HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Sarna em coelhos: sintomas e tratamento 31/05/2019 às 20:12:09

Existem muitas doenças ‘compartilhadas’ por vários animais de estimação, mas nem sempre os sintomas e tratamentos são os mesmos. Neste artigo, contaremos tudo que você precisa saber sobre a sarna em coelhos.

O que é a sarna em coelhos?

Embora os coelhos costumem ser bastante resistentes a doenças, às vezes eles podem disseminar certos vírus ou bactérias. No caso da sarna, ela é mais comum em animais que vivem em áreas quentes, úmidas e rurais do que em espaços urbanos ou com invernos bem marcados.

Um coelho está mais propenso a espalhar sarna se vive em superpopulação ou em más condições de limpeza e cuidados, como pode acontecer em um criadouro ilegal.

A sarna em coelhos é muito contagiosa, não só entre animais da mesma espécie, mas também entre outros como cães e gatos.

Sarna em coelhos

 

O principal meio de contágio da sarna é o contato direto com um animal infectado. Uma vez que aparece, se espalha rapidamente. Além disso, os parasitas podem “viajar” através de diferentes tecidos (por exemplo, roupas de uma pessoa ou um cobertor) e até mesmo pelo vento. Eles também são pequenos e quase impossíveis de serem vistos!

O responsável por esta doença é um ácaro: os machos podem pular (como as pulgas) e as fêmeas são responsáveis ​​por criar sulcos na derme onde depositam seus ovos. Sua capacidade reprodutiva é incrível, e embora vivam apenas três semanas, podem deixar descendentes de milhões de exemplares.

Sintomas de sarna 

Os coelhos podem “camuflar” os sintomas, e quando percebermos a doença ela já estará bastante avançada. A melhor maneira de identificar a sarna é verificar frequentemente o pelo do seu animal de estimação (principalmente a cabeça) e prestar atenção a certas mudanças comportamentais. Os principais sintomas da sarna em coelhos são:

  • Aparecimento de crostas brancas em diferentes partes do corpo, incluindo as orelhas, ao redor dos olhos, nariz, boca e entre os dedos.
  • Mau cheiro generalizado.
  • Perda de pelos fora da estação de troca (geralmente a primavera).
  • Rachaduras na pele, às vezes com sangramento.
  • Coçar excessivo e nervoso que provoca feridas ou úlceras.
  • Acúmulo de cerume, escaras, otite (no caso de sarna auricular).
  • Perda de apetite.
  • Espessamento da derme.
  • Comportamento nervoso, problemas para dormir, tiques.

Como tratar a sarna em coelhos

Coelho sendo examinado

 

Se houver qualquer dúvida sobre a sarna em seu animal de estimação, é muito importante que você o leve ao veterinário para que ele possa indicar o tratamento adequado. Provavelmente, ele irá fazer alguns exames que incluem a raspagem da pele e cultura para confirmar que são ácaros e de que tipo (Scabei sarcoptes, Psoroptes, Notoedres, Demodex ou Choriptes).

O tratamento mais comum para a sarna em coelhos é com injeções de uma medicação especial. A dose e as repetições serão indicadas pelo veterinário. Também é comum acompanhar o tratamento com um antiparasitário oral (comprimidos).

Os donos, por sua vez, terão que seguir hábitos de higiene muito rigorosos, principalmente na gaiola e áreas onde o coelho costuma passar o tempo. Além disso, um tratamento tópico especial com um medicamento chamado benzoato de benzila deve ser aplicado nas feridas provocadas pela sarna para cicatrizar mais rapidamente.

Se você tem mais de um coelho, aconselhamos que você não os deixe juntos quando um deles estiver infectado com sarna, pois pode infectar os outros.

Para evitar a ocorrência desta doença, além da higiene completa da casa e do recinto do animal, recomendamos que você coloque produtos antiácarosem sua gaiola e que elimine os restos de pelos mortos que caem do animal.

Desta forma, será mais fácil erradicar o ácaro e evitar que a doença se espalhe entre todos os seus animais de estimação.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco