HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

LIVROS
Lançado livro sobre os direitos dos animais no Brasil 16/03/2015 às 22:38:07

cão

 

Lançado pela Editora FGV, o livro A Proteção Jurídica dos Animais no Brasil: Uma Breve História aborda a complexa relação histórica entre homens e animais, destacando de que modo a proteção jurídica aos animais é uma dimensão importante da cidadania socioambiental. No Brasil, esse movimento social tem raízes históricas antigas, tendo sido registradas no século XIX, no que diz respeito aos animais domésticos.

O livro, que integra a Série História da Coleção FGV de Bolso, relaciona a história com as principais vertentes da agenda política con­temporânea de defesa do bem-estar dos animais. De um lado, a obra aborda a visão “abolicionista” – que assume uma postura radical, comparando a situação dos animais à escravi­dão – e, de outro, a corrente moderada, que entende a proteção aos animais em termos pragmáticos – como a luta pelo “bem-estar” animal e, quando necessário, seu sacrifício, para consumo de carne, com a adoção de “normas de compaixão”, como o abate indolor.

No século XX, o ativismo expandiu-se em direção à prote­ção da fauna silvestre, e o Brasil concedeu status constitucio­nal à proteção do meio ambiente, englobando a fauna e a flora. A Constituição Federal de 1988 dispõe que é dever do poder público proteger a fauna, vedando práticas que submetam os animais à crueldade. Nesse contexto, o livro propõe que recuperar tais iniciativas de proteção pode aclarar e dotar de profundidade o debate público a respeito do direito dos ani­mais.

Manifestar-se coletivamente e pacificamente nos espaços públicos, promover iniciativas para que a legislação seja cumprida, e, principalmente, engajar-se em campanhas de sensibilização e socioeducativas são formas de inscrever o movimento pelo bem-estar dos animais na agenda política de nosso tempo.

 

 

Fonte:(Tribuna do Norte)

 

 

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco