HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

ANIMAIS
As diferenças entre lhamas e alpacas 19/03/2019 às 20:10:52

Existem diferentes características físicas e formas de comportamento que revelarão as diferenças que existem entre essas duas espécies pertencentes à família dos camelos.

As diferenças entre lhamas e alpacas parecem sutis se não estamos acostumados a ver esses animais que normalmente vivem no Peru e na Bolívia. No entanto, eles são mais fáceis de distinguir do que parecem.

Semelhanças entre lhamas e alpacas

Antes de enumerar suas diferenças, é pertinente notar suas semelhanças: estes animais têm um habitat muito semelhante e estão intimamente relacionados entre si.

Ambos pertencem à família dos camelos, e também têm fortes laços com as vicunhas e guanacos, embora estes dois sejam animais silvestres.

Tanto as alpacas quanto as lhamas têm uma dieta semelhante: são herbívoras e comem pastagem. As duas espécies vivem em rebanhos e são animais domesticados; convivem pacificamente com o homem. Agora vamos ver suas diferenças, que vão além do físico:

Diferenças entre lhamas e alpacas

As diferenças entre lhamas e alpacas são óbvias para aqueles que estão acostumados a vê-las, embora para alguém que viaja pela primeira vez para as regiões onde elas podem ser encontradas, elas deem a impressão de serem o mesmo animal.

As características que os tornam animais diferentes também têm a ver com a relação deles com o homem e seu caráter, não apenas com seu físico. Ambos são animais dóceis, mas reagem de maneiras diferentes à aproximação de estranhos.

Altura e proporções

Uma das diferenças mais notáveis ​​entre lhamas e alpacas é o seu tamanho: as lhamas são visivelmente mais altas que as alpacas.

As lhamas medem cerca de 1,2 metro até a cernelha do animal (ponto mais alto dos mamíferos antes de começar o pescoço), enquanto as alpacas mal chegam a 90 cm.

Portanto, elas também são mais pesadas: as lhamas passam dos 100 quilos, enquanto as alpacas não costumam passar dos 60.

Ou seja, em termos de tamanho, as alpacas não são mais altas do que um ser humano adulto, enquanto que as lhamas, entre o pescoço e as orelhas, excedem sua estatura.

Diferenças físicas

Se olharmos atentamente para a face destes animais, encontraremos mais diferenças entre as lhamas e as alpacas: as alpacas são mais redondas e têm feições menos finas do que suas primas, as lhamas.

Alpaca: caracteristicas

 

As lhamas têm orelhas mais alongadas e pontiagudas; enquanto as das alpacas são mais arredondadas. O mesmo vale para o nariz: o das alpacas se projetam mais e têm um aspecto mais longo.

Camada de lã

Quanto à relação destes animais com o ser humano, a diferença também é perceptível. A lã da alpaca é uma fibra muito cobiçada por ser macia e leve: elas não somente têm uma camada mais grossa e mais volumosa do que as lhamas, mas também têm um aspecto mais esponjoso.

Pelo contrário, como a lã da lhama é mais áspera e mais difícil de trabalhar, elas foram utilizadas como animais de carga.

Assim, também se aproveita de sua força física. As lhamas, portanto, têm menos lã e uma aparência mais áspera e menos delicada do que as alpacas.

Comportamento

O comportamento dessas duas espécies também varia. Ambos são animais são de rebanho, domesticados, e demonstram curiosidade pelos seres humanos, mas as diferenças terminam aqui.

As alpacas são animais bastante tímidos, que fugirão se algum estranho tentar se aproximar. Eles não gostam de trabalhar para o ser humano e, se alguma vez se sentirem com raiva, podem… cuspir! Apesar de inofensivo, se você for esperto e se for possível, preferirá sair de perto.

Lhama vs alpaca

 

Pelo contrário, as lhamas são mais extrovertidas, mas também mais teimosas. Se uma lhama se sentir incomodada ou se não for tratada como ela gosta, ela não hesitará em cuspir ou dar coices na primeira pessoa que vir por perto. 

Além disso, pode decidir não trabalhar para o ser humano e permanecer parada ou deitar-se, de modo que seja impossível forçá-la a se levantar.

As diferenças entre lhamas e alpacas parecem estar nos pequenos detalhes. Embora você só precise saber observar estas diferenças para que elas se tornem óbvias.

Dica: se você se deparar com um animal destes e não souber o que é, observe o tamanho dele e as orelhas em vez de tentar provocá-lo, pois pode ser que ele cuspa em você.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco