HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VIDA SAUDÁVEL
Água ajuda na reabilitação de cães e gatos 20/04/2015 às 20:21:30

Água ajuda na reabilitação de cães e gatos

 

Ninguém duvida da importância da água na vida do ser humano. Ela serve como bebida, é utilizada na preparação de alimentos, no banho, na limpeza e em milhares de outros usos diários. Mas ela também tem sua importância terapêutica agindo diretamente nos sistemas nervosos, circulatórios e térmicos. Várias técnicas foram sendo desenvolvidas e hoje também são aplicadas nos animais.
 
Ela remove a pressão dos membros doloridos e do peso do animal, diminuindo a força necessária para realizar movimentos simples, mas difíceis devido a lesões. Com os exercícios na esteira aquática, os cães restabelecem a musculatura e intensidade de movimento dos membros danificados por diversos fatores, como cirurgias, displasia coxofemoral, síndromes, artroses, condições ortopédicas, assim como o tratamento da obesidade.
 
“Quando estão dentro d’água, vários músculos, ligamentos, ossos e outras estruturas trabalham ao mesmo tempo com equilíbrio e boa distribuição de peso para a realização dos movimentos”, ressalta a fisioterapeuta veterinária, Mariana Guilhen.
 
A profissional é formada em Medicina Veterinária e especializada em Fisioterapia Animal e atua na área há cerca de 4 anos em Cuiabá. Mariana possui um Centro de Reabilitação em uma clínica em Cuiabá, que conta com a esteira aquática e outros aparelhos que foram importados, e recebe indicações para acompanhamento de tratamentos de todo o estado.
 
De acordo com Mariana, as quantidades e rotinas das sessões de reabilitação são definidas após uma avaliação do paciente.
 
Os benefícios do tratamento na esteira aquática são o alívio da dor e tensão, diminuição do inchaço, fortalecimento de músculos, movimentos ampliados, melhora circulação sanguínea, da condição física e a garantia de uma vida mais saudável.
 
Os trabalhos realizados nas esteiras aquáticas precisam contar com a presença de um profissional especializado na área para auxiliar os animais. “A utilização dessas terapias de formas errôneas pode expandir os danos e causar novos estresses na região. Trabalhamos com encorajamento, monitoramento e dados estudados antecipadamente. Por isso é importante que o paciente que tenha a fisioterapia indicada como tratamento possua um especialista para avaliar”, explica a veterinária.

 

 

 

Fonte: (Circuito Mato Grosso)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco