HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ELES AMAM SEUS AMIGUINHOS
Comunidade se une para salvar cadela e filhotes 25/02/2015 às 19:58:02
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma cadela que vive nas ruas, há cerca de um mês, saiu em busca de um local seguro para ter os seus filhotes. Moradores e comerciantes entre os bairro Coqueiros e Capoeiras, começaram a perceber que a cadela, cor de mel, porte médio, que recebeu o nome de Princesa, estava quase ganhando seus filhotes e tentavam se aproximar, dando comida para ela. Muito arredia e com medo ser maltratado, o animal sempre fugia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi então que uma moradora do condomínio Itamaracá, Jussara Francisco, quando saía para caminhar com seus cães, avistou Princesa e a seguiu. Jussara descobriu que a Princesa tinha se “acomodado” em uma construção na Rua Almirante Tamandaré e que já tinha parido seus filhotes lá mesmo, embaixo de um container.

A comunidade e o comércio local se sensibilizaram vendo a cadela sair diariamente em busca de comida. Começaram então a se revezar para alimentá-la para que ela pudesse ter leite suficiente, já que não tinham como acolhê-la. “Eu já sei os horários em que a Princesa vem aqui pedir comida e depois volta logo para o seu ‘cantinho’, que infelizmente não é o ideal para cuidar de seus filhotes”, relata a comerciante Miriam Michels Rizzatto. A comerciante ainda doa ração para que as pessoas que estão cuidando deles acrescentem na alimentação.

Outro fato que chamou atenção da comunidade foi a coincidência que aconteceu recentemente quando um grupo chamado “Gateiras do Bem” estava se dirigindo para levar um patê para a Princesa e se deparou com uma cena terrível. “Estávamos quase entrando na construção e, por descuido, caiu o pote de patê em um matinho e quando fui pegá-lo, escutamos um miado de gato bem baixinho. Nossa reação foi de espanto quando vimos que era uma gatinha branca agonizando, com um corte no pescoço. Pegamos a gatinha, demos comida para a Princesa e saímos às pressas com ela para uma clínica veterinária, relata a Gateira do Bem, Karina Mello.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“A gatinha, que estava agonizando, diagnosticada com piometra, está em tratamento e foi encontrada por acaso, por intermédio da guerreira Princesa”, diz Débora Carpes.

A veterinária Marina Dante, que está tratando da gata comentou com as Gateiras do Bem que, se ela tivesse permanecido mais dois dias sem resgate, não teria como salvá-la. “Nestas horas temos a sensação de que os animais estão ligados entre si e de que nada é por acaso e que um ser superior, talvez São Francisco de Assis, que amava os animais, pudesse estar ali conduzindo o encontro entre todos”, comenta Carpes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A moradora do condomínio Orlando Silvio, Bruna Paiva Nappi também faz parte do grupo de pessoas que alimentam a mãe e os filhotes e procuram adotantes para eles. Bruna lançou uma campanha nas redes sociais para conseguir adoção para os 10 filhotes da Princesa, castração para todos, incluindo apelo para a adoção da mãe. Embora o apelo, pedindo ajuda para que surjam pessoas para adotar os filhotes e a Princesa tenha muitos compartilhamentos e comentários nas redes sociais, a situação segue na mesma. A Princesa está desmamando, e segundo os que estão cuidando dela, é notório o seu cansaço em proteger suas crias, ora para buscar comida, ora para não deixar que façam mal a eles.

Para a protetora, Roseane Mangrich, a iniciativa da comunidade é louvável, pois as protetoras estão todas sobrecarregadas com casos graves de maus-tratos e não dão conta de atender tantos casos de abandono e acidentes envolvendo animais. “Estamos apoiando o grupo que está envolvido em encontrar um lar para os filhotes e a Princesa, mas não temos tido êxito e, por isso, fazemos um apelo para que a sociedade se sensibilize com a história da Princesa e porque eles já começaram a sair debaixo do container e correm o risco de serem atropelados”, destaca Mangrich.

O proprietário da construção deixou a comunidade tratar da Princesa, mas na condição de que os filhotes e a mãe sejam doados,pois não tem como mantê-los ali. “Agradecemos que o proprietário nos deixe cuidar deles provisoriamente. A Princesa é guerreira, linda dócil, carente e não merece ficar ali, correndo o risco de perder seus filhotes que tanto cuida”, desabafa Bruna.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já o vigia do condomínio Itamaracá Olavo Limeira Araújo Júnior, que conhece a rotina da Princesa, porque toda noite perto da 1 hora da madrugada, ela vem no portão do prédio buscar comida, diz que se comove com a história da cadela e por isso a alimenta.

“Já tenho dois cães em casa e não posso adotar mais um, mas gostaria muito que as pessoas se sensibilizassem e ajudassem a encontrar adotantes responsáveis para todos”, declara Olavo.

Segundo as Gateiras do Bem, “ a Princesa e seus filhotes também precisam de cuidados e merecem encontrar lares que possam receber carinho e amor. Afinal, o destino da gatinha que ainda não tem nome, mas já tem adotante, mudou por intermédio dela que segue com seus filhotes embaixo de um container”, enfatiza Karina.

Para adotar os filhotes, a Princesa ou ajudar com castração, remédios entrem em contato com: (48) 91539357,88398581 ou 96023406, também Whatsapp ou pelo Facebook de Bruna Paiva Nappi.

 

 

Por: Camila Chittolina 

Fonte: (Anda)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco