HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Faz mal dar banho em uma cadela no cio? 28/08/2018 às 23:00:48

Primeiro de tudo, antes de banhar uma cadela no cio, você tem que ter certeza que a fêmea está nessa fase. Ela passa por isso algumas vezes por ano. Além disso, o primeiro cio ocorre por volta dos 9 até os 12 meses de idade.

Sempre ouvimos que, quando uma mulher está menstruada, não é saudável para ela tomar banho com água fria, porque aumentariam as cólicas. Isso é verdade, porque a temperatura fria contrai os vasos sanguíneos, dificultando a liberação do sangue e causando dor. Os banhos, portanto, devem ser com água morna nesse período.

Diante dessas particularidades, muitos se perguntam se faz mal dar banho numa cadela que está na fase do cio. Por isso, vamos te contar tudo sobre esse assunto neste artigo.

Tudo sobre o cio das cadelas

Para começar, o primeiro cio das cadelas geralmente chega quando elas têm entre 9 e 12 meses de idade. Além disso, essa fase costuma se repetir duas vezes por ano. De forma geral, o ciclo tem quatro etapas: proestro, estro, diestro e anestro.

A primeira fase dura entre nove e quinze dias. Ela é notada pela presença de um fluxo marrom avermelhado. A segunda, que também dura cerca de nove dias, deixa a vulva vermelha e inflamada. A fase do diestro pode chegar a 80 dias e a cadela parece estar grávida. Na verdade, é nessa fase do cio em que a cadela está suscetível a sofrer de uma gravidez psicológica.

Como saber se minha cadela está no cio

Há muitos fatores perceptíveis que podem nos fazer perceber se uma cadela está está no cio. Estes são alguns:

  • Mudanças de humor. Obviamente, o cio nas cadelas é um processo hormonal em que diversas oscilações de humor podem acontecer com o animal.
  • Mamilos inflamados. Quando a cadela está no cio, ficará com os seios inchados e é possível que sinta dor ao ser tocada.
  • Interesse obsessivo dos machos. Se você começar a ver muitos cães ao redor de sua cadela é melhor que você a isole, caso não esteja interessado que ela dê cria. Esse é um sinal inconfundível de que sua cadela está no cio.
  • Sangramento. Às vezes, você pode ignorar alguns dos sinais já mencionados, mas o sangramento vaginal é o mais óbvio indicador de que sua cadela está no cio.
 
Mulher abraçando cachorro

Bem, uma vez que você conhece o processo e sabe como identificá-lo, chegou a hora de responder à sua pergunta: você pode dar banho em uma cadela no cio?

Banhar uma cadela no cio, sim ou não?

A resposta é sim. Não há objeção alguma para que você dê um banho em sua cadela se estiver fazendo calor, desde que tome algumas precauções. Primeiramente, o banho será necessário se o fluxo for abundante e fizer com que o animal se sinta melhor. Afinal, a cadela ficará mais confortável se estiver seca e limpa.

No entanto, como o humor do animal sofre alterações, você tem que tentar evitar o estresse. Então, não dê banhos em uma cadela no cio apressadamente, nem a force. Em vez disso, use o reforço positivo, que sempre funciona. Por fim, você pode usar o xampu usual, mas tenha cuidado especial ao lavar as partes mais íntimas do animal.

No mais, regule a temperatura da água para que fique morna e constante. Afinal, se a água estiver muito fria ou muito quente pode causar uma onda de calor ou frio no corpo do animal e fazê-la se sentir pior.

Cachorro tomando banho

Use uma toalha limpa para secá-la, já que a área íntima estará sensível e poderá facilmente pegar uma infecção. Além disso, tente utilizar um material que seja muito macio, de modo que seja agradável ao toque.

Por outro lado, lembre-se também de que as cadelas perdem mais quantidade de pelos quando estão no cio. Por isso, escove seu animal antes e depois do banho. Afinal, isso será muito importante para o bem estar do seu bichinho.

Siga estas dicas e você não terá nenhum problema em banhar uma cadela no cio. Sem dúvida, existem mitos que cercam muitas situações. Entretanto, estar informado é sempre a melhor opção para tomar boas decisões em relação ao seu animal de estimação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Operação de proteção da mata atlântica termina com dois presos e mais de R$ 5 mi em multas em Minas
17/09/2018 às 22:01:12

9º Encontro de Cães e Criadores acontece em Itabira, MG
17/09/2018 às 21:35:49

Todo sobre a fauna siberiana
11/09/2018 às 22:45:24

Dicas de como lavar os olhos do seu cão
11/09/2018 às 22:42:55


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco