HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

ANIMAIS
Alimentos perigosos para coelhos 07/03/2020 às 20:55:43

Alguns alimentos podem ser tóxicos ou indigestos para os animais, embora pareçam inofensivos porque fazem parte da nossa dieta. É importante ter conhecimento sobre isso. A seguir, explicaremos quais alimentos são perigosos para coelhos.

Legumes, frutas, verduras e folhas fazem parte da dieta normal dos coelhos, mas existem certos alimentos que este animal não deve comer em excesso.

1. Alimentos perigosos para coelhos: plantas selvagens

Salsinha e trevo vermelho

salsinha contém apiina que, em doses elevadas, pode causar danos aos rins e ao fígado. Este e outros componentes são os responsáveis pela sua ação diurética.

A salsinha tem muitas propriedades saudáveis quando consumida em pequenas quantidades. É uma fonte de vitaminas e antioxidantes devido aos seus óleos essenciais apiol e miristicina, mas temos que ter cuidado com a dose.

O trevo vermelho não é uma planta altamente recomendada para o coelho, pois provoca gases. Portanto, se a dieta do seu coelho for composta por trevo vermelho, certifique-se de administrá-lo em quantidades muito pequenas e de sempre colhê-lo antes que a flor caia.

Outras plantas selvagens podem ser muito tóxicas, como a cicuta ou beladona, e não apenas para os coelhos.

Coelho comendo plantas

 

2. Alimentos perigosos para coelhos: vegetais

Os vegetais de folhas verdes, principalmente os de folhas mais escuras que contêm mais nutrientes, vitaminas e minerais, são muito importantes na alimentação dos coelhos. No entanto, quando consumidos em excesso, alguns deles podem causar problemas de saúde.

Espinafre

O espinafre é rico em vitamina A, ácido fólico, ferro e outros minerais, tais como cálcio, potássio e magnésio, mas também contêm uma grande quantidade de oxalato de cálcio que pode ser tóxico.

Um consumo muito elevado de espinafre pode causar cálculos urinários, provocados ​​pelo acúmulo deste composto. A alfafa não deve ser oferecida em abundância devido ao seu alto teor de cálcio.

Alface e repolho

É o alimento mais comumente oferecido aos coelhos, mas devido ao seu alto teor de água, não deve ser abusado, pois pode causar diarreiaÉ preciso tomar cuidado ao alimentar coelhos pequenos com alface. O repolho também pode causar diarreia e gases se for oferecido em excesso.

Batatas

As batatas cruas – incluindo as folhas e caules – são tóxicas para os coelhos. Se você ferver a batata, ela fica adequada para o consumo animal, mas devido ao seu alto teor de amido e alto valor calórico, não é recomendada.

Cuidados especiais devem ser tomados com as sementes de batata, pois elas são venenosas para os coelhos.

 

Brócolis

Possui inúmeras propriedades saudáveis, é um bom antioxidante, mas também pode causar gases se o introduzirmos em grandes quantidades.

3. Frutas

As frutas, em geral, devem ser oferecidas em pequenas quantidades devido ao seu alto teor de água e açúcar. Uma dieta com excesso de frutas – mais de 5% da alimentação – pode causar diarreia em coelhos.

Comida para coelhos

 

4. Alimentos de baixa qualidade

A quantidade diária de ração deve ser racionada. É muito comum cometer o erro de alimentar o coelho apenas com ração. Uma dieta baseada exclusivamente em alimentos para animais pode causar problemas de saúde a longo prazo:

  • Problemas de trânsito intestinal devido à baixa quantidade de fibras na maioria desses alimentos.
  • Pouco desgaste do dente. Os dentes dos coelhos não param de crescer e é necessário oferecer alimentos ricos em fibras para favorecer o seu desgaste. O crescimento dentário excessivo é um problema comum em coelhos domésticos.
  • Obesidade. O pellet é um alimento muito concentrado e o consumo diário excessivo pode provocar obesidade em coelhos a longo prazo.
  • Cálculos urinários. A ração tem uma alta concentração de cálcio e minerais que podem se precipitar na bexiga e formar pedras.

O mais aconselhável é elaborar uma dieta variada de folhas, vegetais, feno e ração em poucas quantidades para manter a saúde do coelho. É muito importante que você sempre tenha água limpa e fresca à disposição do animal.

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco