HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

DOENÇAS
Giardia em gatos: sintomas e como é transmitida 31/07/2018 às 14:23:32

O que é a giardia em gatos?

Para começar, é preciso conhecer mais sobre essa doença causada por um organismo conhecido como giardia. Trata-se do parasita causador da giardíase, uma patologia que afeta o intestino delgado dos felinos domésticos. Com o passar do tempo, o órgão se deforma e não cumpre mais sua função. Por causa disso, o animal deixa de absorver gorduras e vitaminas corretamente.

Caso não seja tratada a tempo, a giardíase pode afetar o intestino grosso. Quando isso acontece, todo o aparelho digestivo do gato fica debilitado. Por isso, é fundamental identificar a doença o mais cedo possível.

Transmissão da giardia em gatos

É importante que você saiba que, caso seu bicho de estimação seja portador da síndrome de imunodeficiência felina ou leucemia, a probabilidade de ele vir a sofrer de giardíase é maior, já que as defesas do organismo estão baixas.

Essa doença pode aparecer em gatos muito pequenos, mas também em idosos. Em filhotes é comum, caso não tenham recebido todas as vacinas obrigatórias. No caso de gatos mais velhos, por surgir em virtude de uma debilidade geral do organismo.

colônia de gatos

A transmissão também é mais comum em gatos que vivem ou que têm contato com outros felinos. Os principais meios de transmissão são:

1. Fezes

Se nosso gato fareja as fezes de outro felino – que esteja infectado – pode contrair a giardíase. O mesmo acontece se ele pisar na matéria fecal e, depois, lamber as patas.

2. Contato direto

Outra das formas de transmissão da giardia em gatos é ter contato direto com um animal contaminado por esses parasitas. Os animais podem morar na mesma casa ou não. Observe se o seu gato costuma lamber outros felinos e tente evitar que isso aconteça.

3. Água contaminada

Em algumas ocasiões, se um gato ingere água de poças ou de recipientes que ficou parada por muito tempo, é provável que ele se contamine, não apenas com giardia, mas também com outras doenças.

4. Falta de higiene

É verdade que os gatos são muito higiênicos e limpos em geral. Mas quando eles saem, podem voltar sujos demais para se limparem por conta própria. Nesses casos, você pode dar um banho neles e remover a sujeira mais pesada.

Quais os sintomas da giardia em gatos?

Embora não possam falar com palavras, os animais podem expressar o que sentem através de gestos, sons e atitudes. Quando um gato está doente, demonstrará estar com menos energia do que a de costume, evitará comer e passará muitas horas dormindo.

gato doente

Para identificar a giardia em gatos, preste atenção aos sinais a seguir. Caso identifique algum deles, leve o animal ao veterinário imediatamente.

1. Gases

As flatulências serão mais comuns e com odor mais forte que de costume.

2. Diarreia

O animal pode experimentar evacuações abundantes, repentinas e líquidas. Tenha cuidado, porque a diarreia provoca desidratação: faça com que o felino beba bastante água.

3. Perda de apetite

Este é um dos sinais mais claros de que algo está acontecendo com o gato. Se ele não quiser comer, ofereça ração úmida, que é mais apetitosa. Se mesmo assim ele não se alimentar, não demore a levá-lo a um veterinário.

4. Vômitos

Já que a giardia destrói pouco a pouco o sistema digestivo do gato, os problemas estomacais e vômitos serão bastante comuns.

5. Fadiga

O animal poderá ficar apático, não terá vontade de brincar e nem de se levantar da cama. O cansaço será visível, até mesmo nos menores movimentos.

Por último, é importante saber que a giardia em gatos é tratada com remédios específicos. O tratamento pode durar até duas semanas. Com as doses adequadas e uma higiene cuidadosa, o animal pode se recuperar em pouco tempo.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco