HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

Notícias
Leishmaniose Visceral Canina: O que é, prevenção e controle 22/09/2022 às 15:23:38

A Leishmaniose Visceral é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania. Existem dois tipos principais de leishmanioses: a tegumentar e a visceral. A Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar, é transmitida aos cães principalmente por meio da picada de um flebótomo, conhecido popularmente como mosquito palha.

Mas afinal, o que é a Leishmaniose Visceral Canina? Como prevenir? Existe cura ou tratamento? Vamos te responder isso e muito mais neste artigo.

o que é Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar
A Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar ataca humanos e Animais. Foto de Ana Minella
 

O que é Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar

Existem dois tipos de leishmanioses: a tegumentar e a visceral. A Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar é uma infecção parasitária que prejudica o sistema imunológico dos cães.

A Leishmaniose Visceral é uma Zoonose, o que significa que afeta tanto os humanos, quanto os cães.

Ataca as células do sistema imunológico do animal, se propagando posteriormente até atingir órgãos como pele, figado, rins, medula óssea e baço.

A Leishmaniose Visceral Canina é transmitida pelo Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis) infectado. Considerada de alto poder endêmico, a Leishmaniose Visceral Canina já se espalhou pelo Brasil.

Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar
O Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis) é o vetor de Transmissão da Leishmaniose Visceral Canina na América do Sul

Anualmente, o Calazar infecta aproximadamente mais de três mil pessoas, e uma quantidade incontável de cães. Para cada pessoa infectada, estima-se que 200 animais são infectados.

Ao contrário do que muitos pensam, não são só os cães e os humanos que podem ser infectados com o Calazar, mas outros animais domésticos e silvestres também.

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença causada pelo protozoário do gênero Leishmania.

 

Como é Transmitida a Leishmaniose Visceral Canina?

 

 

Como já dissemos, o parasita tem como principal vetor transmissor o mosquito palha (principalmente da espécie Lutzomyia longipalpis). Um vetor é todo ser vivo com capacidade de transportar e transmitir parasitas, bactérias ou vírus a outro ser ou organismo. O mosquito Aedes aegypti é um vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo.

No ciclo urbano da doença, o vetor infectado pica os cães e os utiliza como reservatórios, o que aumenta o risco de transmissão para os humanos e outros cães.

Se um inseto sugar o sangue de um humano ou de um animal infectado, a próxima pessoa ou animal a ser picado é infectado com o parasita Leishmania.

Porque os Mosquitos Sugam Sangue?

Após o acasalamento, os mosquitos se alimentam de sangue, pois é das substâncias presentes nele que as fêmeas obtêm os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos seus ovos.

Como Prevenir a Leishmaniose Visceral Canina?

O Calazar não tem cura do agente (parasitológica)! Por isso, a prevenção é a forma mais eficiente de combater a Leishmaniose Visceral Canina.

Atualmente, os métodos mais eficazes para combater o avanço do Calazar nos cães são: Uso de repelentes tópicos e vacinação.

Ceva Saúde Animal desenvolveu dois produtos exclusivos que auxiliam na prevenção da Leishmaniose Visceral Canina:

  • Leish-Tec– Única vacina  do mercado que previne a Leishmaniose Visceral Canina nos cães, com tecnologia recombinante, e;
  • Vectra 3D– Produto tópico para cães com uma formulação sinérgica inovadora (Dinotefuran, Permetrina e Piriproxifen), que repele o flebótomo transmissor da leishmaniose, além de proteger contra pulgas e carrapatos.

Além disso, evitar acúmulo de matéria orgânica é fundamental para diminuir a população do principal vetor, o mosquito palha.

Como Aplicar o Vectra 3D e Prevenir o Calazar

Após visitar um veterinário, o próprio tutor pode fazer as aplicações do Vectra 3D em casa. Acompanhe!

O Conceito Double Defense da Ceva

O conceito Double Defense da Ceva atua em duas frentes de proteção. Antes, o foco do combate era apenas no parasita, mas já faz muito tempo que o inseto transmissor da Leishmaniose Visceral também entrou na mira da Ceva.

 
Leishmaniose Visceral Canina: O que é, prevenção e controle

 

Vectra 3D protege seu cão por fora com o efeito repelente que evita a picada do mosquito palha. Além disso, o Vectra 3D também protege contra pulgas e carrapatos

E a Leish-Tec age protegendo internamente o seu cão. Trata-se de uma vacina com tecnologia recombinante para prevenção da Leishmaniose Visceral Canina.

Há mais de 10 anos no mercado, Leish-Tec é a única vacina para a prevenção do Calazar no Brasil reconhecida pelo MAPA e pelo Ministério da Saúde.

Em estudo, a Leish-Tech obteve como resultado 96% de proteção individual.

O conceito Double Defense criado pela Ceva é a forma mais eficiente de prevenção e combate ao Calazar.

Porque Usar Repelentes para Prevenir a Leishmaniose?

Todos os mamíferos liberam substâncias que atraem os insetos, como o dióxido de carbono da respiração e o cheiro de suor.

É dessa forma que a fêmea da Lutzomyia longipalpis (transmissor da leishmaniose) encontra os cães e os humanos, por exemplo.

Os repelentes agem para evitar a picada e alimentação dos mosquitos, mantendo-os afastados do cão.

Como Saber se Meu Cão tem Leishmaniose Visceral Canina?

O único profissional devidamente habilitado para avaliar e diagnosticar a Leishmaniose é o médico veterinário.

 
Leishmaniose Visceral Canina: O que é, prevenção e controle
Nas fotos: 1 – Disqueratinização (seborreia) em ponta de orelha (dermatose marginal) 2 – Hiperqueratose nasal 3 – Úlceras na face lateral de região tarso-metatarsiana de membro membro posterior. Crédito de imagem: Dr. Claudio Rossi e Dr. Maurício Zanette

Órgãos como a pele, os rins, fígado, baço e medula óssea são afetados, entre outros.

Os principais sintomas “visíveis” da Leishmaniose ou Calazar são os problemas dermatológicos, como:

  • Alopecia;
  • Úlceras;
  • Descamações;
  • Feridas de difícil cicatrização;
  • Espessamento da pele (hiperqueratose), especialmente, no focinho, ao redor dos olhos e nas orelhas e;
  • Também é comum o crescimento anormal das unhas (onicogrifose).

Além disso, também se observa a falta de apetite, perda de peso, apatia, formação de ínguas (aumento do volume de linfronodos), lesões oculares e até atrofia muscular.

Contudo, além dos sintomas visíveis do Calazar, ainda existem os sinais clínicos em estágios mais avançados da doença.

Dependendo da evolução do quadro clínico, o animal pode ir a óbito!

O enfraquecimento do sistema imunológico do cão também pode abrir portas para outras doenças e até mesmo infecções oportunistas, como vírus e bactérias.

Porque é Difícil Controlar a Leishmaniose Visceral Canina?

A Leishmaniose Visceral ou Calazar é uma doença silenciosa, e este é um dos principais obstáculos para o seu controle.

Em alguns casos, o cão infectado pelo protozoário Leishmania demora para manifestar os sintomas da doença ou alguns animais podem viver sem apresentar nenhuma alteração clínica. Isso faz com que o diagnóstico seja difícil e assim, o cão fica como um reservatório da doença.

Existe uma grande quantidade de cães infectados, mas que ainda não apresentaram os sintomas. A Leishmaniose Visceral Canina pode ter um período de incubação em média de 6 meses a 2 anos.

Como Tratar a Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar?

Leishmaniose Visceral Canina: O que é, prevenção e controle

Não existe cura parasitológica para a Leishmaniose Visceral Canina, contudo, existe tratamento que melhora as condições do animal e evita o avanço da doença no organismo.

O tratamento é indicado na sua forma combinada (multimodal), ou seja, associando-se um fármaco leishmanicida (age eliminando parasitos) associado a leishmaniostático (visa impedir a replicação do protozoário), imunoestimulante (melhora a resposta imune contra o parasito), e/ou imunomodulador, (auxiliar na melhora clínica, diminuindo a resposta inflamatória e formação de imunocomplexos que causam as alterações clínicas).

Reforçamos que a prevenção continua sendo a melhor opção, tanto para seu cão, quando para eliminar a propagação da doença. Converse sempre com o médico veterinário para saber como prevenir e impedir que o seu melhor amigo adoeça.

O que o Conselho Federal de Medicina Veterinária recomenda?

O tratamento de cães com medicamentos humanos é vetado de acordo com a legislação brasileira em cumprimento da Portaria Interministerial nº 1.426, de 11 de julho de 2008.

Para os tutores que por algum motivo não possam aplicar o tratamento aos seus animais de estimação é recomendada a eutanásia. Medida prevista no decreto nº 51.838 de 14 de março de 1963.

 

 

Fonte: (http://leishmaniosevisceralcanina.com.br/)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco