HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
O comportamento de uma manada de lobos 26/12/2017 às 22:30:07

Os lobos são animais que despertam a curiosidade do ser humano. Talvez seja por sua convivência próxima conosco ao longo dos milênios, ou talvez seja sua relação próxima com a origem do cachorro, o melhor amigo do homem. Vamos ver como se comporta uma manada de lobos.

Nem todos os lobos são iguais

Os lobos aumentaram seu domínio por todo o planeta. Isso mesmo tendo sua distribuição reduzida pela convivência com o ser humano, pelo conflito entre lobos e fazendeiros. Devido ao grande êxito ecológico dos lobos, existem muitas subespécies. Porém, a maioria deles faz parte de um recorte de 14 subespécies.

Lobos na natureza

Essas subespécies têm muitas diferenças, e fazem com que o lobo seja uma espécie que possa pesar, quando adulto, de 10 a 70 kg. A grande variação de peso entre as diferentes subespécies é o motivo pelo qual algumas delas caçam animais maiores. Por isso, precisam de manadas mais numerosas para cumprir a tarefa.

Por exemplo, nos Estados Unidos, já foi possível ver uma manada de lobos com 30 integrantes. O normal é que essa subespécie de lobo se organize em grupos de 20. No entanto, outros menores, como o lobo ibérico (canis lúpus signatus), formam manadas de no máximo sete animais. Ou seja, o número de integrantes de uma mandada depende da espécie e varia muito.

 

O mito do lobo alfa

A cultura geral tende a explicar a vida social dos lobos através da figura do macho alfa. Ele alcançaria o topo da hierarquia, demonstrando sua superioridade física diante do resto dos machos do grupo. O certo é que entre os especialistas em lobos ao redor do mundo, o popular conceito do macho alfa está sendo questionado.

Foi David Mech, um dos maiores especialistas nessa espécie, quem cunhou o termo durante seus primeiros estudos na década de 60. E é ele mesmo quem, agora, descarta seu uso. Os estudos de Mech eram baseados em manadas artificiais criadas em cativeiro, e não na forma como se formam as mandadas em estado natural, selvagem.

Entre os experts nesta espécie ao redor do mundo, o popular conceito
do macho alfa está sendo questionado.

Manada ou família?

Segundo Mech, é muito mais apropriado falar de machos e fêmeas reprodutores. O líder da manada de lobos não é aquele que derrota o resto, mas sim o que se reproduz. Na verdade, não há muita competição por isso, já que o resto geralmente é descendente do casal reprodutor.

Isso quer dizer que as manadas não deixam de ser sinônimo de grupo familiar. Aqui, alguns pais vivem com sua mandada até que a prole esteja preparada para continuar sua vida separadamente. Na verdade, os lobos têm entre 3 e 8 filhos por cria. Isso é suficiente para criar uma manada com sua própria prole.

No entanto, vão existir machos alfa nos grupos de cativeiro, onde os lobos não são família. No estado selvagem, a figura do macho alfa também pode aparecer em manadas grandes, como nos Yellowstone. Para formar esses grandes grupos, são necessárias vários casais reprodutores. Aí sim, pode existir competição entre eles.

Lobo cinza

Na verdade, os lobos têm entre 3 e 8 filhos por cria, o suficiente para criar
uma manada com sua própria prole.

A cooperação dentro da manada de lobos

Nas grandes manadas, a estratégia do grupo é a chave. O lobo utiliza diversas estratégias para poder alcançar os animais rápidos que geralmente são sua caça. Por exemplo, no verão, eles têm que levar suas presas até áreas rochosas, pântanos ou rios.

No inverno, por outro lado, sua simples presença pode fazer com que um veado fique nervoso o suficiente para ficar preso na neve. Essas grandes manadas são conhecidas por buscar presas grandes, como o temível bisão-americano.

Dentro da manada de lobos, os jovens muitas vezes atuam como meros observadores, para aprender. Ainda que não haja papeis estabelecidos, os lobos aproveitam suas diferenças físicas na caça. Veremos que as fêmeas, mais rápidas, atuam muitas vezes dirigindo o grupo. Os machos, mais pesados, geralmente são os que caçam a presa desorientada. Novamente, o papel do “alfa” é eventual. Na verdade, os lobos parecem obedecer a suas ordens. Todos sabem o que fazer quando chega a hora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
4º Encontro dos Apaixonados por Cães de Monlevade será em maio
24/04/2018 às 23:22:09

Prefeitura de Petrolina cria Conselho de Proteção e Defesa dos Animais
21/04/2018 às 13:07:15

Jennifer Penteados Oliveira é o primeiro contrato do Jornal Saúde Estilo em Monlevade
20/04/2018 às 11:04:21

Zipper Multi Empresa fechou com o 4º Encontro dos Apaixonados por Cães
20/04/2018 às 10:38:25


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco