Cães e gatos também podem utilizar aparelho ortodôntico, pois muitas espécies apresentam problemas de oclusão errada e isto pode causar prejuízos à saúde do animal como: Trauma em tecidos moles, dor, desgaste dos dentes, predisposição maior a doença periodontal, etc.
-

-
Animais devem passar por avaliação odontológica
O aparelho ortodôntico usado em animais tem o mesmo princípio de movimentação dos humanos, mas os aparelhos são um pouco diferentes e nos animais geralmente utilizam-se aparelhos fixos que podem ser passivos ou ativáveis.
Os brackets (aqueles quadradinhos onde se prende o fio), fios ortodônticos e elásticos também têm uma aplicação limitada devido ao tamanho reduzido dos dentes.
Devido o acúmulo de alimentos e a formação de placa bacteriana o tratamento não pode ser muito demorado e varia entre dois e quatro meses.
Ainda não existem estudos que comprovem as origens dos problemas ortodônticos que atingem cães e gatos, mas maior parte deles está relacionada a fatores genéticos ou hereditários.
Algumas dicas de como saber se o seu animalzinho tem problemas dentários
1 – Perda de apetite e o sinal mais evidente. Não raro, seu pet associa a comida à dor.
2 – Gengivas inflamadas e mau hálito são bons motivos para checar a dentição. O mau hálito, porém, é comum nos filhotes, quando estão trocando de dentes.
3 – O comportamento muda. Dependendo do animal, ele pode ficar agressivo ou se tornar apático.
4 – Observe a boca do animal com freqüência para detectar dentes fraturados. Se encontrar algum dente lascado ou quebrado, procure ajuda especializada imediatamente, pois a exposição da parte interna do dente é um dos caminhos para a entrada de bactérias no organismo.
Serviços
Hospital Veterinário da USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 519 – Travessa quatro, Cidade Universitária, São Paulo. Fone (11) 3818-4220
Odontovet
Rua Hungria, 356, São Paulo, SP. Fone (11) 3813-6667.
Instituto Veterinário de Imagem (IVI)
Rua Agissê, São Paulo, SP. Fone (11) 3814-8481
Por: Maria Alves
Fonte: (http://caesgatosecia.wordpress.com/)