HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

Notícias
Veja 10 curiosidades sobre o focinho do cachorro 04/04/2023 às 18:29:01

As curiosidades sobre o focinho do cachorro são inúmeras. É possível encontrar inúmeras características, coincidências e explicações para comportamentos e necessidades do cão através do seu focinho.

Neste artigo, portanto, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Veja quais são as curiosidades sobre o focinho do cachorro, encontre explicações incríveis e muito mais.

 

Continue lendo para saber mais..

Veja 10 curiosidades sobre o focinho do cachorro

As maiores curiosidades sobre o focinho do cachorro estão relacionadas, principalmente, aos comportamentos e também necessidades básicas e pontuais.

Se você é apaixonado ou apaixonada por dogs, assim como o Portal do Dog, certamente já reparou em determinados comportamentos diferentes e que só os cães têm. Eles percebem o nosso cheiro há distâncias enormes e muitas vezes se fazem entender por um simples olhar.

A partir do seu focinho, os cães têm um poder enorme de identificação de situações. Eles conseguem perceber até mesmo você chegando em casa do trabalho, mesmo que ainda esteja longe da porta de entrada.

Muito legal, não é mesmo? Inclusive, veja também fatos incríveis sobre o olfato canino para descobrir mais sobre o tema.

Abaixo, veja 10 curiosidades sobre o focinho do cachorro:

 

  1. O focinho do cão é 10 mil vezes mais potente que o nariz humano;
  2. Focinho gelado não significa nada;
  3. O focinho queima do sol e resseca;
  4. Pode indicar leishmaniose;
  5. É um local sensível a produtos de banho;
  6. Não há focinho igual;
  7. Cada focinho pode ter uma cor;
  8. Umidade é importante no focinho;
  9. O olfato ajuda o cão a entender o ambiente;
  10. Ele também ajuda o cão a aprender.

A seguir, saiba mais sobre as 10 curiosidades em detalhes.

O focinho do cão é 10 mil vezes mais potente que o nariz humano

Essa é uma das curiosidades sobre o focinho do cachorro que certamente muitos tutores ficam espantados. Afinal, como assim o focinho do cão pode ser 10 mil vezes mais apurado do que o nariz humano?

A verdade é que o focinho é o principal indicador de situações para os cães. Estamos falando do que, para eles, representa um radar sensível e extremamente apurado para ler o ambiente, identificar ameaças e oportunidades.

E detalhe: o focinho do cão não precisa se movimentar para representar que eles estão trabalhando para identificação de cheiros. As partículas que vem pelo ar entram rapidinho no focinho deles e isso é o suficiente.

Com essa apuração toda, é possível que o seu cão comece a latir pela sua chegada antes mesmo que o carro seja desligado na garagem do prédio.

Muito interessante, não é mesmo?

Focinho gelado não significa nada

Muitos tutores ficam pasmos quando percebem alguma diferença de temperatura no focinho do cachorro. E essa é uma das curiosidades sobre o focinho do cachorro: ele estar gelando, não significa nada.

Isto é, você não precisa se espantar e pensar que o seu cão está com uma doença terminal, está sem circulação ou mesmo tendo qualquer tipo de alteração no organismo.

A temperatura do focinho está relacionada principalmente a condição de temperatura do corpo. Representa uma “esponja” para realizar o equilíbrio da temperatura do animal, assim como a língua.

É claro que, em situações extremas como vermelhidão ou feridas, é preciso procurar um veterinário com urgência. Isso, sim, representa que o cão está com alguma condição que precisa de uma análise profunda.

No entanto, em caso de dúvidas sobre a temperatura do focinho do cachorro, não deixe de procurar um veterinário.

Curiosidades sobre o focinho do cachorro – O focinho queima do sol e resseca

Você sabia que uma das curiosidades sobre o focinho do cachorro é que, se o focinho ficar no sol por muito tempo, ele pode queimar? Sim! Essa é uma área muito sensível do corpo do cachorro, já que é desprotegida por pelos.

Por isso, em dias quentes de verão ou mesmo em passeios no sol, lembre-se de passar protetor solar canino adequadamente no seu dog. Desta forma, o focinho do cão fica protegido e não desenvolve problemas, como o câncer de pele.

Inclusive, por causa do frio ou calor excessivo, o focinho do seu cão também pode descamar ao ficar ressecado. Essa é uma condição que exige muitos cuidados do tutor.

Pode indicar leishmaniose

Uma das curiosidades sobre o focinho do cachorro que o tutor precisa ficar atento, é essa: determinados sinais, podem indicar que o seu cão está com leishmaniose.

Mas, como assim? Infelizmente, a leishmaniose é uma doença grave que pode ser descoberta através de muitos sinais. Um dos sinais mais claros é a descamação do focinho, conforme mencionamos anteriormente.

É por isso que, ao notar algum tipo de descamação, ressecamento ou sinal diferente no focinho do dog, você procure um veterinário.

Não use o famoso “autodiagnóstico” para supor o que o seu cão está passando. Não pague para ver. Busque ajuda veterinária.

Inclusive, temos um artigo sobre o assunto: Leishmaniose canina: detalhes sobre uma doença perigosa.

nariz do cachorro

O cão colocando o focinho no buraco do papel – Foto: Freepik

Curiosidades sobre o focinho do cachorro – É um local sensível a produtos de banho

O focinho do seu cão é um local muito sensível não apenas para notar algo diferente no ambiente ou perceber um cheiro há enormes distâncias. Mas também, é sensível fisicamente a determinadas situações.

Uma delas, é a situação de banho. Ao banhar o seu dog, nunca use produtos de higiene humana. Eles podem ser absolutamente tóxicos para a pele do dog, especialmente o focinho.

Mas além disso, é importante não deixar que outros produtos, mesmo que sejam produtos pets, entrem em contato com o focinho do dog.

Ao dar banho no seu cão, evite molhar a região do focinho. Ela é muito importante para o bem-estar e instinto canino. Desconfortos ou problemas no focinho podem ocorrer ao molhar ou usar produtos de higiene de banho.

Não há focinho igual

Muitos veterinários indicam que o focinho é como se fosse a “digital” do cão. Afinal, não existe focinho igual ao outro, já que cada um tem uma característica e traços exclusivos.

Por isso, é fundamental cuidar bem do focinho do seu dog. É através do focinho que o cão consegue se comunicar, entender o ambiente e se sentir seguro.

Um focinho comprometido pode gerar reflexos ruins no seu dog. Como por exemplo, ficar com medo ou desconfiado em situações que ele não deveria ficar.

Curiosidades sobre o focinho do cachorro – Cada focinho pode ter uma cor

Você sabia que cada focinho canino pode ter uma cor diferente? Essa é uma condição completamente normal e está ligada a anatomia canina. Cada cão, pode ter uma característica diferente.

Outro fator que pode fazer o focinho mudar de cor, é a estação do ano. Alguns cães podem apresentar uma mudança de coloração no inverno, o que é normal.

No entanto, se você notar alguma descamação, coloração vermelha diferente ou qualquer situação que chame a sua atenção, procure um veterinário. É melhor que ele diga que está tudo bem, do que ficar com essa dúvida, não é mesmo?

Umidade é importante no focinho

Muitos tutores estranham a situação de nariz úmido nos cães. No entanto, você sabia que a umidade no focinho do cachorro é fundamental para que o nariz fique saudável?

Por isso, não estranhe. O nariz do seu pet pode, sim, apresentar umidade. Inclusive, a umidade ajuda o cão a notar cheiros muito longe de onde ele está, já que as partículas grudam melhor onde está úmido.

Não tente secar a umidade do nariz ou mesmo usar produtos para tratar essa condição, já que é normal. Se você realmente estiver assustado com a quantidade de umidade no focinho do seu dog, procure um veterinário.

Curiosidades sobre o focinho do cachorro – O olfato ajuda o cão a entender o ambiente

Uma das situações mais importantes para qualquer cão, de qualquer raça, é se sentir confortável no ambiente. A rotina adequada e organizada ajuda nisso e não traz aquela sensação de desequilíbrio mental.

O olfato, nesse caso, mais uma vez está presente na rotina do cão para ajudá-lo a entender o ambiente. Através dos cheiros, o cão sabe se algo está perigoso ou não, perto ou não, entre outras coisas.

Faz parte da sobrevivência canina ter um olfato apurado, ajustado e extremamente limpo.

Ele também ajuda o cão a aprender

E por fim, mais uma das curiosidades sobre o focinho do cachorro é que, através do focinho, o cão aprende a aprender. Isto é, o cão consegue se adaptar aos treinamentos e assim pode aprender adestramentos importantes para a rotina.

Por: Camila Bonatti

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cão vira-lata é encontrado amarrado em banco de praça, junto com uma carta escrita à mão
02/07/2024 às 17:46:30

8 raças de cães menos treináveis
02/07/2024 às 17:28:09

Cadela que passou um ano em abrigo fica emocionada ao sair com um novo melhor amigo
07/06/2024 às 20:24:13

Cadela que passou um ano em abrigo fica emocionada ao sair com um novo melhor amigo
07/06/2024 às 19:51:28


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco