HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notcias
Curiosidades sobre as patas dos gatos 29/11/2017 às 21:58:58

São esponjosas, preciosas e muito suaves – menos quando tiram as garras para fora para se agarrarem em algo ou brincar. As patas dos gatos nos chamam muita atenção. Por isso, neste texto, vamos lhe contar algumas curiosidades sobre elas.

 

Dados curiosos sobre as patas dos gatos

Eles não as usam só paras se mover, para se proteger ou para se agarrar a algo – uma árvore, um sofá ou nossas pernas… As patas dos gatos são um mundo completamente estranho para os seres humanos, já que servem também para eles se comunicarem. Essas são algumas curiosidades sobre os “pezinhos e mãozinhas” do seu gato:

1. Andam na ponta dos pés

Ninguém pode negar que o andar do gato é o mais delicado e cheio de estilo do mundo animal. É como se eles não tocassem o solo com suas patinhas… Por isso, são tão silenciosos. Isso acontece por que o gato é um animal digitígrado, ou seja, ao invés de caminhar com a planta – como os humanos – só apoia a ponta dos dedos no chão para se mover.

Gato laranja sendo acariciado na barriga
 

Se para nós isso pode parecer muito incômodo, para eles é muito normal e, além disso, seus pés estão preparados para tal: o tamanho e a suavidade das almofadinhas permitem que ele se mova sem problemas. É como ter uma bailarina em casa!

2. A quantidade de dedos varia

As patas dianteiras não são iguais às traseiras. Você já percebeu isso alguma vez? As da frente têm cinco dedos, e as de trás, só quatro. Nos dois casos, o gato pode “esconder” ou pôr para fora as unhas, quando quiser. Esse mecanismo se baseia em um ligamento elástico que une os últimos ossos das garras, e que se conecta aos músculos através dos tendões. Em situações normais, a unha está debaixo da pele. Quando a estende, é porque o osso a empurra para fora.

 

3. As almofadinhas são suaves, porém resistentes

Uma das características mais destacadas das patas dos gatos é que suas almofadinhas podem ser muito suaves e acolchoadas… Como é que, sendo tão delicadas, o animal não sofre cortes ou feridas? Na verdade, é porque elas são suficientemente fortes para protegê-lo de agentes externos – desde objetos no caminho até a temperatura do solo.

Além disso, as almofadinhas têm uma grande sensibilidade para ajudarem em uma caça mais eficaz. Graças às patas, os gatos podem avaliar a vivacidade, a energia, a localização e a textura da presa. Também podem saber instantaneamente se algo está muito quente ou frio.

4. O gato sua pelas patas

As glândulas sudoríparas dos gatos se encontram nas almofadinhas das patas. Por isso, ele sua através delas. Mas além disso, os gatinhos deixam seu cheiro enquanto caminham. A essência serve para marcar seu território e deixar os demais saberem que ele está ali, que aquele lugar tem dono.

Gatinho caminhando

Através dessas glândulas presentes nas patas dos gatos, eles podem se comunicar. Se, por exemplo, seu animal mexe no arranhador, arranha o sofá ou “amassa” a cama, é para deixar seu cheiro nesses lugares.

5. As almofadinhas são da mesma cor que o pelo

O pigmento que dá tom à pele também dá cor às patinhas, mais precisamente às almofadinhas. Se você prestar atenção, vai ver que essas zonas almofadadas são iguais ao manto (debaixo dos pelos). As opções são variadas: cinza, laranja, preta, amarela, branca… Tudo depende da pigmentação da pele.

6. Ele as lava continuamente

Com certeza você sabe que o gato é um dos animais mais higiênicos. É um obcecado por limpeza, inclusive de suas patas. Tenha em conta que qualquer objeto, substância ou até bactéria que se deposite nas patas dos gatos vai parar em suas bocas e, depois, em seu organismo. Por isso, você deve ter muito cuidado por onde pisa. As plantas, os resíduos, a sujeira… Tudo pode deixar seu animal doente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Existe o co-lobo?
06/12/2017 às 17:17:06

Quais doenas podemos transmitir para os ces
05/12/2017 às 21:24:22

Saluki, o co real do Egito
29/11/2017 às 22:22:21

O que um co potencialmente perigoso?
29/11/2017 às 22:10:18


© Canil Garra 2017. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco