HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Cachorro vomitando espuma branca – O que pode ser? O que fazer? Veja possibilidades 17/11/2020 às 14:24:50

Ter em casa um cachorro vomitando espuma branca nunca é uma coisa legal. Afinal, o vômito em formato de espuma branca pode significar uma série de situações graves e, ao mesmo tempo, pode não significar um problema aparente. No entanto, é mais do que importante que nos certifiquemos do que está acontecendo e, acima de tudo, tenhamos conhecimento sobre a eventualidade.

Um cachorro vomitando espuma branca pode estar demostrando sinais claros de que ele precisa de ajuda. Mas, antes de mais nada, é importante que você mantenha a calma. Afinal, é desta forma que você poderá ajudá-lo. Afinal, o problema pode estar relacionado a intoxicações graves, até uma breve má digestão.

Portanto, acompanhe o texto para que possamos entender o tema de maneira mais aprofundada. Vamos lá?

cachorro vomitando espuma branca

Cachorro no veterinário – Foto: Freepik

 

Cachorro vomitando espuma branca – O que pode estar causando este problema no organismo do cão?

Um cachorro vomitando espuma branca é sempre um sinal de que algo está em desordem em seu organismo. É muito comum que fiquemos apavorados pelo fato, uma vez que o animal pode vomitar de muitas maneiras diferentes. Ele pode vomitar em silêncio, de maneira esporádica e “do nada”, ou pode vomitar depois de outros sintomas, como cansaço ou falta de ânimo.

Nas duas situações, o vômito branco pode ter características parecidas, mas pode significar coisas totalmente diferentes. Portanto, antes de mais nada, é importante que você entenda que esta é sim uma situação de alerta e de cuidados especiais. Mesmo que possa não ser nada demais, não podemos dar margem para um quadro mais agravado.

Alguns problemas aparentes e ligados aos vômitos com espuma branca, são estes abaixo:

  • Má digestão por alguma comida que não caiu muito bem;
  • Intoxicações dos mais diversos tipos (inclusive envenenamento) podem causar vômitos com espuma branca;
  • Problemas no estômago e intestino do cachorro (infecções, inflamações, obstruções);
  • Reflexo de comer muito rápido – Torção gástrica;

Cada um destes quadros vai relatar uma situação e, claro, precisamos entender cada um dos pontos de maneira individual, sem generalizar os sintomas e motivações. Vamos lá?

Cachorro vomitando espuma branca: Má digestão por alguma comida que não caiu muito bem

Sabe aqueles dias que a gente come alguma coisa que não deveria, ou mesmo come algo que não cai muito bem, gerando cólicas ou outros desconfortos estomacais? Pois é, isto pode acontecer também com os cães. Afinal, a má digestão é um problema muito comum e que pode afetar os cães por diversos motivos.

Neste caso, é interessante ter um conhecimento maior sobre o dia a dia e a alimentação do seu cachorro, uma vez que estas informações ajudarão a compreender se o vômito com espuma branca pode ou não ter algum tipo de relação com a má digestão. Estas situações são muito comuns em cães que comem muito e logo saem para correr ou brincar. Ou, ainda, pode ter relação com a qualidade da comida, prazos de validade, etc.

Veja aqui por que evitar rações a granel e como elas podem contribuir para más digestões futuras.

Intoxicações dos mais diversos tipos (inclusive envenenamento) podem causar vômitos com espuma branca

Esta é uma das situações mais graves e que merecem um acompanhamento muito próximo do tutor com seu cão. Um cachorro vomitando espuma branca pode ser, sim, por motivos de envenenamento ou intoxicações dos mais diversos tipos, como as alimentares. Além disso, é muito comum também que as intoxicações sejam causadas por pequenas plantas que o animal tenha mastigado no quintal (para aqueles que têm espaços externos para brincar).

Somente com um acompanhamento próximo para entender o dia a dia do animal, é que você poderá desconfiar de alguma coisa. Se o cachorro sai pra rua ou tem acesso a alimentos de origem desconhecida, as chances de ele se contaminar e ter um problema grave, são realmente grandes. Portanto, tenha uma posse responsável e cuide do seu cachorro para que ele não tenha acesso a estas situações.

Caso você desconfie de alguém que possa ter envenenado seu cachorro, não hesite em levá-lo a um pronto-socorro veterinário o quanto antes para que procedimentos específicos possam ser feitos para salvar a vida do cão. O grande problema é que o vômito, muitas vezes, mostra um problema que já está acontecendo há algum tempo no corpo do animal. Em algumas situações, o vômito é instantâneo após a intoxicação. Mas em outras situações, pode levar algumas horas até que o cão dê sinais.

Por isso, todo cuidado é pouco.

Problemas no estômago e intestino do cachorro (infecções, inflamações, obstruções)

Outras situações que podem trazer o cão para quadros de vômito com espuma branca, são os problemas já conhecidos (ou não) no estômago do cachorro. Essa espuma é, muitas vezes, uma secreção que o estômago produz para ajudar a expelir algo que está incomodando o órgão. E no caso de infecções, inflamações e obstruções, este procedimento é muito comum (e natural).

Para saber se o cão está ou não com algum problema no estômago (como gastrite canina), procure sempre ajuda veterinária para consultas periódicas e de rotina. Não procure um veterinário somente quando o cão precisa de ajuda. Isto faz com que as chances de recuperação e cura sejam reduzidas. Além de que, com consultas esporádicas, você consegue tratar e até evitar problemas no estômago.

Muitas vezes um diagnóstico simples e rápido em uma consulta rotineira, pode fazer você entregar muito mais qualidade de vida ao seu pet. E isto é fundamental, não é mesmo?

Cachorro vomitando espuma branca: Reflexo de comer muito rápido – Torção gástrica

Um dos motivos mais simples – e problemáticos – que pode estar fazendo seu cachorro vomitar espuma branca, é o fato de ele comer rápido. Quando uma refeição é feita de maneira “avoada”, as chances de um grão de ração ou um pedaço de carne ficarem entalados ou mesmo entrar “atravessado” no estômago, são realmente grandes. E isto, claro, pode fazer o cachorro vomitar. Inclusive, vômitos com espuma branca.

Quando um cão vomita, ele está dando um sinal claro de que o corpo rejeitou determinada substância ou pedaço de alimento. E isto pode acontecer por diversos motivos, incluindo todos que mencionamos nos tópicos anteriores. Portanto, faça um adestramento de cachorro para que seu cão saiba se alimentar de maneira organizada e equilibrada – isto fará com que ele tenha muito mais qualidade de vida.

Quais sinais físicos no cão podem acompanhar vômitos com espuma branca?

Um cachorro vomitando espuma branca pode significar uma série de situações, como entendemos anteriormente. Desde aquelas mais graves, que precisam de uma consulta veterinária urgente, até aquelas mais simples, que não exigem intervenções instantâneas, mas que despertam um sinal de alerta nos tutores.

E para que você tenha um guia mais direcional para situações que podem ser mais “perigosas” ao cachorro, separamos uma lista com alguns sintomas que podem acompanhar o vômito de espuma branca. Estes problemas geralmente estão associados a quadros mais graves:

  • Cachorro tremendo;
  • Inchaços na barriga;
  • Pouca vontade de brincar e de comer;

Vamos entender um a um a partir de agora. Acompanhe.

 

Cachorro vomitando espuma branca: Cachorro tremendo

Quando o cachorro está tremendo e vomita espuma branca, é sinal de que você precisa buscar um veterinário o quanto antes. Neste caso, o cão pode estar sofrendo algum quadro nervoso que pode estar associado a situações de envenenamento ou intoxicações por insetos ou bichos peçonhentos que eventualmente possam estar no gramado da sua casa.

Os tremores podem estar associados a várias situações físicas, como mentais. Um cão pode tremer de medo. Mas também, pode tremer por alguma disfunção neural. E procurar um veterinário, caso note este comportamento, é mais do que importante. Afinal, o vômito pode significar um quadro grave da situação, uma vez que é o corpo tentando expulsar o que está de errado.

Inchaços na barriga

Os inchaços na barriga são indicativos claros de que o cão pode estar com problemas nesta região. É claro que eles podem ficar bem redondinhos depois de uma porção generosa de comida e, se o vômito vir depois de comer, pode ser que algo caiu mal no estômago. Porém, é importante sempre observar seu pet para que você consiga notar estas anormalidades em situações comuns do dia a dia.

A barriga inchada pode demonstrar inflamações e outros tipos de complicações no estômago. Por isso, fazer um acompanhamento veterinário rotineiro é fundamental não apenas para diagnosticar problemas. Mas também, para preveni-los!

Pouca vontade de brincar e de comer

E ainda, um dos fatores que mais indicam anormalidades na saúde do cachorro, é a falta de vontade de brincar e comer. Principalmente para aqueles cães muito ativos e brincalhões, esta mudança comportamental pode dizer muito sobre a saúde dele. Portanto, mais uma vez: observe seu cão! Tente entender a rotina dele e veja como ele reage para as mais diversas situações.

Se os vômitos ocorrerem depois de situações como essa ou como as outras que descrevemos aqui, leve o cão o quanto antes para um veterinário. Procurar ajuda profissional e especializada é a única forma de garantir que seu cão receba os cuidados que precisa para cada quadro.

 

 

 

Por: Camila da Silva. Catarinense. Psicóloga (CRP12/17354)

Fonte: (Portal do Dog)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cães e gatos são vacinados gratuitamente via drive thru em Jaboatão
23/11/2020 às 13:30:22

Cachorro resgatado pela Polícia Civil será encaminhado para adoção
23/11/2020 às 13:26:12

Brinquedo feito por aluna da UFMG ajuda a mudar hábitos de animais
23/11/2020 às 12:24:40

Cachorro vomitando espuma branca – O que pode ser? O que fazer? Veja possibilidades
17/11/2020 às 14:24:50


© Canil Garra 2020. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco