HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

ADESTRAMENTO
Como controlar os latidos do seu cão 19/08/2017 às 21:04:33

Quando um cão late, pode ser que tenha ouvido alguma ameaça, esteja entediado, sentindo dor ou queira chamar a atenção. Algumas raças são mais “barulhentas” que outras e, em muitos casos, esse barulho constante pode nos incomodar. Neste artigo, daremos alguns conselhos para que você consiga controlar os latidos do seu cão.

Por que os cães latem?

Antes de solucionar o problema, devemos primeiro identificar suas causas. As razões mais frequentes dos latidos dos cachorros são:

1. Estresse

Viver sob condições muito extremas, ser maltratado, ficar sozinho por muito tempo, não ter espaço suficiente para se mover ou estar desanimado são sinônimos de latidos.

2. Solidão

Quando fica muito tempo sozinho, o cão se sente abandonado e precisa demonstrar esse sentimento de alguma maneira. Não esqueça que os cães são seres que adoram viver em matilha 24 horas por dia.

 

3. Ansiedade

Ao levar seu animal ao veterinário, ele provavelmente não gosta de andar de carro ou se sente sozinho quando você vai embora. Tudo isso produz ansiedade e uma forma de aliviá-la é latindo.

4. Má socialização

Se o cão não entra em contato com outros de sua espécie ou com crianças, é provável que comece a latir diante dessas situações.

5. Emoções

Ao demonstrar frustração, entusiasmo, alegria ou tristeza, os cachorros latem. Também o fazem quando sentem medo ou quando estão nervosos.

6. Problemas de saúde

Com a idade, os cães vão perdendo suas capacidades visuais e auditivas, e aumentam significamente a frequência dos latidos. Isso também acontece quando estão com dores ou doentes.

 

Conselhos para reduzir os latidos de seu cão

Uma vez detectada a razão de seu cachorro latir tanto, e caso não se trate de um problema de saúde ou emocional, sugerimos que realize as seguintes técnicas para evitar o barulho excessivo:

1. Corrija quantas vezes for preciso

Com correção física (um leve toque com a mão), um som imperativo (não!) ou um olhar, o animal deve ir reduzindo os latidos. Mas a coisa não termina aí, porque pode ser que, em poucos minutos, comece novamente. Tenha paciência, pois provavelmente precisará de vários dias educando para que seu cão compreenda que o que está fazendo é errado.

2. Mantenha a calma

É verdade que os latidos incomodam demais, sobretudo se queremos descansar, nossa cabeça dói ou acabamos de chegar em casa. Mas caso fique nervoso ou deprimido, não conseguirá corrigir a postura de seu cachorro. Lembre-se de que um animal de estimação não segue ordens de líderes desequilibrados.

3. Reivindique seu território

Caso seu cão esteja latindo várias vezes para o mesmo objeto ou situação, cerque-o e mostre que aquilo pertence a você. Desse modo, criará uma “parede” invisível entre o motivo do latido e o animal.

4. Desafie seu cão

Muitas vezes os cães latem para extravasar energia reprimida. A solução nesse caso é mais do que simples… brinque com ele! Seja levando-o para dar um passeio no parque ou atirando uma bolinha diversas vezes… O importante é que ele se canse um pouco e transponha sua intensidade para outra atividade que não seja latir.

5. Coloque uma música

Se o motivo dos latidos é porque fica sozinho muitas horas ao dia, é possível remediar essa situação deixando o rádio ou a televisão ligados. Muitas vezes, o silêncio o leva a latir, mas se há alguém falando ou ouvindo música, o animal prestará atenção a esse estímulo e não fará barulho.

6. Ajude-o a socializar

Se seu pet nunca entrou em contato com outros animais, é provável que lata toda vez que encontre um cachorro na rua. Tente inscrevê-lo em um grupo de cães em uma praça ou parque, por exemplo.

7. Procure ajuda

Caso ele não te escute e continue latindo ainda que tenha tentado todas as dicas, talvez seja melhor pedir ajuda a um profissional. O adestramento é fundamental para lidar com esse mau comportamento dos cães.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco