HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

DOENÇAS
Como identificar se o cão sofre com a síndrome da ansiedade de separação 02/09/2016 às 21:02:28
A ansiedade de separação é um problema que atinge muitos cães
Reprodução Pinterest
A ansiedade de separação é um problema que atinge muitos cães

Se você não consegue ir a nenhum lugar da casa sem que o seu cachorrinho esteja como uma sombra a te seguir e até ir ao banheiro de porta fechada se torna uma atividade nada fácil, é preciso ter atenção. Esses são sinais de que ele pode sofrer com a síndrome da ansiedade de separação. Principalmente nas situações em que já é comum ouvir comentários dos vizinhos sobre como o bichinho late, uiva ou arranha a porta logo após a última pessoa sair de casa e fica assim até que alguém volte. 

Cães que sofrem com ansiedade de separação geralmente ficam apáticos, não brincam ou comem quando estão sozinhos. Depois que o dono chega a primeira coisa que ele faz é ir se alimentar e beber água. Outro fato comum é o dono voltar para casa e sempre ter uma surpresa desagradável, como móveis ou objetos destruídos, necessidades fora do lugar e até em cima da cama.

Alguns donos inclusive notam comportamentos compulsivos, como lamber as patas sem parar, ou uma salivação em excesso, gerando dúvida se ele bebeu muita água a ponto de se molhar todo. Se você reconheceu algum desses sintomas citados, pode ser que seu cão realmente não esteja sabendo lidar bem com o fato de ficar sozinho.

Isso acontece porque os cães são naturalmente seres sociais, formam matilhas, caçam e brincam juntos. Saber lidar com a solidão não faz parte das habilidades natas deles, por isso, cabe a nós ensinarmos. Para isso, existem algumas medidas a serem tomadas, mas sabendo, de antemão, que o problema não se resolve sem paciência, dedicação e mudança de hábitos e rotinas da casa. É preciso muito envolvimento de todos os membros da família e o progresso pode ser maior e mais rápido se orientado por um especialista.

Um dos erros mais comuns, que acentuam a ansiedade de separação, acontece no momento da saída da casa. Muitas vezes, despedidas cercadas de melancolia (“Tchau querido, papai/ou mamãe já volta, fica bem...”) levam o pet a perceber a ansiedade dos donos, que o faz se sentir aflito ou culpado. O melhor a se fazer é sair calmamente, como se fosse até a rua jogar o lixo e voltar. Uma saída corriqueira sem importância.

via GIPHY

O segundo erro segue a mesma linha de raciocínio. A chegada é sempre uma festa. Ok, quem não gosta daquela demonstração de amor incondicional, porém, em se tratando do bem-estar do cãozinho, estimular essa recepção só o deixará mais ansioso e aflito para que você chegue logo. Não tem nada de errado em trocar afagos com o seu bichinho, mas a dica aqui é ignorá-lo (por mais difícil que seja) por alguns minutos, até que ele se acalme. Quando ele ficar mais tranquilo é a hora de demonstrar carinho, associando a calma com a recompensa, que é a sua atenção.

Dar independência para o seu cão é muito importante. Para isso, uma boa ideia é não chamar o cão a todo o momento quando perdê-lo de vista. Estimule-o a desbravar novos lugares, permita que ele tenha acesso a muitos ambientes da casa, que tenha acesso a janelas nas quais ele possa observar o movimento externo (sempre protegidas com grades). Outra opção é proporcionar alguns passatempos, como uma brincadeira de caça ao tesouro, deixando petiscos escondidos pela casa.

via GIPHY

Por último, faça treinos de pequenas separações. Por exemplo, não deixe ele entrar no banheiro com você enquanto estiver escovando os dentes,  mantenha-o fora da cozinha enquanto você prepara a comida dele, ignore alguns pedidos de atenção de carinho, para que ele se acostume a pequenas frustrações. Dessa forma ele começará a se acostumar e o problema de ansiedade de separação irá desparecer aos poucos. 

 

Fonte: (Canal do Pet)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco