HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Como saber quando o cachorro está com febre? 29/10/2020 às 13:21:44

A febre é uma indicação de um processo inflamatório no corpo. Independentemente da doença subjacente, uma febre muito alta pode ser fatal para o cão. Mas como saber quando o cachorro está com febre? Descubra!

Febre acima de 41 graus é uma emergência veterinária. Como parte do atendimento de emergência fornecido pelo profissional de primeiros socorros no local, a febre deve ser reduzida e o cão deve ser transportado para a clínica veterinária para cuidados intensivos adicionais o mais rápido possível.

Febre canina

Como educar cachorro surdo

Filhote de cachorro – Foto: Freepik

A febre é um mecanismo de defesa do sistema imunológico no qual, além do aumento da temperatura corporal, um grande número de atividades de defesa aumentadas é executado a toda velocidade.

O corpo luta – as defesas são mobilizadas. O objetivo principal é combater os patógenos presentes no corpo. Portanto, a febre é inicialmente um sinal positivo. A defesa imunológica funciona e está ativa.

Mas se a febre for muito alta ou durar muito tempo, se o cão não comer nada por muito tempo, quase não beber mais e ficar cada vez mais fraco, a própria febre torna-se um perigo mortal.

Quando a febre se torna uma emergência?

dogo argentino

Dogo argentino deitado – Foto: Freepik

As medidas para baixar a febre listadas neste artigo destinam-se apenas a ser uma medida de emergência como parte dos primeiros socorros para cães e não são de forma alguma um substituto para o tratamento veterinário.

Sendo assim, se seu cão estiver com febre forte, leve-o ao veterinário e tenha a causa esclarecida profissionalmente. A febre persistente acima de 41 graus é fatal para o seu cão; se continuar a subir, torna-se gravemente fatal. Seu cão confia em você – aja antes que seja tarde demais.

Como saber quando o cachorro está com febre?

Assim como o coração, que pode bater um pouco mais rápido nos cães do que nos humanos, a temperatura corporal dos cães normal também é um pouco mais alta que a nossa. Normalmente, a temperatura em um cão saudável está entre 37,5 e 39,0 graus Celsius.

A temperatura normal em cães também varia ligeiramente durante o dia: é mais baixa no início da manhã e aumenta alguns décimos de grau à noite.

Como saber quando o cachorro está com febre

Cachorro deitado no sofá – Foto: Freepik

As diferenças na temperatura corporal também surgem dependendo da raça, idade e sexo. Sendo assim, raças menores, animais mais jovens e cadelas têm uma temperatura ligeiramente mais alta do que amigos de quatro patas maiores, mais velhos e machos.

Além disso, uma temperatura do ar extremamente alta ou excitação e estresse também afetam a temperatura corporal. Portanto, para evitar valores incorretos, você deve dar ao cão uma pausa de cerca de uma hora após tal evento e medir a temperatura em uma fase inativa.

Além do aumento da temperatura corporal, a febre em cães se manifesta por meio de certos sintomas que você pode reconhecer facilmente em uma inspeção mais detalhada. Mas os sinais de febre podem aparecer individualmente ou em conjunto.

Então, para saber quando o cachorro está com febre, observe se:

  • Nariz seco;
  • Aumento da respiração ofegante;
  • Orelhas quentes;
  • Falta de apetite;
  • Indiferença;
  • Todo o corpo do cachorro parece superaquecido.

Como saber quando o cachorro está com febre: sinais de febre alta

  • Arrepios
  • Perda de fluidos até a desidratação
  • Mudança negativa severa nos sinais vitais do cão
  • Recusa total em comer

É errado medir a temperatura na boca ou ouvido

Como saber quando o cachorro está com febre

Cachorrinho dormindo – Foto: Freepik

Equipado com a ferramenta certa, existem apenas algumas regras que você deve seguir para medir de forma confiável a febre de um cão.

Mas ao contrário das pessoas que medem a temperatura na boca com mais frequência e colocam a ponta do termômetro sob a língua, o método é extremamente inadequado para animais.

Um cachorro não toleraria um termômetro em seu focinho – iria mastigá-lo antes, mas certamente tentaria se livrar do objeto desconhecido.

Febre canina a medição é retal

Determina-se a febre com segurança pela medição da temperatura do ânus. Para a medição retal, você deve umedecer a ponta do termômetro com um pouco de vaselina ou lubrificante e, em seguida, inseri-lo no bumbum do cachorro.

Coloque o termômetro na parte interna do reto de forma que a ponta seja empurrada para o lado. Assim, caso contrário, você corre o risco de simplesmente medir a temperatura do ar no reto em vez da temperatura corporal interna do cão.

Por fim, após a medição, você deve limpar o termômetro completamente e desinfetá-lo.

Conclusão sobre como saber quando o cachorro está com febre

Como saber quando o cachorro está com febre

Cachorro recebendo carinho – Foto: Freepik

A temperatura normal em um cão adulto é entre 37,5 e 39,0 graus Celsius. Cachorro com febre não significa necessariamente uma doença grave, mas também não deve-se tratar levianamente.

Mas se você puder descartar causas menores, como excitação, atividade física ou sensação de saciedade após uma refeição, o cão deve ficar sob observação.

Mas se a temperatura subir rapidamente ou durar mais tempo, você deve consultar um veterinário que deve determinar a causa.

 

 

 

 

 

Por: Handreza Hayran 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Animais de estimação transmitem Covid-19 para humanos? Veja tira-dúvidas sobre a doença nos pets
24/02/2021 às 12:51:21

O que fazer no caso de uma intoxicação
09/02/2021 às 14:07:58

Acromegalia em gatos: sintomas e tratamentos
09/02/2021 às 13:55:47

Cachorro para pessoas idosas – Por que um idoso deveria ter um cãozinho?
08/02/2021 às 14:11:45


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco