Cães abandonados ou mau tratados em Itu tem a possibilidade de abrigo na Associação de Socorro e Proteção aos Animais, a ASPA ITU. Para se manter, a associação precisa de doação e o subsídio repassado pela Prefeitura. Segundo a direção da associação, esse subsídio não é repassado desde dezembro de 2015.
A ONG que existe desde 2006 já ajudou mais de cinco mil cães na cidade. Hoje existem mais de 400 cães vivendo no abrigo. Para alimentar todos esses animais, é preciso mais de 2.000kg de ração canina todo mês. Além dos atendimentos veterinários e remédios para os que chegam com doenças.
Segundo a ASPA, em 2007, o ex-prefeito Herculano Passos escreveu um projeto que foi aprovado, promulgado e sancionado pela Câmara de Vereadores de Itu, se trata da Lei nº 908 em que a Prefeitura concederia subvenção, na forma de prestação mensal, à ASPA ITU, destinada a atender os encargos durante o exercício de 2008. Naquele ano o valor seria de R$2.500 mensais, pelo período de 12 meses. Com o passar dos anos o número de cães aumentou fazendo com que o valor sofresse ajustes.
Ainda segundo a associação, em 2013, quando o atual prefeito Antonio Tuíze assumiu, essa lei continuou em vigor. Este ano o subsídio ainda não foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Itu. Há três meses a responsável pela ASPA ITU, Patricia Daunt está alimentando os cães com dinheiro de doações.
“A missão da ASPA exige muito trabalho diário e elevadas despesas mensais, com a construção e manutenção da infraestrutura, alimentação, limpeza, tratadores, cirurgias e tratamentos veterinários, além das despesas com o socorro de animais nas residências e ruas da cidade”, explica Patrícia.
Prefeitura aguarda prestação de contas
O “Periscópio” entrou em contato com a Prefeitura e foi informado pela Secretaria Municipal da Saúde, que a subvenção foi repassada até dezembro do ano passado e que aguarda o envio da prestação de contas da Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (Aspa) relativa ao ano de 2015 para poder, assim que aprovada, efetuar os repasses mensais.
Informa ainda que aguarda apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores do Projeto de Lei encaminhado, neste ano, pela Prefeitura de Itu que “Autoriza o Executivo Municipal a conceder subvenção à Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu, e dá outras providências”. “Após aprovação da Câmara, o repasse será retroativo a janeiro de 2016, desde que a Aspa tenha suas contas apresentadas e aprovadas”, frisa o comunicado.
Fonte: (Jornal Periscópio)