HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Características e comportamento do ganso 31/07/2018 às 15:06:24

O ganso é uma ave aquática semelhante ao pato, mas maior em tamanho e peso. Seus primeiros três dedos são unidos por uma membrana que lhe permite nadar na água. Ele existe há milhares de anos, era criado pelos romanos e por outras culturas europeias e, além disso, considerado um animal sagrado pelos egípcios, já há 4.000 anos.

Pouco a pouco, e ao longo dos anos, o ganso foi se integrando entre animais de estimação e fazendas domésticas. Vale destacar que há mais de 40 subespécies de gansos.

Ao contrário do que acontece com outras espécies de aves, graças à sua plumagem, o ganso tem grande resistência a doenças e condições climáticas adversas. Esta força física permite que ele seja criado ao ar livre durante todo o ano e, além disso, não precisa de muitos cuidados.

Um companheiro leal

Uma das características do ganso que hoje se encontra um pouco esquecida, mas que já foi de grande popularidade e uso no passado, é seu alto grau de lealdade, tanto com os seus criadores como com outros gansos.

Curiosamente, um ganso é tão fácil de ser adestrado quanto um cão e, também, tem um sentido de olfato muito eficiente. Rapidamente se acostuma ao homem e é muito útil para ele. É curioso seu comportamento escandaloso ante a chegada de estranhos ao seu território.

ganso voando

 

Embora nos tempos antigos esta ave fosse apreciada por esses atributos, atualmente seu uso está longe de ser doméstico. Agora ele é criado para ter sua carne consumida, assim como seus ovos e fígado, com os quais o famoso patê é feito. Alguns de seus predadores naturais são a raposa, a coruja e o guaxinim.

Excelentes qualidades físicas do ganso

Existem vários tipos de gansos e todos eles são aves migratórias. Algumas espécies, como a canadense, podem voar a uma velocidade entre 40 e 70 milhas por hora (aproximadamente 64 e 112 km/h).

Quando migram, podem ir de 2.000 a 3.000 milhas (entre 3.200 e 4.800 quilômetros, aproximadamente). Com um bom tempo, ele pode fazer até 1.500 quilômetros (cerca de 2.400 quilômetros) em um único dia.

Também, passa a maior parte de seu dia em busca de comida. Pode pesar até 15 quilos e ter um metro de comprimento, assim como o Ganso Toulouse. Esta espécie põe cerca de 50 ovos por ano, que em alguns casos pode chegar a 200 gramas.

Ainda que o ganso seja um animal aquático, passa a maior parte de seu tempo voando. Suas asas podem medir até dois metros. Além disso, é muito rápido e mantém uma velocidade média que vai de 48 a 60 km/h. Esta velocidade pode ser aumentada para até 90 km/h, no caso de ele se sentir ameaçado.

ganso na água

 

Orientação e comunicação

É um dos animais mais orientados e pode retornar ao ninho em que nasceu após um ano de abandono. Este pássaro migra em grupos, formando um perfeito ‘V’ no céu. Durante sua viagem, ele grita para estimular seus companheiros cansados. Os exemplares do fundo do grupo substituem os da frente, quando estes estão cansados.

O ganso é uma das espécies que apresenta maior grau de companheirismo. No caso de alguns adoecerem ou ficarem exaustos demais durante a jornada migratória, é comum que abandonem o grupo. Porém, alguns de seus companheiros partem em sua ajuda e até ficam com ele até que ele melhore.

Este pássaro se comunica através do uso de mais de 10 sons diferentes, cada um de acordo com as diferentes situações em que se encontra.

Um pássaro totalmente fiel

A fidelidade do ganso abrange também sua vida “conjugal”. Cada um escolhe o seu par aos três anos e o mantém até a morte. Quando o fim chega para um dos dois, o pássaro passa um tempo na solidão, até encontrar outro ganso para procriar.

No que diz respeito à reprodução, ocorre anualmente: a fêmea geralmente põe cinco ovos e os choca durante um mês. Ambos os pais participam do cuidado ante os predadores e depois na criação dos filhotes.

Os filhotes de ganso são capazes de voar logo após dois ou três meses de idade. Ao longo da vida como casal, o macho se comporta de maneira muito protetora com a fêmea.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco