoso deveria ter um cãozinho?
08/02/2021 às 14:11:45


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco