HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Tudo sobre a tosa em cães 26/11/2018 às 23:10:47

O que é a tosa em cães?

 
Tosar um cachorro é quando você apara, tosquia ou corta os pelos do seu cachorro. A tosa é feita por estética, higiene e limpeza do cachorro.
 
Algumas raças precisam de tosa frequente, são aquelas que tem o crescimento infinito do pelo, ou seja, se não tosar, o pelo não para de crescer. Outras raças precisam de tosa higiênica somente, para que o cão se mantenha limpo.
 
 

Por que a tosa é importante?

 
como-tosar-caoO pelo funciona como um isolante térmico para o cachorro, ele concentra o calor no corpo do cão e também evita que o cachorro absorva calor em excesso. Não é recomendado que você tose muito o seu cachorro, muitas pessoas cometem o erro de tosar completamente os cães de pelo longo no verão achando que assim o cachorro ficará mais “fresco”, mas isso não é uma verdade. A tosa continua sendo importante porque evita que o pelo acumule fungos, bactérias e parasitas (pulga, carrapato etc).
 
A solução, se você tem um cachorro de pelo longo e que precise de tosa, é que você faça uma tosa média, que mantenha o cachorro higiênico mas ao mesmo tempo não tire a função do pelo do cão.
 
 

Raças que precisam tosar

 
– Maltês
– Lhasa Apso
– Yorkshire
– Schnauzer
– Cocker Spaniel Inglês
– Cocker Spaniel Americano
– Shih Tzu
– Poodle
– Bichon Frisé
– Afghan Hound
– Cão D’Água Português
– Pequinês
– West Highland Terrier
 
 

O que é tosa higiênica

 
A tosa higiênica é feita para manter a higiene e a limpeza do cachorro, ela consiste em aparar os pelos das patas (principalmente embaixo, entre as almofadas, para evitar que o cachorro fique escorregando no chão liso ou para evitar que fique encardido) e aparar a área íntima do cachorro, pois essa região acaba ficando com resquícios de urina e fezes, concentrando um cheiro ruim e sujeira.
 
Principalmente com o clima quente, moscas e mosquitos começam a rondar o cachorro, atraídas pelos resíduos de xixi e cocô que ficam no pelo. Esses insetos podem colocar ovos no cachorro, causando bicheiras e bernes.
 
Se você tiver segurança, você mesmo pode fazer a tosa higiênica, caso seu cachorro fique calmo durante o procedimento e você tenha confiança para manusear a tesoura nessas regiões. Mas se você tiver dúvida, é mais seguro levar seu cachorro na petshop e pedir uma tosa higiênica – que é mais barata que a tosa normal.
 
tosa-higienica
 

Raças que precisam de tosa higiênica

 
Essas raças costumam ter o pelo médio, sem crescimento infinito. Costumam soltar bastante pelo e precisam de tosa higiênica nas partes íntimas (genital e ânus).
 
– Cavalier King Charles Spaniel
– Husky Siberiano
– Golden Retriever
– Chow Chow
– Akita
– Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia)
– Bernese Mountain Dog
– Border Collie
– Borzoi
– Collie
– Griffon de Bruxelas
– Pastor de Shetland
– Setter Irlandês
– Kuvasz



 

 

 

Fonte: (Tudo Sobre Cachorros)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Como acabar com as pulgas no quintal de terra
19/03/2019 às 20:17:21

A fauna da cordilheira dos Andes
19/03/2019 às 20:15:31

As diferenças entre lhamas e alpacas
19/03/2019 às 20:10:52

Exames preventivos podem prolongar a vida dos animais de estimação
08/03/2019 às 20:11:59


© Canil Garra 2019. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco