HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

PARASITAS
Carrapatos 27/05/2016 às 22:17:28

A doença do carrapato nos cães costuma se apresentar de duas formas: através da Erliquiose (causada pela Ehrlichia canis) e da Babesiose (causada pela Babesia canis).

Ambas são causadas por parasitas do sangue, os carrapatos, e transmitidas pela picada. Poucos têm conhecimento, mas a picada dos carrapatos também pode infectar os cães com outras doenças menos conhecidas, como anaplasmose, hepatozoonose e rangeliose, entre outras.

ticks-on-dogs

Crédito: Ashcroftvet

Segundo Reinaldo Garrido, médico veterinário da Strix Clínica Veterinária Especializada, em São Paulo, estas doenças causam, principalmente, a diminuição de células do sangue. “O cão que é infectado demonstra-se apático, prostrado e sem apetite, porém, estes são sintomas comuns de várias doenças. Por isso é necessário fazer uma avaliação com médico veterinário e alguns exames de laboratório para diagnosticar a doença. O tratamento tardio ou incorreto pode trazer sequelas permanentes no cão, e o não tratamento pode levar o cão a óbito”, alerta.

Outros sintomas relacionados são: vermelhidão e irritação dos olhos, fezes pastosas com sangue, sangramento pelo nariz e manchas roxas na pele. “Também existem indícios menos conhecidos, relacionados à inflamação dos pulmões e do coração, podendo causar dificuldade respiratória e alterações nos batimentos cardíacos. O aumento do tamanho do baço também é comumente percebido no exame físico.

Nos exames de laboratório são observadas diminuição das células vermelhas (as hemácias), no caso da babesiose, e no caso da erliquiose observa-se a diminuição dos números de plaquetas e leucócitos (células de defesa)”, explica o veterinário.

carrapatos

À esquerda, o carrapato-vermelho-do-cão. À direita, o carrapato-estrela, este segundo ataca, principalmente, os cavalos. Crédito: Wikimedia Commons

O transmissor, tanto da babesiose quanto da erliquiose, é conhecido popularmente como carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus). Uma confusão que existe é que ele não é o carrapato-estrela, aquele que pode transmitir doenças aos cavalos.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção contra carrapatos com o uso de produtos chamados pour-on, que são parasiticidas, aplicados na pele do cão — mais precisamente, no dorso. A repetição do uso é recomendada a cada 30 dias ou de acordo com a prescrição do veterinário. “Há também comprimidos administrados via oral para prevenção de carrapatos, podendo ter seu efeito por até dois meses, de acordo com os fabricantes”, afirma Garrido.

O uso de coleiras também é indicado, mas o prazo de troca delas deve ser respeitado, seguindo a indicação dos fabricantes. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Pet Cidade)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco