HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Cachorro Bernese: um cachorro grande para apartamento 11/12/2020 às 12:26:10

O cachorro Bernese é um gigante carinhoso e charmoso com o “sorriso” mais gentil do mundo. Os representantes desta raça são companheiros ideais com um senso inato de tato e uma natureza excepcionalmente pacífica.

Bernese Mountain Dog

Bernese Mountain Dog – Foto: Freepik

Os cães Boiadeiro de Berna são cães de boa índole e ajudantes fiéis. Eles se dão muito bem com cada membro da família. Paciência e equilíbrio tornam o cachorro Bernese um animal de estimação ideal.

Conheça mais sobre essa raça.

Fatos rápidos sobre o cachorro Bernese

  • Nome da raça: Bernese Mountain Dog
  • País de origem: Suíça
  • Peso: homens 39-50 kg, mulheres 36-48 kg
  • Altura: machos 64-70 cm, fêmeas 58-66 cm
  • Expectativa de vida: 8 – 10 anos

Curiosidades

  • Apesar de seu tamanho impressionante, o cachorro Bernese vive bem em apartamentos.
  • Os cães desta raça crescem por um tempo relativamente longo e finalmente amadurecem apenas por 2 anos.
  • Eles se dão sem problemas com outros animais de estimação e com gatos são capazes de manter um relacionamento verdadeiramente amigável.
  • O cachorro Bernese aceita graciosamente a atenção do mestre, mas implorar por afeto não está em suas regras.
  • Eles aprendem rapidamente e de boa vontade a cumprir os comandos, embora sejam um pouco inferiores em inteligência e disciplina a outros cães pastores.
  • Alguns indivíduos apresentam uma ligeira teimosia, que às vezes pode retardar o processo de treinamento.
  • O cachorro Bernese têm uma pelagem comprida e espessa e perdem intensamente ao longo do ano.
  • Eles precisam de uma boa caminhada e atividade física regular.

História da raça cachorro Bernese

Os molossianos são considerados ancestrais distantes do cachorro Bernese de hoje, que foram criados pelos antigos romanos.

Os representantes desta raça eram considerados cães versáteis, uma vez que cada indivíduo combinava qualidades de luta, pastoreio e guarda.

Bernese Mountain Dog

Bernese Mountain Dog – Foto: Freepik

enólogo Burgdorf F. Schertenleib teve um papel fundamental na formação da raça. Assim, o empresário apaixonou-se tanto pelos cães alpinos que viajou incansavelmente pela província de Dyurbach em busca de “espécimes” adequados para o seu canil.

O nome “Bernese Mountain Dog” foi dado pelo Professor da Universidade de Zurique Albert Heim, ele também formulou suas principais “características de identificação”.

Pois bem, em 1907, foi adotado o primeiro padrão da raça, o que, na verdade, era pura formalidade.

Personalidade do cachorro Bernese

À primeira vista, os cachorros Berneses são amigos extremamente gentis, obedientes e leais que não importunam o proprietário com uma exigência de maior atenção e um temperamento violento.

Esses cães são calmos e infinitamente sábios, mas ao mesmo tempo são perfeitamente capazes de expressar sentimentos.

Os representantes desta raça são cães típicos de família. Aliás, apesar do cachorro Bernese não ser considerado babás ideais, eles tratam as crianças com apadrinhamento, com um sentimento de ligeira superioridade e sem agressividade.

Cachorro Bernese com as pessoas

Cães adultos e experientes são mais calmos e fleumáticos. Em geral, o cachorro Bernese é paciente e afetuoso, respeitando as pessoas. Por falar em respeito: os cães pastor de Berna tratam os estranhos com calma, sem mostrar agressividade, mas também sem muita simpatia.

Homem brincando com Bernese Mountain Dog

Homem brincando com Bernese Mountain Dog – Foto: Freepik

Normalmente, apenas um membro da família se torna o mais respeitado aos olhos do animal. Mas isso, é claro, não significa que o cão não obedeça outras pessoas.

Só que o bichinho não executará os comandos dos donos do “segundo plano” tão ativamente. Apesar da ligeira preguiça e do gosto pelo sono, o cachorro Bernese participa com prazer em jogos ao ar livre. É verdade que, em virtude de sua natureza, eles não gostam de se divertir por muito tempo.

Educação e treinamento

Jovem andando com seu cachorro

Jovem andando com seu cachorro – Foto: Freepik

O Boiadeiro de Berna está sujeito à socialização obrigatória e, quanto mais cedo você começar a ensinar os comandos ao filhote, melhor para vocês dois.

Independentemente de sua aparência, os Pastores Berneses são cães muito sensíveis, então você não deve gritar com ele e nem usar de violência física contra ele.

Importante: o cachorro Bernese amadurece mais tarde do que as outras raças, portanto, o treinamento complexo só deve ser praticado com indivíduos que tenham atingido a idade de dois anos.

Cuidado e manutenção do cachorro Bernese

A princípio, uma casa para um cão Boiadeiro de Berna pode ser uma casa de campo ou um apartamento na cidade. Assim, se o animal for morar em apartamento, é melhor dar a ele um lugar na varanda.

Mas no verão, também é necessário monitorar a temperatura na varanda: o sol aquece muito as paredes da casa, o que não tem o melhor efeito na saúde do cão.

O cachorro Bernese deve passear duas vezes por dia, embora seja desejável combinar caminhada com atividade física ativa. Você pode fazer seu cão correr ou participar de algum jogo simples para queimar calorias extras e aumentar o tônus ​​muscular.

Higiene

Uma vez que o cachorro Bernese perde pelo intensamente, é necessário escovar os pelos todos os dias. Mas dar banho no cachorro com muita frequência não vale a pena.

A princípio, o banho para essa raça deve ser no máximo uma vez por mês, exceto nos casos em que seu animal de estimação consegue se sujar completamente durante uma caminhada.

As orelhas do cachorro Bernese devem ser examinadas uma vez por semana. E suas garras devem ser cortadas uma vez a cada duas semanas.

Alimentação

A princípio, os cachorros de dois meses devem ser alimentados até 5 vezes ao dia, os de três meses – 4 vezes, os adolescentes de sete meses são alimentados com três refeições por dia e, o cão adulto deve comer duas vezes ao dia.

Saúde e doença do Boiadeiro de Berna

A expectativa de vida média do cão pastor de Berna é de 8 a 10 anos. Assim, na ausência de doenças graves e de cuidados de qualidade, alguns representantes desta raça “resistem” aos 13 anos, o que é considerado uma espécie de recorde.

Mulher abraçando seu filho e seu cão

Mulher abraçando seu filho e seu cachorro – Foto: Freepik

Doenças típicas do cachorro Bernese:

  • Displasia do cotovelo e articulações do quadril;
  • Problemas com a visão (catarata, entrópio, atrofia da retina);
  • Alopecia (queda de pelo);
  • Hérnia umbilical;
  • Superaquecimento (insolação).

Como muitas outras raças, o cachorro Bernese é propenso ao câncer. Além disso, em alguns indivíduos, podem aparecer patologias renais hereditárias.

Características da raça

Os cachorros Berneses são cães bastante grandes com uma longa pelagem preta e castanha e manchas brancas ao redor do nariz, pescoço e patas.

O chamado “sorriso” do cachorro Bernês considera-se a marca registrada da raça. Nesse sentido, em um estado de calma, os músculos do focinho e da cabeça do cão relaxam, abrindo sua boca e criando a ilusão de expressões faciais humanas.

Jovem com cão

Jovem com cachorro – Foto: Freepik

A altura de referência para os machos é de 64 a 70 cm, para as cadelas de 58 a 67 cm. O peso médio do cachorro Bernese varia de 39-50 kg para os machos, 38-48 kg para as fêmeas.

Outras características

  • Cabeça: Proporcional, grande. O crânio é maciço, arredondado, o que é especialmente notável quando você olha o animal de perfil. O nariz é grande, preto, com narinas grandes.
  • Mandíbulas e dentes: A mordida de referência é uma mordedura em tesoura, mas em alguns casos uma opção em pinça (reta) também é aceitável. Os dentes do cachorro Bernese são grandes, fortes e localizados em uma linha.
  • Olhos: Os olhos são médios, amendoados, inseridos retos. Assim, o tom da íris é castanho escuro, o branco dos olhos não é perceptível. As pálpebras são secas, de cor preta (pálpebras “úmidas” são consideradas defeitos).
  • Orelhas: De tamanho médio, forma triangular regular, inserida alta. A ponta da orelha é ligeiramente arredondada. Quando o cachorro Bernese está alerta, a porção anterior da orelha continua adjacente ao crânio, enquanto a porção posterior é ligeiramente elevada.
  • Corpo: O corpo é compacto, forte, com costas largas e retas e tórax longo e profundo. As costelas são convexas. Assim, o lombo é curto, ligeiramente mais estreito que o peito.
  • Rabo: A cauda do cachorro Bernese é enorme, em forma de sabre, afinando da base até a extremidade. No entanto, em um animal calmo, ele é abaixado; em um animal excitado, ele se eleva ao nível das costas e acima.
  • Cor: A cor predominante do corpo do Boiadeiro de Berna é o preto. Mas áreas de rica pelagem fulva encontram-se no peito, nas quatro patas e acima dos olhos. Além disso, as marcas brancas em cães pastor de Berna podem ser na cabeça em forma de uma chama, no focinho em forma de uma mancha (não deve ultrapassar os cantos da boca) e no peito.

 

 

 

Por: Handreza Hayran

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quais são as causas da otite em cães?
25/01/2021 às 13:02:45

Síndrome do intestino irritável em cães: causas e sintomas
25/01/2021 às 12:53:18

Nephrurus levis: cuidados em cativeiro
25/01/2021 às 12:48:03

Pênfigo em cães tem cura? Saiba mais
15/01/2021 às 13:42:49


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco