HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

Notícias
Quais são as causas da otite em cães? 25/01/2021 às 13:02:45

A otite em cães é um problema bastante comum, especialmente em certas raças com orelhas grandes e caídas nas quais, por causa da sua morfologia, há pouca ventilação na área das orelhas.

Essa condição pode causar muita coceira e desconforto ao animal. Como tutores de cães, devemos ter consciência da importância de manter a limpeza regular das orelhas do animal, bem como de levá-lo ao veterinário ao detectar um surto infeccioso. Hoje, vamos apresentar todas as possíveis causas da otite canina.

Sintomas da otite

Os sintomas da otite em cães são bastante evidentes, por isso não será difícil identificá-los. A seguir, vamos listar os sinais clínicos mais comuns dessa patologia:

  • Secreção escura no canal auditivo: as orelhas ficam sujas com uma substância pegajosa, às vezes marrom e com odor desagradável.
  • Sinais de dor: a otite pode causar um desconforto considerável ao animal e é possível observar que ele inclina a cabeça para um lado, que coincide com a orelha afetada. Ele também pode mudar de comportamento e ficar irritado ou até mesmo agressivo.
  • Balançar a cabeça: ao balançá-la, os cães procuram fazer com que um pouco da sujeira saia das orelhas.
  • Coceira moderada ou intensao cachorro coça a orelha continuamente.
  • Canal auditivo inflamado: esse sintoma é detectado pelo veterinário na clínica com o auxílio de um otoscópio.

Diante desses sinais, é importante ir ao veterinário para que ele possa fazer um exame e detectar a causa e o tipo de otite que o animal está sofrendo. A detecção rápida sempre facilitará o tratamento e a recuperação do cachorro.

O que causa a otite em cães?

A otite pode ser causada por fatores muito diversos e o tratamento pode mudar de acordo com o agente desencadeador. Por isso, é muito importante ir à clínica veterinária para receber o diagnóstico adequado. A seguir, vamos mostrar os motivos mais comuns que geram a otite canina.

Causas infecciosas

Existem diversos agentes infecciosos que podem se instalar na orelha do cachorro. Entre eles, encontramos os seguintes:

  • Ácaros: a proliferação de alguns ácaros pode causar otite em cães. As principais espécies que atacam a orelha dos cães são Otodectes cynotisDemodex Sarcoptes scabiei. Esses invertebrados são caracterizados por produzirem uma secreção marrom-escura e com odor desagradável.
  • Infecções por fungos e leveduras: a Malassezzia habita a pele dos animais naturalmente, mas a sua proliferação descontrolada causa infecções nos ouvidos.
  • Infecções bacterianas: as bactérias dos gêneros Staphylococcus ou Pseudomonas causam otites em cães e também produzem mau cheiro.

Presença de um corpo estranho no canal auditivo

É muito comum que a causa da otite seja uma farpa que entrou no canal durante um passeio e, nesse caso, será necessário extraí-la. Não tente fazer isso em casa, pois você pode aprofundar ainda mais a farpa. O veterinário vai extraí-la usando a técnica e os instrumentos apropriados.

Predisposição da raça

A otite externa é a inflamação da mucosa do canal auditivo externo e é frequente em cães com orelhas caídas e pesadas, pois a ventilação insuficiente do canal favorece a proliferação de bactérias e leveduras. Também pode ser comum em cães com canais auditivos pequenos ou com muito pelo nas orelhas, como, por exemplo, o yorkshire terrier.

Outras causas

Além dos motivos descritos anteriormente, também existem outros agentes causadores que podem levar ao desenvolvimento da otite em cães. Vamos citar alguns deles brevemente:

  • Alergia: a otite geralmente está relacionada a casos de alergia. Nesse caso, pode ser acompanhada de coceira, vermelhidão, crostas e secreção.
  • Umidade no canal auditivo: a umidade e a temperatura são fatores fundamentais para o crescimento de microrganismos. As orelhas grandes retêm mais umidade, pois são mais difíceis de secar.
  • Patologias de natureza diversa: doenças endócrinas, reações a produtos tóxicos ou hipertrofia do tecido auditivo.

Tratamentos para a otite em cães

Diante de um problema de otite, o veterinário vai limpar a orelha do animal e também poderá colher uma amostra da secreção, que será examinada ao microscópio para determinar o agente causador da otite.

Dependendo da causa da patologia, podem ser aplicados limpadores de ouvido com antibióticos, acaricidas ou antifúngicos, dependendo de haver bactérias, ácaros ou fungos. O veterinário também pode prescrever um anti-inflamatório para o cachorro, a fim de reduzir a inflamação, ou um analgésico para aliviar a dor.

A otite pode se complicar, e alguns cães vivem com otite crônica durante toda a vida e precisam de limpezas e consultas mais frequentes no veterinário. Às vezes, coçar e balançar a cabeça excessivamente pode causar um sangramento interno na orelha, chamado de otohematoma, que requer intervenção cirúrgica.

 

A otite em cães pode ser prevenida?

Como uma medida preventiva, o tutor do animal de estimação deve fazer uma limpeza periódica da orelha para evitar recaídas. Assim como em muitos outros casos, a boa higienização é o melhor tratamento.

Os limpadores de ouvido são específicos para cães e, portanto, não é possível utilizar os de uso humano. Além disso, não é recomendável utilizar cotonetes, e sim uma gaze limpa para extrair os restos removidos pelo limpador de ouvidos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Animais de estimação transmitem Covid-19 para humanos? Veja tira-dúvidas sobre a doença nos pets
24/02/2021 às 12:51:21

O que fazer no caso de uma intoxicação
09/02/2021 às 14:07:58

Acromegalia em gatos: sintomas e tratamentos
09/02/2021 às 13:55:47

Cachorro para pessoas idosas – Por que um idoso deveria ter um cãozinho?
08/02/2021 às 14:11:45


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco