HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

Notícias
Quais animais vivem em grupos? 15/12/2022 às 18:21:14
Esses seres vivos caracterizam-se por formar estruturas sociais nas quais cada um 'se solidariza' e cumpre seu papel em benefício de sua comunidade.
Quais animais vivem em grupos?

Os espécimes que interagem com outros membros de sua espécie e até mesmo estabelecem hierarquias são considerados ‘sociais’. Embora seja verdade que todos requerem contato com outras pessoas para se reproduzir, a verdade é que apenas alguns animais vivem em grupos ao longo de suas vidas. Descubra quais são eles neste artigo.

Características dos animais sociais

O termo ‘animal social’ é definido como aqueles indivíduos que interagem constantemente com outros espécimes da mesma espécie, ou seja, eles não se reúnem apenas durante a época de acasalamento. O comportamento e a organização dos animais que vivem em grupos são diferentes daqueles que são solitários.

Além dos humanos, o exemplo mais destacado de sociabilidade, existem outras espécies de mamíferos que convivem com seus congêneres. Existem até exemplos de pássaros e insetos que reproduzem a mesma prática.

Quais animais vivem em grupo?

Eles podem formar rebanhos, rebanhos, colônias ou países… E serem muito eficientes nas responsabilidades e tarefas de cada um. Entre os exemplos de animais que vivem em grupos destacamos:

1. Elefante

O maior animal terrestre do planeta — ao nascer, pesa 120 quilos e na idade adulta pode pesar 11 mil quilos — e um dos mais inteligentes, se caracteriza por viver em sociedade e possuir um sistema de organização complexo e marcante.

Por exemplo, o elefante-da-savana tem uma grande vida social e a manada é composta por fêmeas e seus filhotes liderados pela fêmea mais velha, conhecida como ‘matriarca’. Elas são acompanhadas por um ou dois machos, embora os outros não fiquem muito afastados do grupo e se aproximem durante a época de acasalamento.

Outro exemplo de animais que vivem em grupos e são nativos da África são os leões, que também podem se mover aos pares. Os rebanhos são compostos por cerca de cinco ou seis fêmeas, suas crias e até dois machos que acasalam com as fêmeas adultas — que são aparentadas entre si.

Animais que vivem em grupos: leão

Quando atingem a maturidade, os machos ‘restantes’ são expulsos do grupo para formar os seus próprios. Cada rebanho possui um determinado território para caçar, procriar e descansar. As leoas se encarregam de buscar comida, e os leões, facilmente reconhecíveis por suas jubas, defendem os filhotes.

3. Formiga

Quando pensamos em animais trabalhando em equipe, a imagem das formigas automaticamente vem à mente. Elas são um claro exemplo de convivência e sociabilidade, pois formam colônias de milhares de indivíduos onde cada um tem uma tarefa específica a cumprir.

Trabalho em equipe de formigas

As formigas são comandadas por uma fêmea, que se encarrega de botar os ovos e determinar se os filhotes são fêmeas ou machos; por um punhado de machos alados, que têm a responsabilidade de fertilizar a fêmea; e pelas operárias, que são fêmeas inférteis e seu trabalho consiste em buscar alimento, defender a colônia e alimentar as larvas.

4. Pinguim

A estrutura social da única ave que não pode voar, mas pode nadar maravilhosamente, é muito bem organizada. Os indivíduos interagem entre si em determinados momentos da vida, embora também possam ser independentes e precisarem de privacidade para se reproduzir e cuidar de seus filhotes, algo semelhante ao que pode acontecer com os humanos.

Para aumentar seu apelo social, o pinguim cuida de suas penas com um óleo natural, que também lhe permite mergulhar mais rápido. Esse status obtido após o acasalamento lhes permite sobreviver no inverno e, como a migração é muito complicada e longa, contar com o apoio dos demais indivíduos.

Animais que vivem em grupos: pinguins

O que surpreende é que os pinguins não têm líder, embora existam exemplares mais dominantes que outros e, ao iniciar uma ação, é seguido pelos demais.

5. Golfinho

Ninguém pode negar que os golfinhos são uma das espécies mais sociáveis do mundoeles vivem em grupos de até 40 indivíduos, que se ajudam na obtenção de alimentos ou na defesa dos perigos.

Um golfinho

Eles até ‘permitem’ a entrada de espécimes de outras espécies marinhas. O golfinho-pintado-do-atlântico, por exemplo, aceita golfinhos acrobáticos em suas comunidades.

As interações entre os membros do grupo são muito próximas, por isso os golfinhos são relacionados à amizade e ao amor. Quando por algum motivo um ou vários se separam do rebanho, ao retornar são recebidos com saudações e ‘danças’. Mas isso não acontece apenas em ocasiões especiais: no dia a dia, eles também têm um contato físico bastante próximo uns com os outros.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco