HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VIDA SAUDÁVEL
Sabia que os cães melhoram a saúde de seus donos? 24/08/2016 às 12:19:03

Os donos de cães têm um coração mais forte e um sistema imunológico mais resistente graças a seus animais de estimação. Além disso, está provado que eles enfrentam com melhor humor as diferentes situações de estresse, o que faz com que tenham uma melhor saúde.

saúde

Nosso amigo não só nos oferece companhia, muito carinho e amor. Também cuida da saúde de nosso coração e aumenta a expectativa de vida daquelas pessoas que sofreram um ataque cardíaco.

Conviver com um cão também protege a saúde do resto da família, principalmente a dos pequenos da casa. Um bebê que convive em casa com um cão terá um sistema imunológico mais forte e, por sua vez, isso ajuda a reduzir o estresse.

Uma melhor qualidade de vida

cão-familia

Todos já ouvimos que o cão é considerado o melhor amigo do homem. Ele recebe este título por sua fidelidade e pelo grande carinho que costuma ter por seus donos. Segundo estudos científicos, os cães são capazes de detectar quando uma pessoa está triste ou tem depressão, ajudando-a a se sentir melhor.

Os cães melhoram principalmente o humor, embora também façam com que seus donos desenvolvam atividades muito benéficas para a saúde de ambos, como é o caso de passear, brincar com eles, passar um dia no campo ou na natureza, etc.

 

 

Conviver com um cão fortalece o coração

São muitos os benefícios obtidos na convivência com um cão e nem sempre estamos conscientes disso. Ter um cão em casa pode nos ajudar a proteger melhor o nosso coração, permitindo que tenhamos uma vida menos sedentária e reduzindo o estresse que está associado aos ritmos diários de vida.

Segundo dados, na Europa, um em cada quatro lares convive com um cão. Por isso, estima-se que 70 milhões de cães residam com famílias europeias, que se beneficiam destas vantagens.

Os passeios ao ar livre com o nosso pet não só são um hábito saudável e necessário para o animal. O exercício físico regular também ajuda os donos, já que o cão os incentiva a realizar caminhadas diárias, uma atividade muito benéfica para cuidar de seu corpo e sobretudo do coração.

Alguns estudos realizados afirmam que a expectativa de vida é maior nos casos dos donos de cães com problemas cardíacos. Além disso, há uma relação direta entre donos obesos e cães obesos. Isso quer dizer que quando o dono é obeso, seu pet tem até cinco vezes mais probabilidades de também vir a sofrer de sobrepeso.

Efeitos psicológicos importantes

Os efeitos positivos para o organismo que um cão pode proporcionar não se limitam, portanto, ao cuidado do coração e do sistema respiratório. O carinho que um animal proporciona ajuda a fazer com que desenvolvamos atitudes muito mais sociáveis, nos relacionando melhor com o nosso entorno.

Por isso, desfrutar mais do dia a dia, brincar e interagir com o nosso entorno, graças a nosso amigo de quatro patas, ajuda a reduzir o estresse que se associa aos vertiginosos ritmos de vida cotidianos de muitos cidadãos. Os donos de cães experimentam menos ansiedade e se recuperam mais rápido das situações estressantes vividas em seu dia a dia.

Outro tipo de estudo demonstrou que empregados que trabalham perto de seus animais de estimação sentem menos estresse do que aqueles que têm que se separar de seus animais durante o horário de trabalho.

Neste sentido, para nos beneficiar dos efeitos saudáveis que implica compartilhar a vida com um cão, é necessário amar esses animais como eles merecem e tratá-los de maneira adequada.

Uma das grandes máximas na relação com seu animal é a que nos indica que dar é receber. As brincadeiras, as carícias e as caminhadas em sua companhia ajudarão a fortalecer a relação e a desfrutar dela, em consequência, com uma maior intensidade.

Resumo dos benefícios de um pet para a saúde

cão-passeio

  • O cão ajuda a manter em forma o coração: a expectativa de vida dos donos de cães com doenças cardíacas é maior, segundo estudos realizados.
  • Para os bebês, um pet em casas fortalecerá seu sistema imunológico e reduzirá seus problemas cardíacos.
  • Os passeios ao ar livre e as brincadeiras que fazemos com nosso cão melhoram a  nossa vitalidade e ajudam a prevenir e a diminuir os efeitos dosobrepeso.
  • Trabalhar perto do cão gera menos níveis de ansiedade no dono.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco