HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

ANIMAIS
Como os cetáceos são classificados e quais são eles? 25/04/2019 às 20:24:19

Os cetáceos são mamíferos marinhos com características morfológicas e fisiológicas muito distintas; com um tamanho que pode chegar a 35 metros de comprimento, eles são classificados em três subordens.

A classificação dos cetáceos é uma área de estudo à qual vários cientistas se dedicaram por muito tempo. Devido a suas curiosas características morfológicas e fisiológicas, os cetáceos cativaram muitos pesquisadores.

Talvez a peculiaridade mais importante dos cetáceos seja o fato de que são mamíferos aquáticos eutérios. Os mamíferos eutérios são todos aqueles que possuem placenta. Essa característica é muito rara em animais marinhos.

O nome cetáceo vem do grego ketos, que significava monstro marinho. Para Aristóteles, responsável por cunhar o termo, as baleias eram animais monstruosos.

De acordo com os gregos, os ketos eram animais marinhos com capacidade de respiração pulmonar. Assim, embora os cetáceos estejam completamente adaptados ao ambiente marinho, eles não conseguem obter oxigênio da água. Para respirar, todos devem subir à superfície.

Os cetáceos são animais de diversos tamanhos. Alguns, como as toninhas, por exemplo, são de tamanho pequeno. No entanto, muitas espécies de cetáceos têm um tamanho enorme, como é o caso das cachalotes.

Classificação dos cetáceos

 

Os cetáceos evoluíram de animais semiaquáticos para animais marinhos.Assim como aconteceu com os otariídeos, as patas dianteiras evoluíram para barbatanas. Com o tempo, a parte posterior dos seus corpos foi transformada em uma barbatana caudal horizontal.

A orientação horizontal de sua barbatana caudal permite que eles nadem mais facilmente em direção à superfície. Em geral, os ketos têm um ou dois orifícios na parte superior de seus corpos, através dos quais eles respiram.

De acordo com suas características morfológicas, os Cetacea estão organizados em diferentes espécies. Se você quiser saber como é feita a classificação dos cetáceos, então este artigo é para você.

Como funciona a classificação dos cetáceos?

Dentro da família dos cetáceos, foram estabelecidas três subordens. Essas subordens são os arqueocetos, os misticetos e os odontocetos. Os arqueocetos são as espécies de cetáceos já extintas.

A subordem dos cetáceos misticetos é composta pelas baleias-de-barbatana. Os misticetos agrupam alguns dos maiores animais do mundo, tais como baleias e rorquais.

Os misticetos são formados por quatro famílias de cetáceos carnívoros, embora suas mandíbulas não tenham dentes. Esta classe de animais tem fortes barbatanas de queratina no maxilar superior. Essas barbatanas ajudam a filtrar a água que sai da sua boca: elas prendem dentro dela os seres vivos dos quais se alimentam.

Os corpos desses Cetacea resistem a temperaturas muito baixas, devido à espessa camada de gordura sob a sua pele. Além disso, seus pulmões têm uma capacidade de oxigênio de 80%.

Baleia azul nadando na superfície
 

A terceira subordem dos cetáceos são os odontocetos, também conhecidos como cetáceos dentados. Como o próprio nome sugere, esta classe é caracterizada por ter uma boca com dentes.

Ao contrário dos enormes misticetos, os odontocetos são de tamanhos muito diferentes. O tamanho dos odontocetos vai desde os golfinhos, orcas e cachalotes até as pequenas toninhas e vaquitas. Em geral, é fácil identificar os odontocetos, uma vez que todos eles têm uma barbatana dorsal.

Uma característica curiosa dos odontocetos é a testa protuberante, sob a qual há um órgão extraordinário. Este órgão, chamado melão, funciona como um sonar: o animal emite um som que se choca contra os objetos. Quando as ondas sonoras retornam, o melão percebe a localização dos objetos que o cercam. Por essa razão, é chamado de ecolocalização.

De baleias a golfinhos: espécies de cetáceos

Existem muitas espécies dentro da classificação dos cetáceos. Entre essas espécies estão as baleias, as jubartes, os golfinhos marinhos e de água doce, as toninhas, os cachalotes, os zífios e as belugas.

As baleias são classificadas em três famílias: BalaenidaeEschrichtiidae e Neobaleanidae. As três famílias são caracterizadas por compreender espécimes grandes e longevos.

As baleias podem viver mais de 30 anos e medir, em média, de 5 a 17 metros de comprimento. Além disso, uma baleia pode pesar mais de 80 toneladas.

No entanto, os cetáceos rorquais são ainda maiores do que as baleias. Um rorqual pode medir até 35 metros de comprimento e pesar mais de 170 toneladas. As dobras de sua garganta podem se expandir para armazenar até 90 toneladas de água. Só assim eles podem consumir uma quantidade suficiente de krill.

Golfinhos nadando juntos

Talvez as espécies mais comuns de Cetacea sejam os golfinhos marinhos. Entre esses golfinhos estão as orcas, conhecidas por sua violência e rapidez nas águas. O tamanho dos golfinhos varia entre dois e nove metros, e seus corpos evoluíram para atingir uma grande velocidade.

Todos os golfinhos, por serem odontocetos, possuem o órgão melão para a ecolocalização. Por esta razão, os golfinhos são caracterizados por sua testa protuberante. Além disso, os golfinhos são animais extremamente inteligentes, com muita massa cinzenta.

Existem muitas outras espécies de ketos no mundo. No entanto, nos últimos anos, esta família enfrentou um sério declínio em seus números.

Embora existam muitas medidas internacionais para proteger as diferentes espécies, esses animais ainda estão em perigo de extinção. A caça de baleias é uma prática comum em muitos países, embora esteja diminuindo pouco a pouco.

Espera-se que nos próximos anos o número de cetáceos em perigo diminua.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco