HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Como fazer soro caseiro para cachorro – Receita e quais situações administrar 08/09/2022 às 19:36:12

Você sabe como fazer soro caseiro para cachorro? Essa é uma das substâncias mais usadas para tratar cachorro desidratado por conta dos seus ótimos resultados.

Afinal, a desidratação em cães é um alerta importante para o tutor. Com a perda da água corporal, o doguinho perde também nutrientes e minerais essenciais para sua saúde.

 

Assim sendo, observe os sintomas como diarreia, vômitos, fadiga, perda de apetite e febre no cachorro. Afinal, esses são sinais da desidratação em cães.

Saiba que em qualquer farmácia o tutor encontra soro para dar ao cachorro. Mas se não puder comprar por algum motivo, a solução é fazer a mistura você mesmo.

Aqui neste artigo do Portal do Dog, vamos trazer um passo a passo prático de como fazer soro caseiro para cachorro. Veja dicas de situações para administrar a substância e dosagem correta para cada fase de vida do cachorro.

Como fazer soro caseiro para cachorro – Veja o passo a passo da receita

Aprender a como fazer soro caseiro para cachorro é uma forma prática e econômica de investir em um medicamento ideal para hidratar o cãozinho.

Contudo, essa mistura de soro caseiro para cães não substitui a avaliação veterinária. Inclusive, medicamentos só podem ser receitados pelos profissionais.

Mas essa receita serve para “quebrar um galho” quando o tutor não possui o medicamento em casa e precisa usar até levar o animal ao veterinário.

Vamos ao tutorial? Separe os ingredientes e siga todas as etapas do passo a passo de como fazer soro caseiro para cachorro.

Separe os ingredientes

Alguns ingredientes da lista abaixo são bem acessíveis. Isto é, você não precisa gastar um dinheirão para realizar essa receita de soro caseiro para cães.

Confira:

  •  1 litro de água filtrada ou mineral.
  •  1 colher de chá de sal.
  • 3 colheres de sopa com açúcar.
  • Suco de meio limão espremido.
  • ½ colher de chá com bicarbonato de sódio.
  • Chaleira ou panela.
  • Vasilha de vidro.
  • Colher. 

Modo de preparo do soro caseiro para cachorro

Com todos os ingredientes separados para a receita de soro caseiro, veja as etapas para a mistura abaixo.

  1. Coloque 1 litro de água na chaleira ou panela para ferver;
  2. Aguarde até o momento de ebulição para desligar a água;
  3. Despeje a água em uma vasilha de vidro;
  4. Adicione os ingredientes como sal, açúcar, limão e bicarbonato de sódio;
  5. Misture tudo com o auxílio de uma colher;
  6. Espere esfriar para administrar a dosagem correta de soro para o cão.

Essa receita pode ser conservada até 24 horas na geladeira. Mas caso o cachorro não beba todo o conteúdo, a mistura precisa ser substituída por uma nova.

Como dar soro caseiro para cachorro?

Agora que você já sabe como fazer soro caseiro para cachorro, veja como administrar a substância conforme a situação e quantidade ideal de soro para cachorro.

Para cachorros filhotes, adicione 3 colheres de sopa de soro caseiro. Mas só em casos de desidratação leve associada a sintomas de cansaço, respiração ofegante e olhos saltados.

Os cachorros com até 2,5 kg, administre de 3 a 5 colheres de sopa de soro caseiro na tigela de água ou seringa plástica sem a agulha.

Já os cachorros de até 5 kg, administre 5 a 7 colheres de sopa da mistura.

Os animais com peso corporal acima de 5 kg podem tomar ¼ de xícara para cada 2,5 kg por vez.

Mas lembrando que essas quantidades são referentes a administração da dosagem por vez. Por isso, respeite a quantidade ideal conforme o peso e a idade do seu cachorro.

Quais situações administrar o soro caseiro?

Existem situações em que administrar o soro caseiro é uma excelente opção de tratamento. Porém, essa atitude não deve anular a visita no veterinário, ok?!

Alguns casos o soro pode substituir a água. Principalmente quando o doguinho está evitando beber por algum motivo.

Afinal, o soro possui nutrientes e sais minerais que hidratam o cãozinho. Bem como, previnem os quadros de desidratação em cães.

Assim sendo, veja abaixo em quais situações administrar o soro fisiológico em cães.

Aliviar sintomas de desidratação

Um dos principais benefícios do soro é que ele ajuda a aliviar os sintomas de desidratação leve em cães.

Desta forma, entre os sintomas da desidratação em cães estão os episódios de vômitos, diarreia, apatia, respiração ofegante, boca seca, taquicardia, olhos saltados, perda de apetite e falta de elasticidade da pele do cachorro.

Assim sendo, como o soro possui ingredientes que repõem os minerais e nutrientes do corpo, esse é um remédio ideal para casos de perda excessiva de líquidos. Bem como ocorre na desidratação.

A perda de líquidos em excesso pode surgir por motivos relacionados ao estilo de vida do cachorro. Mas também indica doenças como as renais, diabetes, sistema endócrino e doença de Addison.

No quesito estilo de vida, o cachorro pode ficar desidratado devido aos exercícios em excesso. Mas pouca ingestão de água e passeios em sol muito quente também contribuem.

Outras situações como queimaduras, machucados cutâneos mais graves e febre também podem causar desidratação no pet.

cão bebendo água

Tutora dando água para o cachorro – Foto: Freepik

Ideal para melhorar sintomas de diarreia e vômitos

O soro caseiro também é ideal para melhorar os sintomas de diarreia e vômitos em cães. Eles são causados por diversos fatores como, por exemplo, a desidratação.

Desta forma, esses podem ser sinais de infecções por parasitas, vírus e bactérias que atingem o organismo canino.

Mas também estão associados casos de doenças inflamatórias, metabólicas e endócrinas, que ajudam a controlar as funções do organismo do cachorro.

A diabete e hipertireoidismo em cães são exemplos de doenças endócrinas em cães.

Por outro lado, a diarreia e vômitos em cachorro também podem estar indicando casos de envenenamento ou intoxicação por substâncias nocivas ao organismo do animal. Como por exemplo, plantas tóxicas e alimentos.

Observe se o cachorro está apresentando outros sintomas como fezes com sangue, muco e alterações de cheiro. Afinal, isso também indica doenças e invasões de corpo estranho.

Pode ser usado em casos de insolação canina

Outra situação que o soro pode ser usado é em casos de insolação canina. Essa é uma situação que, infelizmente, muitos doguinhos sofrem.

Os fatores que colocam em risco a insolação em cães estão associados às atitudes das próprias pessoas. Como por exemplo, deixar o animal dentro do carro confinado, contato com sol direto e nos exercícios em excesso.

No entanto, o organismo canino está propenso a reagir nos casos de insolação, como a obesidade no cachorro, doenças cardíacas e respiratória, velhice e cachorros com anatomia braquiocefálica (focinho achatado).

Assim sendo, para tratar casos de insolação no cachorro, é preciso regular a temperatura corporal do cãozinho. Ofereça compressas resfriadas, local ventilado e água para ele tomar.

Aqui também é indicado o soro caseiro administrado em uma dosagem ideal para a idade do cãozinho.

Dicas de cuidados com o soro caseiro para cachorro

Como vimos acima, o soro caseiro é uma ótima opção para aliviar sintomas como diarreia, vômitos e mal-estar do cachorro.

Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de administrar.

A primeira dica é que o tutor nunca substitua um tratamento recomendado pelo veterinário por um tratamento caseiro. Por isso, é importante um profissional de sua confiança.

Na hora de dar soro para o cachorro, administre a quantidade exata para sua idade e peso corporal.

Não deixe o soro caseiro fora da geladeira por mais de 24 horas. Caso sobre o conteúdo, jogue fora e faça um novo.

É importante manter a vacinação do cachorro em dia. Bem como, fazer sempre check-up com o veterinário para saber como está a saúde do pet.

Se mesmo com o tratamento caseiro com soro persistirem os sintomas, procure um médico veterinário.

Agora que você já sabe como fazer soro caseiro para cachorro, utilize formas criativas para administrar a substância. Como por exemplo, misturando na tigela de água ou seringa.

 

 

Texto: Camila Bonatti

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco